Page 62 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
P. 62

têm  seu  desempenho  extremamente condiciona­                                                                                   b)  normalmente,  o  esforço  dos  administradores                                                                               dos problemas que eram enfrentados pelos com­


            do por mudanças ocorridas no meio ambiente em                                                                                    aplicado  no  desenvolvimento  dos  processos  de                                                                                panheiros de outras áreas da empresa;


            que  atuam,  principalmente  se  analisarmos  este                                                                               tomada de decisão  vem  redundando em  exigên­


            desempenho  sob  o  aspecto  econômico-financei-                                                                                 cias  de  reformulações  substanciais  das  diversas                                                                             •  que se explicitasse a necessidade de se estabele­


            ro;                                                                                                                              fases do processo (Nota 2); a saber:                                                                                             cer uma “linguagem gerencial comum" de modo
                                                                                                                                                                                                                                                                              a se permitir uma maior e melhor integração dos


           2?)  nas  Empresas  de  Telecomunicações,  em  ge­                                                                                • na análise da situação da empresa;                                                                                             diversos níveis e áreas gerenciais da empresa;


           ral,  e  na  EMBRATEL,  em  particular,  há  uma                                                                                  •  no estabelecimento de políticas,  diretrizes,  ob­                                                                           d)  essa nova visão mais ampla fez com que novas


           demanda muito grande de pessoal habilitado pa­                                                                                   jetivos e metas;                                                                                                                 exigências passassem a ser feitas no sentido de se


           ra  tratar com  problemas  de crescente complexi­                                                                                •  na geração de alternativas de procedimento;                                                                                   melhorar, ainda mais, o desempenho das empre­


            dade  e de  instrumentos adequados  para  atender                                                                               • na avaliação das alternativas de procedimento;                                                                                 sas.  Estas  exigências  estão  passando  a  ser sin­


           às  exigências  dos  administradores  das  empresas                                                                              •  no estabelecimento de critérios  de  escolha  (ou                                                                             tetizadas na exigência da execução de um progra­


           no afã de manter as empresas com um desempe­                                                                                  ^ de decisão);                                                                                                                      ma de desenvolvimento de gerentes que possibili­


           nho eficiente num  meio ambiente cada vez mais                                                                                • c) em mais de uma ocasião  foi observado que as                                                                                   tasse:


           complexo  e  com  mudanças  cada  vez  mais  fre-                                                                                exigências de reformulação, feitas pelos adminis­                                                                                •  a formação de um  “fundo de cultura gerencial

           qüentes e intensas;                                                                                                              tradores  de  empresas,  não  foram  atendidas  de                                                                               comum”  que  propiciasse,  correlativamente  a


                                                                                                                                            modo  satisfatório.  À  guisa  de  ilustração,  pode­                                                                            uma maior cooperação entre os administradores

           3?)  nas  Empresas  de Telecomunicações,  em  ge­                                                                                mos  mencionar  as  seguintes  exigências  que  não


           ral, e na EMBRATEL, em particular, está se for­                                                                                  puderam  ser e/ou não  foram  totalmente atendi­                                                                                das empresas tanto na direção vertical quanto na
                                                                                                                                                                                                                                                                            horizontal, um aumento do “querer" coletivo no
           mando uma consciência de que deve ser dada ên­                                                                                   das de modo eficaz (Nota 3):                                                                                                    sentido de se obter um alto desempenho da em­


           fase ao  desenvolvimento  de  gerentes  capazes  de                                                                              •  aumento  de  qualidade,  tanto  formal  quanto                                                                               presa num meio ambiente complexo e mutável;


          administrar empresas concessionárias de serviços                                                                                  substancial, das análises da situação das empre­


          públicos dentro dos mais altos padrões de desem­                                                                                 sas,  mormente  em  conjunturas  com  altas  taxas                                                                               •  a execução das atividades de decisão, de plane­

           penho exigidos pela sociedade.                                                                                                  de inflação;                                                                                                                    jamento e de controle de forma sistematizada e


