Page 61 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
P. 61
1
Cesar Rômulo Silveira Neto
Modelo de empresas de
telecomunicações F.ngenhelro Kletiidsla / Telecomunicações e Mestre em
Ciências em Engenharia Elétrica — PUC/RJ;
Economista formado pela Faculdade de Fx-onomia e
Posicionamento do Finanças — RJ; Cursos de Extensão em Pesquisas
Sociais, Programação e Análise de Sistemas de
problema Computadores, Análise de Balanço, Gerência por
Objetivos, etc. É atualmente Assistente-Executivo da
Vice-Presidência da EMBRATEL.
1. Introdução Deve-se destacar que, em complemento ao desen clusivos, de se alcançar um determinado objeti- j
volvimento do roteiro acima mencionado, apre vo; I
Pretendemos, no presente trabalho, apresentar sentamos um conjunto de notas explicativas a b) desenvolvidos c/ou escolhidos os modelos a
algumas idéias a respeito da problemática da respeito dc determinados aspectos c/ou fatos serem adotados na avaliação dos modos alter- í
construção de modelos de empresas brasileiras de mencionados no correr do trabalho. A leitura dc nativos gerados; c
telecomunicações. tais notas deve ser feita numa segunda leitura do c) estabelecidos os critérios de escolha a serem j
texto dc modo a que não venham a toldar a visão adotados na tomada de decisão,
A apresentação de tais idéias ê o resultado pqr- de conjunto que procuramos transmitir no corpo mais facilmente será feita a avaliação das deci
cial de um trabalho de explicação e sistematiza principal do trabalho. sões tomadas; ou seja, permitirá que seja feito
ção de idéias que foram por nós colhidas cm um exame objetivo da validade dos pressupostos
inúmeros artigos, palestras e debates sobre pro Para finalizar esta introdução, gostaríamos dc adotados, da adequabilidade do modelo utiliza
blemas de gestào empresarial de Empresas Con tornar explícito um agradecimento aos compa do e do acerto do critério de escolha adotado, em j
cessionárias de Serviços de Telecomunicações nheiros da Árcu Económico-Financeira da EM- cada uma das decisões tomadas; l
nestes últimos cinco anos de atividades profissio BRATEL. Esses companheiros muito contri
nais. Deste material colhido procuramos, inicial buiram para a elaboração deste trabalho com os 4?) quanto mais aberto à crítica for o processo
mente. extrair e sistematizar aquelas idéias que se seus ingentes esforços em manter, ao nosso re dc tomada dc decisão mais alta é a probabilidade i
correlacionam, de algum modo, á problemática dor, um ambiente altamente propiciatório para a de se desenvolver c difundir um esquema de í
da construção de modelos de empresas de teleco realização dc debates sobre a melhoria do desem análise de fenômenos empresariais complexos
municações, de modo a podermos fazer um juizo penho e da qualidade das relações humanas de que permita uma melhor assimilação, por parte
sobre a necessidade da construção de tais mode nossas empresas. A eles, o nosso muito obriga dos administradores de empresas, das mudanças
los em nossas empresas. Sâo estas idéias e nossas do. que ocorrem no meio ambiente em que aluam;
conclusões que ora apresentamos neste trabalho 5?) quanto melhor os administradores de empre- j
com o intuito de dar, ainda que modestamente, a 2. Pressupostos Adotados sas, em seus diversos níveis hierárquicos, assimi
nossa contribuição para este profícuo debate so larem as mudanças que ocorrem no meio am
a
bre problemas de gestão empresarial que se reali Com o intuito de melhor posicionarmos o pro biente em que atuam, maior é a probabilidade de
za de modo permanente e intensivo em nossas blema da construção de modelos de empresas de que a empresa desenvolva suas atividades de mo
empresas. telecomunicações, explicitaremos, a seguir, o do eficiente; í
conjunto de pressupostos que serviram como
0 roteiro que adotamos para apresentar nossas pontos de referência na análise da situação das 6?) sendo a empresa um dos sujeitos concretos
idéias sobre o tema foi o seguinte: empresas brasileiras concessionárias de serviços da ação econômica e sendo a atividade econômi- j
públicos de telecomunicações, em geral, .e da ca uma atividade meio, seu objetivo primeiro é j
a) no item 2 procuramos explicitar o conjunto de ser eficiente na realização de suas atividades eco
EMBRATEL, em particular, no que tange ao fa
pressupostos que serviram como pontos de refe nômicas. !
rência na análise da situação das empresas brasi to de se estabelecer a necessidade da construção I
leiras de telecomunicações no que tange ao fato ou não de modelos para fins gerenciais. Tais 3. Fatores Determinantes da
de se estabelecer a necessidade da construção ou pressupostos foram os seguintes: Construção de um Modelo
' -
não de modelos para fins gerenciais;
1?) qualquer tomada de decisão empresarial é
b) no item 3 procuramos explicitar e justificar Tomando como pontos de referência os pressu- i
um ato de escolha entre modos alternativos, mu
um razoável número de fatores que justificariam postos mencionados no item anterior, procura- i
tualmente exclusivos, de se alcançar um determi
o desenvolvimento de um modelo formal para mos analisar, de modo sistemático e sèmpre que
nado objetivo;
fins gerenciais; possível, os principais acontecimentos que, a
c) no item 4, partindo da pressuposição de que 2?) o processo de tomada de decisão empresarial nosso juízo, afetaram e/ou afetam e/ou podem •
há necessidade da construção de tal modelo, pro impõe que se desenvolvam, consciente ou incons vir a afetar o desempenho das Empresas de Tele- ’
curamos listar alguns objetivos que, a nosso ver, cientemente, formal ou informalmente, explicita comunicações, em geral, e da EMBRATEL, em
poderiam e/ou deveriam ser estabelecidos para ou implicitamente, as seguintes atividades: particular.
as pessoas que teriam responsabilidade no seu a) geração de alternativas de procedimentos, mu
desenvolvimento; tuamente exclusivos, que permitam alcançar um Neste processo de análise pudemos anotar um ra
d) no item 5 procuramos estabelecer um elenco determinado objetivo a partir de uma determina zoável número de acontecimentos que justifica- j
de diretrizes que poderiam servir para orientar as da situação; riam o desenvolvimento de um modelo formal de
atividades de construção do modelo no sentido b) avaliação das alternativas de procedimento empresas de telecomunicações para fins geren
de se possibilitar a consecução dos objetivos de geradas; ciais. Estes acontecimentos podem ser sintetiza- j
modo eficiente, sem contudo, tolher as liberda-* c) estabelecimento de um critério de escolha (ou dos num conjunto de proposições que poderiam
des de ação e pensamento de seus construtores; de decisão); e vir a ser consideradas como fatores deter
e) no item 6 apresentamos uma estrutura básica d) a escolha propriamente dita; minantes da necessidade de construção de um tal
de um modelo que, a nosso ver, satisfaria as dire 3?) quanto mais consciente, formal e ex modelo; quais sejam:
trizes anteriormente estabelecidas; plicitamente forem:
0 no item 7 apresentamos a conclusão deste tra a) estabelecidos os pressupostos adotados na 1?) as Empresas de Telecomunicações, em geral,
balho. geração de modos alternativos, mutuamente ex e a EMBRATEL, em especial, são empresas que