Page 65 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
P. 65

ra  dos  próprios  documentos  de  planejamento  e


                                                                                                                                                                                                                                                                    de controle.




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            \
                                                                                                                                                                                                                                                                   Outra exigência que vem sendo feita é a de que se


                                                                                                                                                                                                                                                                   aumente  a  qualidade  dos  conteúdos  dos  docu-


                                                                                                                                                                                                                                                                   mçntos de controle.






                                                                                                                                                                                                                                                                   Tais fatos estão a exigir uma maior aderência dos


                                                                                                                                                                                                                                                                   registros  aos  fatos  observados,  uma  maior inte­


                                                                                                                                                                                                                                                                   gração entre as  diversas  partes  do sistema,  uma


                                                                                                                                                                                                                                                                   maior  coerência  entre  os  dados  e/ou  análises


                                                                                                                                                                                                                                                                   produzidas e uma maior presteza na emissão e di­

                                                                                                                                                                                                                                                                   fusão dos documentos de controle.  No caso par­


                                                                                                                                                                                                                                                                   ticular da EMBRATEL, com a reformulação dos


                                                                                                                                                                                                                                                                  seus  sistemas  de  planejamento  e  de  controle,  a


                                                                                                                                                                                                                                                                  maior parte dessas exigências já foi atendida.






                                                                                                                                                                                                                                                                  A par de todas estas exigências com as quais está

                                                                                                                                                                                                                                                                  se  procurando  aumentar a  qualidade dos  aspec­


                                                                                                                                                                                                                                                                  tos  formais  e  substanciais  dos  processos  de  pla­


                                                                                                                                                                                                                                                                  nejamento  e  de  controle,  está  a  se  exigir  a


                                                                                                                                                                                                                                                                  ampliação da participação dos diversos níveis de

                                                                                                                                                                                                                                                                  gerência’das empresas nestes processos.  Destaca-


                                                                                                                                                                                                                                                                  se o fato de se exigir um processo de controle que


                                                                                                                                                                                                                                                                  possibilite  ampla  difusão  das  informações,  si­


                                                                                                                                                                                                                                                                  multaneamente  a  todos  os  níveis  de  gerência,


                                                                                                                                                                                                                                                                  tanto  os  controlados  quanto  os  controladores;
            Figura 1: Estrutura Básica cio Modelo
                                                                                                                                                                                                                                                                 ou seja, o sistema de controle está passando a ser


                                                                                                     «                                                                                                                                                           visto  não  como  um  “ instrumento  de  controle”


            A função básica destes módulos é a de, interagin­                                                                       Notas                                                                                                                        mas sim como um  “ instrumento de  planejamen­


            do com o Módulo Contábil,  e a  partir de deter­                                                                                %                                                                                                                    to” .


            minados parâmetros  fornecidos  pelos  analistas,                                                                       1.  A  guisa  de  ilustração,  procuramos  sintetizar,


            produzir os  valores  do  “ produto”  gerado  pela                                                                     graficamente,  na  figura  2,  a  complexa  articu­                                                                           Estabelecimento de Diretrizes, Objetivos e Metas

           empresa  em  determinado  período  e  as  parcelas                                                                       lação existente entre o desempenho da EMBRA-


            "apropriadas”  pelos  diversos  agentes  produto­                                                                      TEL  e  os  das  demais  empresas  que  integram  o                                                                           Esta  reformulação  vem  sendo  feita,  em  muitas


            res, tanto no que diz respeito  ás  apropriações u                                                                     seu  meio  ambiente,  destacando-se  os  desempe­                                                                            empresas, no sentido de se estabelecer objetivos e


           pnori (salário,  por  exemplo)  quanto  às  a poste-                                                                    nhos  das  demais  empresas  do  Sistema  TE-                                                                                 metas de forma negociada, com círculos de nego­
                                                                                                                                                    *
           nuri (dividendos, por exemplo).                                                                                          LEBRAS e os das Empresas Fornecedoras do Se­                                                                                ciadores  cada  vez  mais  amplos.  Com  tal  refor­

                                                                                                                                   tor de Telecomunicações.                                                                                                      mulação  pretende-se  propiciar,  não  só  um  au­




           Demais módulos:                                                                                                                                                                                                                                      mento  da  consciência  de grupo,  mas  também  o

                                                                                                                                   2. Análise da Situação da Empresa                                                                                            desenvolvimento  de  uma  “ linguagem  gerencial


           Os demais módulos tem uma dupla função.  Uma                                                                                                                                                                                                         comum”  a  par  de  um  esquema  de  análise  que


           delas é a de produzir os  valores  dos  indicadores                                                                     Esta análise,  que anteriormente era feita de mo­                                                                            permita,  a  um  número cada vez maior de admi­

           de desempenho, tanto físicos quanto económico-                                                                          do  bastante desvinculado do sistema de controle                                                                             nistradores, uma melhor assimilação das mudan­


           financeiros,  referentes a  cada  um  dos  seguintes                                                                    da empresa  (mesmo  quando  a  empresa já  tinha                                                                             ças do meio ambiente.


           processos:                                                                                                              um  sistema  institucionalizado),  está  passando  a

                                                                                                                                   ser feita a partir dos dados e análises produzidas                                                                           Geração de Alternativas de Procedimento


          a) processo de expansão do imobilizado técnico;                                                                          pelos  elementos  participantes  dos  sistemas  de

                                                                                                                                   controle. Tal tendência está a exigir uma integra­                                                                           O desenvolvimento desta fase vem sendo feito no
          b) processo  de  financiamento  de  expansão  do
                                                                                                                                   ção cada vez maior dos sistemas de planejamento                                                                              sentido  de  se  constituírem  grupos  interdis-
          imobilizado técnico;

                                                                              #                                                   e de controle, inclusive no que respeita à estrutu­                                                                           ciplinares com a atribuição especifica de gerar al-
          c) processo  de  exploração  do  imobilizado  téc­


          nico;


          d) processo de  financiamento  de  exploração  do


          imobilizado técnico;


          e) processo de expansão de outros ativos;



          f) processo de financiamento da expansão de ou­


          tros ativos;


          g) processo de exploração de outros ativos;



          h) processo de financiamento.




         A outra função é a de fornecer os dados, referen­


         tes a cada um dos processos acima mencionados,

         necessários á  produção,  pelo  Módulo  Contábil,


         dos indicadores de desempenho empresarial.






        7. Conclusão





        À  guisa  de  conclusão  deste  trabalho,  no  qual


        procuramos explicitar o nosso atual modo de ver


        o problema da construção de modelos de empre­


        sas brasileiras de telecomunicações,  só  nos  resta


        solicitar  ao  nosso  paciente  e  interessado  leitor

       que veja este trabalho como uma modesta contri­


       buição ao profícuo debate que se desenvolve  no


       Sistema TELEBRÁS sobre os problemas de ges­


       tão empresarial,  objetivando  a  melhoria  do  de­

       sempenho e da qualidade  das  relações  humanas


       das empresas do Sistema TELEBRÁS.
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70