Page 35 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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tivo para os potenciais bons clien tabilidade tanto menor será o es uma ad m in istração que co m
tes? forço da empresa em preservar e preende e aceita a existência de um
aumentar o lucro operacional. Para mercado competidor. Julga também
Entendemos o cunho social das te
minimizar os efeitos negativos dos o assinante/acionista como o ver
lecomunicações, mas reservamo-
clientes de baixa geração de re dadeiro dono da empresa. Isto, por
nos a uma análise puramente co ceita, é necessário incrementar a
mercial. Devemos ter preocupação si só, justifica uma tomada de deci
receita de serviços verticais e adu são firme e desafiante, numa área
em aumentar a rentabilidade média
bar a demanda de terminais com bastante controvertida. Talvez, no
dos terminais e em reduzir as des
alto potencial gerador de receita. mínimo, uma mudança ou reforço
pesas operacionais. Com este pro
de enfoque possa proporcionar al
cedimento, conseqüentemente, a Ousamos vaticinar que não está
arrecadação do FNT crescerá, po longe o tempo em que não haverá guma abertura para o assunto ob
dendo o resultado deste maior reco mais participação financeira obriga jeto desta análise.
lhimento ser carreado para subsi tória de, prioritariamente, terminais
diar a redução dos preços no auto- para utilização como troncos de Somos, pois, partidários da unifica
financiamento. Tal “ benefício” CPCT’s. Mais adiante, os outros ção de preços no autofinancia
para aqueles que geram maiores re terminais não-residenciais deixarão mento de terminais, numa antevi
ceitas e que contribuem com cifras de participar. Finalmente, mais dis são embrionária da sua total elimi
mais generosas para o FNT — as tante, a eliminação completa do au nação. Até há pouco tempo, vive
sinantes não-residenciais (incluindo tofinanciamento será uma verdade mos a fase de expansão dos servi
terminais tronco) — , retornaria incontestável. ços de telecomunicações. Achamos
para o complexo de telecomunica que, agora, em primeiro lugar, é
ções, sob a forma de melhores re Estas considerações definem uma hora de pensar na operação e re
sultados operacionais. Além disto, nova política que viria ao encontro ceita dos serviços. Logo após, a
por acréscimo, melhor resposta aos dos convencionais, mas sadios, expansão e desenvolvimento dos
anseios dos acionistas e, ao longo princípios comerciais, os quais serviços não deve ser esquecida.
do tempo — talvez muito tempo devem nortear as empresas, aque Contudo, a ordem de prioridades
—, permitir pensar na extinção da ceria a satisfação do público e auxi deve estar assim invertida, visando
figura do autofinanciamento e no liaria no cumprimento dos planos com isso assegurar o sucesso nos
resfriamento do termômetro tarifá expansionistas. dois campos e conduzir-nos a um
novo e melhor estágio.
rio. 7. Conclusão
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De outra forma, quanto menor o A unificação de preços aqui pro
número de assinantes de baixa ren- posta seria um atestado evidente de
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sos, que ajudam a aferição de se você é Assim, um gerente de fabricação será
A F ó r m u l a d o ou não é um sucesso. um sucesso quando souber muito como
ser gerente, muito sobre a fábrica do
Cada um deve saber muito sobre o que qual é gerente e muito no sentido de
é necessário para exercer sua profissão. aplicar nesta fábrica seus conhecimen
Os modernos alquimistas, pasmem os A ênfase reside no saber muito, não é tos de gerente.
leitores, são encontrados hoje em dia um pouco, mais ou menos ou de uma
entre os que lidam com as ciências maneira geral, visto que na pirâmide Um advogado de contratos será um su
comportamentais, pois almejam atingir profissional, quanto mais alto menos cesso quando souber muito sobre di
o inatingível. O Sr. R. Stoffels, ainda lugar para a mediocridade. Assim, o reito, muito sobre contratos aplicados
recentemente em artigo do Telephone vendedor deve saber cognitivamente aos negócios e muito no sentido de apli
Engineer and Management, nos dá sua como vender, o gerente como geren car nos contratos seus conhecimentos
fórmula para o sucesso que, segundo se ciar, etc. Não há lugar para amadores de advogado.
desculpa o próprio autor, pode ser visto em se tratando de profissionais.
em termos da comparação dos resulta O Sr. Stoffels é gerente de treinamento
dos alcançados em relação aos de seus Cada um deve saber muito na área em da GTE Automatic Electric e, natural
próprios pares. que exerce sua profissão. Deve conhe mente, sua fórmula do sucesso é ba
cer as regras, os detalhes, enfim, as en seada na excelência profissional.
Equivaleria a num mesmo estádio esta grenagens do seu negócio. Cada um
rem se realizando simultaneamente deve ser muito proficiente na aplicação Resta saber como o autor consideraria o
duas corridas, a das tartarugas e a das de seus conhecimentos. Saber e fazer sucesso de um generalista, isto é, da
lebres. A tartaruga e a lebre ganhadoras são duas coisas bem diferentes. quele que ao contrário do especialista
seriam sucesso, ao passo que a lebre tende a conhecer cada vez mais sobre
perdedcfra, mesmo muito rápida, seria Cada um deve estar na posição ade cada vez menos. Já repararam, porém,
considerada por Stoffels um fracasso. quada de modo a poder praticar sua os leitores como os generalistas de su
profissão. Um especialista em pesca de cesso são conhecidos pelo sucesso de
Prossegue o autor dando quatro tópi camarões pouco poderá fazer numa fá realizações específicas?
cos, mesmo que não totalmente preci- brica de relógios! (Pesquisa e Editoria TELEBRASIL)