                                                                                                                                                                                                                                                                            participativa de modo a se obter maior motiva­
                                                                                                                                           •  condução  de  reuniões  de  debates  e/ou  de

          Com o  intuito de melhor situar  o  leitor no con­                                                                               negociações de objetivos e metas, na escala exigi-                                                                               ção,  maior coerência e maior integração das ati­


          texto  que  nos  levou  a  colocar esse  problema  da                                                                            da/necessária, de modo eficaz;                                                                                                  vidades desenvolvidas pelos administradores das


          construção de um modelo de empresas de teleco­                                                                                   • geração  de  “ cenários”  para  seleção  de  opor­                                                                            empresas, tão necessárias a uma ação comum efi­


          municações, iremos, a seguir, arrolar alguns dos                                                                                 tunidades  a  serem  exploradas  e/ou  alternativas                                                                             caz;                                                                            %


          fatos  que  serviram  de  fundamento  para  cada                                                                                 de procedimentos para se alcançar determinados                                                                                   •  a criação de um ambiente de trabalho que pro­


          uma  das  proposições  acima  estabelecidas;  quais                                                                              objetivos;                                                                                                                      piciasse o aumento da satisfação dos empregados


         sejam:                                                                                                                            •  avaliação  objetiva  de  alternativas  de  procedi­                                                                          da empresa no trabalho e a minimízaçáo dos efei­


                                                                                                                                           mento, principalmente em se tratando de avalia­                                                                                 tos  negativos  de sua crescente alienação quanto
           I ?) no que tange à primeira proposição:
                                                                                                                                           ções  dos efeitos  económico-financeiras,  em  âm­                                                                              aos  objetivos  empresariais,  provocada pela ne­
          a)  as Empresas de Telecomunicações, em geral, e
                                                                                                                                           bito empresarial;                                                                                                               cessária divisão do trabalho;
          a  EMBRATEL,  em  particular,  são  empresas do

                                                                                                                                           • desenvolvimento de instrumentos que permitis­                                                                                 a  nosso  ver,  esta  tomada  de  consciência é das
          Sistema TELEBRÁS cuja  missão é a de implan­


          tar  e  operar  sistemas  integrados  de  telecomuni­                                                                            sem se fazer avaliações objetivas de alternativas                                                                               mais significativas para o futuro do Sistema TE­
                                                                                                                                          de procedimento;                                                                                                                 LEBRÁS,  pois  o  investimento  em  desenvolvi­
          cações, locais, interurbanas e internacionais com
                                                                                                                                                                                                                                                                           mento de gerentes, apesar de pequeno em relação
          a máxima eficiência econômica;                                                                                                   3?) no que tange á terceira proposição:


          b)  para  que  haja  uma  implantação  e/ou  opera­                                                                              a) o esforço inicial das empresas concessionárias                                                                               aos  investimentos  em  ativo  fixo,  é  dos  que


         ção  dos  sistemas  de  telecomunicações  com  a                                                                                  de  serviço  de  telecomunicações,  após  1964,  no                                                                             proporcionam um alto e rápido retomo, pois au­


          máxima eficiência econômica, é necessário haver                                                                                  que tange ao desenvolvimento de recursos huma­                                                                                  mentam, e muito, a capacidade das empresas não


         uma ação coordenada entre as empresas que im­                                                                                     nos,  foi orientado no sentido de se  formar enge­                                                                              só de assimilarem, de modo positivo, as mudan­

         plantam  e/ou  operam  cada  uma  das  partes  do                                                                                nheiros e técnicos de telecomunicações em quali­                                                                                 ças  que  ocorrem  no  meio  ambiente  como


         sistema (Nota 1);                                                                                                                dade  e  número  exigido  pelo  plano  de  “ Integra­                                                                            também de determinarem o seu próprio futuro.


         c) uma ação coordenada entre as empresas exige                                                                                   ção Nacional  pelas Telecomunicações” , sob res­                                                                                 Acreditamos que o aumento da possibilidade de


         que seus administradores  sejam  capazes de assi­                                                                                ponsabilidade da  EMBRATEL,  e do  “ Plano  de                                                                                   sobrevivência e de desenvolvimento das empresas


         milar, de modo coerente e harmônico, as mudan­                                                                                   Expansão”  do  Antigo  Grupo  CTB,  nos  estados                                                                                 depende,  em  grande  parte,  das  capacidades


