Page 39 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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Raimundo Vieira Filho
Bacharel ein Administração de Empresas, Professor
da Escola Superior de Administração e Gerência da
Universidade de Santa Catarina; Diretor
Administrativo da Telecomunicações de Santa
Catarina S/A — TELESC.
Introdução
uso das canalizações pelas emisso
ras de rádio-difusão e o nosso
“As soluções para os problemas são como chaves em fechaduras: não fundo- maior cliente: os usuários residen
nam se não se ajustam. Se as soluções não forem as corretas, o problema não ciais e comerciais. Para atender a
será resolvido”.
estas obrigações, que traduzem a
necessidade de existir um serviço
Dentre os pressupostos para que a entidades que também trabalham telefônico de boa qualidade, as em
empresa alcance a eficácia geren com telecomunicações. Os resulta presas compõem um sistema de
cial, está o conhecim ento que dos dessas empresas, em muitas si trabalho onde os objetivos são es
devem ter seus gerentes sobre a tuações, são decorrentes da per tabelecidos, definidas as políticas,
contribuição das suas respectivas form ance das nossas empresas. elaborados os planos, fixadas me
unidades de trabalho para os resul Um mau resultado nosso traduzirá tas, alocados os recursos e organi
tados da em presa e o conheci um mau resultado delas. Embora zados para gerarem resultados. To
mento, por todos os empregados, não ocorra sem pre, em vários davia, estes componentes por si só
da contribuição das suas respecti casos chegamos a formar um sis são estáticos, sem vida. Este ar
vas posições de trabalho para os tema único. O exemplo claro é a in ranjo de coisas e métodos passa a
resultados do órgão a que perten terligação com a EMBRATEL nas ser realmente um sistem a, cria
cem. Tal conhecimento conduz as chamadas interestaduais e interna vida, quando nele são introduzidas
pessoas que fazem parte da organi cionais. rede de telex e teleproces as pessoas (figura 1). Somente a
zação a dirigirem seus esforços samento. Estas transações aumen partir daí o sistema de trabalho
para produtos em vez de insumos; tam a responsabilidade que nos passa a produzir resultados. Não
para resultados em vez de meios. cabe em obter bons resultados. Po nos parece errado, então, concluir
Esta preocupação com resultados demos citar exemplos das transa que os resultados são conseqüên-
propicia a descoberta de soluções ções acima mencionadas: utiliza cias da utilização dos recursos dis
alternativas para problemas difí ções das redes de microondas pelas poníveis pelas pessoas que traba
ceis, novas oportunidades de mer TVs, a substituição pela EBCT de lham na organização. Recursos
cado e uma visão mais aberta das trechos de sua rede telegráfica pelo bem utilizados levam a bons resul
tendências do negócio; a trabalhar, nosso sistema de transmissão, o tados; recursos mal utilizados é
em suma, com eficácia! T raba caso já falado da EMBRATEL, o desperdício.
lhando com eficácia, estaremos ob-
m
tendo melhores resultados e melho
rando, conseqüentemente, o de
sempenho empresarial. Neste ar
tigo, vamos tentar mostrar que a
melhoria do desempenho empresa
rial (aumento de eficácia) é conse
quência da melhoria do desempe
nho das pessoas que compõem a
força de trabalho da empresa e que
a melhor maneira de medir tal de
sempenho é estabelecer e analisar
os resultados que elas alcançam
nas respectivas posições de traba
lho. O somatório desses resultados,
são os resultados da empresa.
As subsidiárias da TELEBRÁS,
nas suas áreas de concessão, tran
sacionam com outras empresas ou Figura 1