Page 23 - Telebrasil - Julho/Agosto 1980
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T r e i n a m e n t o   d e                                                                                                                                                                                                                                                                                        José Osmir Fiorelli






                                                                                                                                                                                                                                                                                 Engenheiro de Eletrónica peio instituto




        A t e n d e n t e s   C o m e r c i a i s                                                                                                                                                                                                       Tecnológico de Aeronáutica,  tem desempenhado

                                                                                                                                                                                                                                                                          atividades correlatas á área Comercial na


                                                                                                                                                                                                                                                     TELEPAR, onde é Gerente da Se vão de  Métodos



        n a   T E L E P A R                                                                                                                                                                                                                          de Atendimento, responsável pelo Faturamento e

                                                                                                                                                                                                                                                                   Cadastro de Assinantes; leciona Engenharia


                                                                                                                                                                                                                                                         Económica na Universidade Federal do Puraná.













        Uma atendente comercial de empresa de telefonia desempenha variada gama                                                                                                                                                                                      3.  Treinamento



        funções importantes para o relacionamento empresa-assinante.  Isto faz com que



        esta função requeira o concurso de pessoas conhecedoras de assuntos variados,                                                                                                                                                                                3.1. Aulas teóricas



        com a profundidade suficiente para esclarecer os usuários em suas questões mais



        complexas.                                                                                                                                                                                                                                                   O treinamento teórico se dá numa sala



                                                                                                                                                                                                                                                                     onde são reproduzidas as situações do

        A par dessa dificuldade, existe o problema do turn-over que, neste caso, pode ser
                                                                                                                                                                                                                                                                     atendimento. A mesa de atendimento é

        crítico.
                                                                                                                                                                                                                                                                     padronizada e possui:




         Relataremos aqui  a configuração  atualmente  adotada  pela TELEPAR,  ressal­                                                                                                                                                                              —  tabelas de tarifas e  locais de paga­



        tando os fatores que a ela conduziram.                                                                                                                                                                                                                       mento


                                                                                                                                                                                                                                                                    — árvores de decisão



                                                                                                                                                                                                                                                                    —  norm as  de  m aior  im portância



                                                                                                                                                                                                                                                                     (resumos)


         1. Dificuldades encontradas                                                                                               tindo-se  no  treinamento,  para superar                                                                                         — visor de microficha


                                                                                                                                   as  d ificu ld ad es  m aiores  de  assi­
                                                                                                                                                                                                                                                                    — arquivos de  microfichas de contas

         A suposição de que a formação do qua­                                                                                     milação.
                                                                                                                                                                                                                                                                    telefônicas e cadastro


         dro de atendentes por elementos de ní­
                                                                                                                                                                                                                                                                    — manual de atendimento

         vel superior poderia sanar as dificulda­                                                                                 A seleção de pessoal se tornou aspecto                                                                                            —  formulários  (Ordem de  Serviço,



         des de relacionamento com  os  usuá­                                                                                    de  alta  importância  para o processo e
                                                                                                                                                                                                                                                                    Pedido de Verificação, Reclamação de

         rios, trouxe uma série de problemas:                                                                                     se desenvolve nas seguintes etapas:
                                                                                                                                                                                                                                                                    Contas)


         — custo,  pela exigência de  salários                                                                                                                                                                                                                      — fone de ouvido


          maiores;                                                                                                                 (a) teste de conhecimento, abrangendo



         — assiduidade,  porque estudantes  de                                                                                     noções  de  português  (conhecimentos                                                                                            As condições de trabalho são rígidas:



          nível superior possuem com  freqüên-                                                                                     rudimentares de  gramática);  matemá­



         cia compromissos  escolares  inadiá­                                                                                      tica (elaboração de operações simples)                                                                                           — totalmente  proibida qualquer con­



         veis;                                                                                                                    e atenção (transcrição de dados).                                                                                                 versa ou  comunicação que  não  seja



         — adaptação,  pelo  relacionamento                                                                                                                                                                                                                         com a supervisora



         eventual com usuários  mais  agressi­                                                                                     (b) teste de aptidão para atendimento.                                                                                           —  proibido fumar



         vos, pela execução de tarefas repetiti­                                                                                                                                                                                                                    — uso obrigatório de uniforme



         vas e restrição à criatividade;                                                                                           Avalia a capacidade de condicionar a                                                                                             —  cada  elemento é  responsável  por



         — rotação,  inerente  à própria condi­                                                                                    um regime rígido de trabalho, sujeito a                                                                                          seu material de trabalho



         ção do estudante,  sujeito  a estágios                                                                                    horários de alta pressão sob condições                                                                                           — pausa para descanso a intervalos re­



         obrigatórios para a sua formação e mo­                                                                                    até certo ponto desfavoráveis.
                                                                                                                                                                                                                         *                                          gulares

         dificações curriculares  que  podem                                                                                                                                                                                                                        —  regime de supervisão



         comprometer seu horário de trabalho.                                                                                     Os elementos aprovados nas etapas an­                                                                                             —  atrasos  e faltas  não  são  tolerados



         Por outro lado,  a contratação de ele­                                                                                    teriores  são  avaliados  por elementos                                                                                          sem justificativa adequada.


         mentos de nível  superior,  simplifica                                                                                   com grande experiência na área.



         sobremaneira o treinamento,  pela fa­                                                                                                                                                                                                                       Essas condições  de trabalho  são bas­



         cilidade de assimilação dos conceitos.                                                                                    Essas 3 etapas são rápidas —  os testes                                                                                           tante caracterizadas  no  início do trei­



                                                                                                                                   simples e compactos; a avaliação bas­
                                                                                                                                                                                                                                                                     namento, que se desenvolve com:

         Observou-se,  contudo,  que  a quali­                                                                                    tante rotinada e objetiva, à exceção da
                                                                                                                                                                                                                                                                    —  curso de relações humanas

         dade desejada para o serviço não vinha                                                                                   entrevista que se faz com poucos ele­
                                                                                                                                                                                                                                                                    —  curso de comunicação no trabalho

         sendo obtida,  concluindo-se por uma                                                                                      mentos .
                                                                                                                                                                                                                                                                    — exposição de conceitos elementares

         alteração no enfoque dado até então.
                                                                                                                                                                                                                                                                     de telefonia:

                                                                                                                                  0  pessoal  selecionado passa então à



         2. Solução encontrada                                                                                                    etapa de  treinamento,  que  se desen­                                                                                             *  telefone



                                                                                                                                  volve em vários estágios:                                                                                                           *  central de comutação



         A TELEPAR reduziu  as  exigências                                                                                                                                                                                                                            *  rede telefônica



         quanto a conhecimento e escolaridade                                                                                     1  - aulas teóricas                                                                                                                 *  central privada de comutação telefô­



         na contratação.  Passou-se  a utilizar                                                                                   II - acompanhamento                                                                                                                 nica



         elementos com nível colegial,  inves­                                                                                    III - desenvolvimento sob supervisão                                                                                                *  linhas privativas
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28