Page 31 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
P. 31

Bráulio José Simões








                                                                                                                                                                                                                                           Nasceu em Coimbra,  Portugal,  em  25  cie  fevereiro


                                                                                                                                                                                                                                                   de  1939,  estando  radicado  no  Brasil  ha  mais de

                                                                                                                                                                                                                                                                      25  anos.  Naquela época  foi  admitido  na



                                                                                                                                                                                                                                                    ex*-Conipanhia Telefónica  Nacional,  mais  tarde


                                                                                                                                                                                                                                               incorporada  peia  TEI.KPAR  e onde  trabalha  até


                                                                                                                                                                                                                                                           hoje.  Na TELKPAR,  colaborou  de/ anos na


                                                                                                                                                                                                                                                         Diretoria de Operações,  atuando então como


                                                                                                                                                                                                                                                     Gerente de diversos órgãos da  área comercial.


                                                                                                                                                                                                                                              Atualmente, exerce  suas atividades na  Divisão de


                                                                                                                                                                                                                                                                                      Estudos  Econômicos da  Diretoria


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Económico-Financeira.









        \ .   Finalidade                                                                                                         dos  serviços.  Mas  tudo  isso  de­                                                                                      3.  Análise  da  Sistemática  Vigente



                                                                                                                                  mandava  aplicação  de  grandes  in­



        Propõe  este  trabalho  analisar  o                                                                                       vestimentos  no  setor.  Como  fa­                                                                                        A  sistemática  atual  do  autofinan­



        autofinanciamento  e  seus  crité­                                                                                        zer?  Era premente  atender a  inda­                                                                                      ciam ento  prevê  um  preço  para



        rios,  a fim de  avaliar a sua utiliza­                                                                                   gação.                                                                                                                    pretendentes-assinantes  residen­



        ção  nos  moldes  atuais,  influência                                                                                                                                                                                                               ciais  e  outro,  mais  caro,  para  os



        na  sua  arrecadação  eventual  e  re­                                                                                   Os  recursos  indispensáveis  ao  de­                                                                                      não-residenciais.  Como  exemplo,



        flexos  na  receita  permanente  da                                                                                       senvolvimento  dos  serviços  se­                                                                                         num a  d eterm in ad a  cid ad e  os



        operação  dos  serviços.  Expõe                                                                                           riam  (e  são)  conseguidos  com  os                                                                                      preços em  vigor  nesta data  são:



        uma  nova  situação  que  não  prevê                                                                                      próprios  assinantes  e  p reten ­



        distinção  nos  preços de  terminais,                                                                                    dentes-assinantes,  através  de  dois                                                                                      Classe                                                                         Custo



        cotejando-a  simuladamente  com  a                                                                                        processos:  cobrança  de  sobreta-                                                                                                                                                                        (Cr$)


        sistemática  vigente,  para  exami­                                                                                       rifa para compor o  FNT —  Fundo                                                                                          RES                                                                             24.739,00



        nar a viabilidade  da  sua adoção.                                                                                        Nacional de Telecomunicações e a                                                                                          N/RES                                                                           35.335,00



                                                                                                                                  participação  financeira  ou  autofí-



        2.  Breve Histórico                                                                                                       nanciam ento.  A  sobretarifa  do



                                                                                                                                  FNT,  agora  padronizada em  30%,                                                                                         O  valor  relativo  dos  preços  pode



        Nos  últimos  quinze  anos,  as  tele­                                                                                    incide  sobre  a  utilização  dos  ser­                                                                                   ser observado no quadro seguinte:


        comunicações  sofreram  grande  e                                                                                         viços  telefônicos  que  exercer  o



        marcante  transformação  no  Bra­                                                                                         assinante  ou  o  usuário.  A  partici­



         sil.  De  um  mudismo  ruidoso  e  in­                                                                                   pação  financeira é condição  indis­                                                                                                                      Classe                                        Coeficiente



        cômodo  para  o  Governo,  o  país                                                                                        pensável  para  o  pretendente-assi­
                                                                                                                                                                                                                                                                  RES                                                                  0,70 N/RES

        começou  a  se  comunicar  numa                                                                                           nante  obter,  imediatamente  ou                                                                                                N/RES                                                                 1,00 N/RES



        desenfreada  ânsia  de  recuperar  o                                                                                      não,  o direito de uso de  um termi­



         tempo  perdido,  marcante  apelo de                                                                                       nal  telefônico.  Pela  participação                                                                                                                                         ou


         sua  grandeza  e  incontida  volúpia                                                                                     financeira,  devidamente  integrali-                                                                                            RES                                                                   1,00 RES

                                                                                                                                                                                                                                                                  N/RES                                                                 1,43 RES
         progressista.  Enfim,  o  gigante                                                                                         zada,  receberá  ações  do  capital



         passou  a  dizer  presente  de  viva                                                                                      social  das  concessionárias  ou



         voz  em  todos  os  pontos  de  seu                                                                                      TELEBRÁS.



         vasto  território.  Uma  nova  era                                                                                                                                                                                                                É  natural  concluir  que  o  preço  do



         nasceu,  agora já adolescente,  par­                                                                                      Fica evidenciado que  todo o com­                                                                                        terminal da elasse  RES é  30% mais


         tindo  firme  e  decidida  rumo  ao                                                                                       plexo  de  implantação,  expansão  e                                                                                     baixo do que o N/RES.  De maneira



         crescimento  adulto.                                                                                                      melhoria  dos  serviços  telefônicos                                                                                     inversa,  a  classe  N/RES  é  43%



                                                                                                                                  tem  o  suporte  financeiro  em  duas                                                                                     mais alta do que a classe RES.



         Para que esta realidade  se concre­                                                                                      colunas:  o  FNT  e  o  autofmancia-



         tizasse,  houve  necessidade  de                                                                                          mento.  A  operação  e  manutenção                                                                                       Prosseguindo,  tudo  o  que  disser­



         criar  meios  que  propiciassem  a                                                                                       dos  serviços  serão  necessaria­                                                                                         mos  daqui  em  diante  terá  como



        consecução da nova política de te-                                                                                        mente  cobertas  pela  receita  que                                                                                       base  dados  dessa  cidade  ou  simu­



         lecomunicoções.  Tais meios deve­                                                                                        proporcionam   os  term inais  em                                                                                         lará  situações  sempre  dentro  dos



         riam  atender  a  duas  áreas  distin­                                                                                   operação  —  receita  operacional.                                                                                        seus padrões.


         tas,  mas  inseparáveis:  telecomu­                                                                                      Cabe discutir aqui, e tão-somente,



         nicações  intra-estaduais  e  teleco­                                                                                    a  influência  e  reflexos  do  autofi­                                                                                   Assim,  dos 62.764 terminais  ali em



         municações  inter-estaduais  ou  na­                                                                                     nanciamento  na  sua  arrecadação                                                                                         operações no  mês de  abril de  1979,



         cionais.  Criaram-se,  respectiva­                                                                                       eventual  e  na receita  da operação                                                                                      69%  pertenciam  a  assinantes  resi­



         mente,  as  em presas-pólo  esta­                                                                                        dos  serviços,  num  processo  novo                                                                                       denciais,  22%  eram  não-residen­



         duais  e  a  EMBRATEL.  A  elas                                                                                          de  unificação  de  preços,  para                                                                                         ciais  e  9%  serviam  a  CPCT’s.



         caberia  a  implantação,  expansão,                                                                                      compará-lo  com  a  situação  em                                                                                          Vamos  supor então  uma campanha



         melhoria,  operação  e  manutenção                                                                                       uso.                                                                                                                      para  venda  de ±   11.000  terminais,
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36