Page 64 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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4 . Objetivos • Serem Alcançados 3?) aumentando as probabilidades dos adminis “ função objetivo” de toda uma possível gama de
na Construção de um Modelo tradores da empresa, de forma integrada e har usuários;
mônica, terem um desempenho ainda mais eficaz • o modelo deve ser o tipo “simulação”, pois es
Uma vez explicitados alguns dos fatores que po no exercício de suas atividades; te tipo permite que os usuários, administradores
deriam ser considerados como determinantes da 4 e/ou analistas, avaliem as mais diversas situações
construção de um modelo de empresa de 4?) aumentando as probabilidades da empresa (por eles imaginadas, dentro das possibilidades
telecomunicações, cumpre listar alguns objetivos como um todo, mesmo estando situada num do modelo) e escolham a alternativa de procedi
que poderiam e/ou deveriam ser estabelecidos meio ambiente cada vez mais complexo e sujeito mento que melhor convier (o critério de escolha
para as pessoas que teriam responsabilidade no a mudanças freqüentes e intensas, alcançar os al independe do modelo);
seu desenvolvimento, quais sejam; tos padrões de desempenho exigidos pela socie • o modelo deve poder ser utilizado por adminis
dade concedente. tradores e/ou analistas, instrutores e/ou alunos,
4
1?) o modelo deverá ser desenvolvido por ele independentemente de quem o desenvolveu;
mentos da própria empresa (de preferência_por c) quanto ao desenvolvimento do modelo em si:
5. Diretrizes a Serem Observadas
elementos de “ linha” ou, na pior das hipóteses, na Construção de um Modelo • o modelo deve ser estruturado modularmente
administrados por elementos que tenham alguma de forma a possibilitar: uma rápida operacionali-
responsabilidade direta pelo desempenho da em Considerando-se que na fase de estabelecimento zaçâo de representações “reduzidas” dos proces
presa); sos; seu contínuo aperfeiçoamento (poderemos,
dos objetivos que se esperam alcançar com a
pois, dependendo das necessidades e/ou vonta
construção de um modelo empresarial não se tem
2?) o modelo deverá ter condições de simular al de, desenvolver ou substituir um módulo es
conhecimento da totalidade de problemas que se
ternativas de procedimento tanto no que diz res pecífico do modelo sem comprometer o trabalho
rão encontrados durante a sua construção, e nem
peito ao processo de exploração quanto ao pro anteriormente desenvolvido); e, principal mente,
da totalidade de pontos que darão ensejo ao
cesso de expansão da capacidade produtiva da desenvolvimento de modelos particulares, ê con um desenvolvimento descentralizado de cada um
empresa; de seus módulos (por analistas especializados em
veniente que se estabeleçam algumas diretrizes
cada uma das principais funções da empresa)^
para balizar as atividades a serem executadas du
3?) o modelo deverá “ articular” os dois proces sem comprometer a integridade do conjunto (fa
rante a sua construção. Tal balizamento, ainda
sos acima mencionados de modo a se poder exa cilita o trabalho de coordenação);
que tenuamente, delimita o campo de atuação e
minar os efeitos, a médio e longo prazo, no de • cada uma das versões do modelo, após divulga
estabelece as fronteiras do “ espaço de possibili
sempenho da exploração provocados por alter das, devem poder ser desenvolvidas por qualquer
dades” que pode ser explorado pelos cons
nativas de expansão da capacidade produtiva da outro analista, independentemente de quem a es
empresa; trutores do modelo. pecificou;
d) quanto à integração humana:
Tais diretrizes devem poder servir, fundamental
4?) o modelo deverá “tratar” , no mínimo, com • o modelo deve vir a facilitar a integração de ad
mente, para orientar as atividades de constru
os aspectos económico-financeiros dos dois pro ministradores e analistas das diversas áreas das
ção do modelo no sentido de se possibilitar a
cessos acima mencionados; tal modelo deverá, empresas, servindo também' como mais um
consecução dos objetivos de modo eficiente, sem
numa versão mais elaborada, ter condições de ter veiculo formado de um fundo de cultura comum,
contudo tolher as liberdades de ação e pensamen
como “ entradas” os aspectos físicos das princi peculiar às empresas de telecomunicações brasi
to de seus construtores. As diretrizes que, a nos
pais atividades dos processos de exploração e ex leiras.
