Page 39 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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Raimundo  Vieira  Filho







                                                                                                                                                                                                                                            Bacharel ein Administração de Empresas,  Professor


                                                                                                                                                                                                                                            da  Escola Superior de Administração e Gerência da


                                                                                                                                                                                                                                                                         Universidade de  Santa Catarina;  Diretor


                                                                                                                                                                                                                                                            Administrativo da Telecomunicações de Santa



                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Catarina S/A — TELESC.


























          Introdução

                                                                                                                                                                                                                                                               uso  das  canalizações  pelas  emisso­


                                                                                                                                                                                                                                                               ras  de  rádio-difusão  e  o  nosso

          “As soluções para os problemas são                                                                             como chaves em fechaduras:  não fundo-                                                                                                maior  cliente:  os  usuários  residen­



          nam se não se ajustam.  Se as                                                            soluções não forem as corretas, o problema não                                                                                                              ciais  e  comerciais.  Para  atender  a



          será resolvido”.
                                                                                                                                                                                                                                                               estas  obrigações,  que  traduzem  a



                                                                                                                                                                                                                                                               necessidade  de  existir  um  serviço



          Dentre  os  pressupostos  para  que  a                                                                                    entidades  que  também  trabalham                                                                                          telefônico de  boa qualidade,  as em­



          empresa  alcance  a  eficácia  geren­                                                                                     com  telecomunicações.  Os  resulta­                                                                                       presas  compõem  um  sistema  de



          cial,  está  o  conhecim ento  que                                                                                        dos dessas empresas,  em  muitas  si­                                                                                      trabalho  onde  os  objetivos  são  es­



          devem  ter  seus  gerentes  sobre  a                                                                                      tuações,  são  decorrentes  da per­                                                                                        tabelecidos,  definidas  as  políticas,



          contribuição  das  suas  respectivas                                                                                    form ance  das  nossas  empresas.                                                                                            elaborados  os  planos,  fixadas  me­



          unidades de  trabalho  para os  resul­                                                                                     Um  mau  resultado  nosso  traduzirá                                                                                      tas,  alocados  os  recursos  e  organi­



          tados  da  em presa  e  o  conheci­                                                                                        um  mau  resultado  delas.  Embora                                                                                        zados  para gerarem  resultados.  To­


          mento,  por  todos  os  empregados,                                                                                        não  ocorra  sem pre,  em  vários                                                                                        davia,  estes  componentes  por  si  só



          da  contribuição  das  suas  respecti­                                                                                     casos  chegamos  a  formar  um  sis­                                                                                      são  estáticos,  sem  vida.  Este  ar­



          vas  posições  de  trabalho  para  os                                                                                      tema único. O exemplo claro é a in­                                                                                       ranjo  de  coisas  e  métodos  passa  a



          resultados  do  órgão  a  que  perten­                                                                                     terligação com  a  EMBRATEL  nas                                                                                          ser  realmente  um  sistem a,  cria



          cem.  Tal  conhecimento  conduz  as                                                                                        chamadas  interestaduais  e  interna­                                                                                     vida,  quando  nele  são  introduzidas



          pessoas que  fazem  parte da organi­                                                                                       cionais.  rede  de  telex  e  teleproces­                                                                                as  pessoas  (figura  1).  Somente  a



          zação  a  dirigirem  seus  esforços                                                                                        samento.  Estas  transações  aumen­                                                                                      partir  daí  o  sistema  de  trabalho



          para produtos  em  vez  de  insumos;                                                                                       tam  a  responsabilidade  que  nos                                                                                       passa  a  produzir  resultados.  Não



           para  resultados  em  vez  de  meios.                                                                                     cabe  em obter bons resultados.  Po­                                                                                     nos  parece  errado,  então,  concluir



          Esta  preocupação  com  resultados                                                                                         demos  citar  exemplos  das  transa­                                                                                     que  os  resultados  são  conseqüên-


           propicia  a  descoberta  de  soluções                                                                                     ções  acima  mencionadas:  utiliza­                                                                                      cias  da  utilização  dos  recursos  dis­



           alternativas  para  problemas  difí­                                                                                      ções das redes de microondas pelas                                                                                       poníveis  pelas  pessoas  que  traba­



          ceis,  novas  oportunidades  de  mer­                                                                                      TVs,  a  substituição  pela  EBCT  de                                                                                    lham  na  organização.  Recursos



          cado  e  uma  visão  mais  aberta  das                                                                                     trechos de  sua rede telegráfica pelo                                                                                    bem  utilizados  levam  a  bons  resul­



          tendências do  negócio;  a trabalhar,                                                                                      nosso  sistema  de  transmissão,  o                                                                                      tados;  recursos  mal  utilizados  é



          em  suma,  com  eficácia!  T raba­                                                                                         caso já  falado  da  EMBRATEL,  o                                                                                        desperdício.



          lhando com eficácia,  estaremos ob-

                    m
          tendo melhores resultados e melho­


          rando,  conseqüentemente,  o  de­




           sempenho  empresarial.  Neste  ar­


          tigo,  vamos  tentar  mostrar  que  a



          melhoria  do  desempenho  empresa­



          rial  (aumento  de  eficácia)  é  conse­



          quência  da  melhoria  do  desempe­



           nho  das  pessoas  que  compõem  a



          força de trabalho da empresa e que



           a  melhor  maneira  de  medir  tal  de­



           sempenho  é  estabelecer  e  analisar



          os  resultados  que  elas  alcançam



           nas  respectivas  posições  de  traba­



           lho. O  somatório desses resultados,


           são os resultados da empresa.









           As  subsidiárias  da  TELEBRÁS,



           nas  suas  áreas  de  concessão,  tran­


            sacionam  com  outras  empresas  ou                                                                                      Figura  1
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