Page 26 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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udança seja o mais harmonioso INPUT
possível. Dentro das áreas conside
radas estão o projeto do produto,
implantação, fabricação, operação, EXPER.
manutenção, auxílios ao desenvol SISTEMA
vimento, etc. Como parte inte CONV. PRINCÍPIOS DE
? TELEFONIA
grante destas áreas estão os recur
sos humanos responsáveis pela
execução das tarefas previamente
definidas em cada atividade. Mas SISTEMAS
estão os recursos humanos aptos a TELEFÔNICOS
EXPER.
desempenhar as novas tarefas? O DIDÁTICA
que fazer? Prepará-los para
adaptarem-se à nova realidade que ORIENTAÇÃO PRATICA EM
agora se apresenta. Como fazer? DIDÁTICA CENTRAIS
Elaborar módulos de treinamento !
pelas abordagens citadas na figura
3, que visem facilitar o processo de
aprendizagem das novas técnicas. ELETRÔNICA PRINCÍPIOS SISTEMA
DIGITAL CPA CPA
O conjunto de módulos especifíca-
mente preparados para atender às
novas tarefas vão compor o Pro
PRATICA EM BÁSICO DE
grama de Treinamento. A aplicação CIRCUITOS SISTEMA HARDWARE
destes módulos à clientela alvo é a DIGITAIS CPA
função da área de desenvolvimento
de recursos humanos.
PRINCÍPIOS DE
SOFTWARE
HARDWARE
A necessidade de interferência no
âmbito da formação técnica dos
treinandos, tendo-se em vista a BÁSICO DE OPERAÇAO b
PRINCÍPIOS
existência de baixos níveis de co MICROPRO SOFTWARE MANUTENÇÃO
nhecimentos na área dos circuitos CESSADORES DO CENT. CPA
digitais, leva-nos à elaboração de
módulos básicos que têm como ob
TREINAIMENTO
jetivo fornecer os pré-requisitos PRA1tco
mínimos necessários à iniciação em _
estudos de sistemas. O primeiro
módulo básico (Eletrônica Apli
cada) tem por objetivo possibilitar a RECICLAGEM EM IDIOMA INGLÊS
reciclagem de conhecimentos aos
participantes, já há tempos afasta
dos dos bancos escolares, ou a ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA
completar a formação técnica da
queles que nunca estudaram tais
I
princípios. INSTRUTOR INSTRUTOR INSTRUTOR DE
DE DE OPERAÇÀO E
MÛDULOS BÁSICOS SISTEMA MANUTENCÀO
Como se observa pela figura 4, os
módulos básicos subseqüentes Figura 2 — Fluxo grama de pré-requisitos para instrutores
complementam o treinamento que
se refere a circuitos analógicos, torna-se um auxílio imprescindível aplicação em aulas práticas esta
multiplexação no tempo aliada à para a eficiência dos resultados fi ilustrada pela figura 5.
modulação PCM e aos princípios nais. Um exemplo destes equipa
fundamentais dos microprocessa mentos são os "minilaboratórios Sua confecção pôde ser executada
dores utilizados como elementos de lógicos" destinados a facilitar a pelos próprios instrutores envolvi
controle em centrais CPA. A im montagem de circuitos com CFs dos na preparação dos módulos bá
plementação prática destes módulos dispondo de saídas para trens de sicos de treinamento. Estes equi
é de suma importância para a per pulsos em várias freqüências, de pamentos tomam-se vantajosos na
feita assimilação dos conceitos e contadores binários e hexadecimais comparação com os similares to'
técnicas estudados, e a utilização supervisionados por leds e de pon portados: além do baixo custo con
de equipamentos instrucionais tos de alimentação a nível TTL. A seguido por projeto e construção