pansão tais como: número de minutos de tráfego so ver, satisfazem tais condições são as seguintes:
a) quanto á abrangência e integração:
telefônico escoados c número dc juntores c/ou
6. Uma Estrutura Básica de um Modelo
terminais telefônicos instalados c/ou a instalar; *
• o modelo deve, progressivajncntc, abranger o
maior número possível das principais atividades Uma vez estabelecidos os Objetivos que devem
5?) a descrição de cada uma das versões do mo
desenvolvidas na empresa dc telecomunicações; ser alcançados com a construção de um modelo e
delo deverá conter, no mínimo;
f • na representação destas atividades devem ser as Diretrizes a serem observadas duraáte.a sua
a) os pressupostos adotados;
explicitadas as principais articulações, lógicas e construção, a primeira atividade a scr executada
b) as hipóteses simplificadoras estabelecidas;
temporais, dc modo a se poder determinar, uni è, a nosso ver, a da determinação da estrutura
c) as descrições funcional c estrutural do modelo
vocamente, as principais linhas de determinação, básica inicial do modelo a ser construído. Dize
como um todo;
lógicas c causais, do desempenho da empresa, mos estrutura básica inicial porque tal estrutura
d) as descrições funcional e estrutural dc cada
analisado por seus aspectos econômico*financei deverá ser constante e intensamente criticada e
uma de suas partes constitutivas;
ros, a partir dc eventos físicos significativos; revisada pelos seus construtores pois ela é função
• o modelo, caso utilizado, deve poder facilitar a do conhecimento que tais construtores terão, em
6?) deverão ser publicados, sempre que possível,
seus usuários não só u obtenção de uma visão determinado momento, dos processos que se de
dentro e forã da empresa, artigos e/ou relatórios
compreensiva do funcionamento das empresas senvolvem na Empresa e de seus relacionamentos
sobre o desenvolvimento do modelo (tais publi
dc telecomunicações como também a construção com o meio ambiente.
cações e divulgações deverão dar ênfase á am
dc um “ plano dc pesquisa” para aquisição de
pliação do “ espaço de teste" do modelo em de Com base nas diretrizes anteriormente enuncia
senvolvimento: tanto os testes dc consistência novos conhecimentos em qualquer uma das prin- ’
cipais áreas dessas empresas; das e no nosso próprio conhecimento atual dos
quanto os de abrangência).
b) quanto à adequabilidade e funcionalidade: processos que se desenvolvem nas empresas de
• o modelo deve scr utilizado nos processos de telecomunicações, podemos elaborar e propor
A nosso ver, caso estes objetivos sejam alcan
decisão, de planejamento e de controle por admi um modelo cuja estrutura básica é indicada na fi
çados, a empresa patrocinadora dc tal desenvol
nistradores das empresas brasileiras de gura 1.
vimento estaria;
telecomunicações devendo, portanto, ser ade
Tal modelo é constituído de 1.1 (onze) módulos
quado ás suas necessidades; em especial deve ser
1?) propiciando condições para que seus com as seguintes características básicas:
adequado ao estabelecimento de politicas e metas
próprios administradores pudessem vir a aumen
a nível empresarial, pois é de todo desejável que
tar sua compreensão, de modo abrangente, coe Módulo “Contábil” :
tais proposições possam ter sua coerência interna
rente e integrado, a respeito:
testada previamente;
a) dos processos que se desenvolvem nas suas A função básica deste módulo é a de, a partir dc
• o modelo deve ser desenvolvido a partir dos dados produzidos pelos demais módulos e de pa
empresas; e
atuais sistemas de decisão, dc planejamento e de râmetros introduzidos pelo analista, produzir os
b) dos principais relacionamentos da empresa
controle da empresa. Em particular, o modelo valores dos indicadores económico-financeiros
com o seu meio ambiente;
deve ser compatível com o sistema contábil-orça- de desempenho empresarial. Tais indicadores, no .
pois, em última análise, o processo de construção
mentário da empresa de modo a que seus caso da EMBRATEL, são definidos sobre as
de um modelo é um processo de aquisição de co
usuários possam se utilizar de toda infra-estrutu Formações da Margem Operacional Líquida, do ,
nhecimentos sobre o objeto modelado, no caso,
a empresa; ra de informação já existente, além de poder dis Resultado e do Acréscimo do Patrimônio
por não só de todos os dados históricos da em Líquido e dos Balanços de Fontes e Usos referen* \
2?) em condições de promover um programa de • presa (no que respeita aos aspectos económico-fi tes ao Imobilizado Técnico, aos Outros Imobili- j
pesquisas e/ou dc desenvolvimento de gerentes nanceiros, como também da certeza de que o mo- zados e ao Ativo Circulante. J,
de modo ordenado, integrado e aderente às suas delonâodeixarádc funcionar por falta de dados);
reais necessidades de funcionamento e desenvol .• o modelo não deve ser do tipo “ otimização" Módulos “ Apuração do Resultado” e
vimento; devido á impossibilidade -de se estabelecer a “ Apropriação do Resultado” :