         ças que ocorrem no meio ambiente em que as em­                                                                                   da  Guanabara,  Rio  de  Janeiro,  São  Paulo,                                                                                   adaptativas e de determinação de futuros de seus


        presas atuam;                                                                                                                     Espirito Santo e Minas Gerais.  Nessa fase pouca                                                                                 administradores;


        d)  não  havendo  uma assimilação coerente e har­                                                                                 ênfase  foi  dada à  formação e/ou  reciclagem sis­                                                                              e) em futuro não tão distante se fará explicitar,*


        mônica  destas  mudanças  ambientais,  quase  qüe                                                                                 temática  de  administradores  de  empresas,  em                                                                                 nosso  ver,  a  necessidade  de  se desenvolver um


        forçosamente,  haverá  um  descompasso  na  im­                                                                                   seus mais diversos níveis e áreas de atuação, com                                                                                intenso programa de treinamento em técnicas de


        plantação e/ou operação dos sistemas de teleco­                                                                                   exceção de alguns companheiros  que  estagiaram                                                                                  marketing  de  serviços  de  telecomunicações  e


        municações;                                                                                                                      em  companhias  estrangeiras  congêneres  e  que                                                                                  teleinformática  (haja visto a situação em que se

        e) acontecendo  um  descompasso  desta  espécie,                                                                                 vieram  a  ser,  após  o  término  do  estágio,  res­                                                                             encontram  as  empresas  concessionárias de ser­


       os serviços interurbanos e internacionais serão os                                                                                ponsáveis  pela  administração  da  operaçào/ma-                                                                                  viços  de  telecomunicações  americanas  e  eu­


        mais  afetados  negativamente.  Esse  fato  provo­                                                                               nutenção de sistemas de telecomunicações;                                                                                         ropéias  face  às  exigências  dos  usuários de ser­


       cará  uma  queda  no desempenho  econômico  das                                                                                   b) com a criação da TELEBRÁS esse esforço de                                                                                      viços de teleinformática). Nessa ocasião seria de


       empresas  concessionárias,  em  geral,  e  na  EM­                                                                                formação  de  engenheiros  e  técnicos  'de                                                                                       todo  desejável  para  a  eficácia  deste  programa


       BRATEL,  em  especial,  pois  esses  serviços,  inte­                                                                             telecomunicações  continuou  a  ser  prioritário,                                                                                 que o programa de desenvolvimento de gerentes


       rurbanos e internacionais, além de serem os mais                                                                                  tendo em vista a necessidade de pessoal qualifica­                                                                                já  se encontrasse em  plena execução face às ca­


       rentáveis dentre todos os serviços explorados pe­                                                                                 do para  implantar  e/ou  explorar  os  equipamen­                                                                                racterísticas  do  planejamento  orientado para a


       lo Sistema TELEBRÁS,  foram  responsáveis  por                                                                                    tos das novas empresas que passaram a integrar o                                                                                  venda de serviços.


       6297o  e  64%  da  Renda  Operacional  do  Sistema                                                                               Grupo TELEBRÁS;


      TELEBRÁS como um  todo,  por 5197o  e 5697o  da                                                                                   c) entretanto,  mais  ou  menos  nesta  época,  co­                                                                                Isto posto, só nos resta explicitar que concluímos


       Renda  Operacional  das  Empresas-Pólo  e  Asso-                                                                                  meçou a haver  no  país  uma  “ febre”  de cursos e                                                                               pela conveniência de se desenvolver nas empresas


     ‘ciadas  (dos  quais  3597o  proveninentes  do  “ Per­                                                                             seminários                          de            “ Desenvolvimento                                          O r­                  do  Sistema  TELEBRÁS,  em  geral,  e  na  EM­


      centual  Único” )  e  por  9697o  e  9497o  da  Renda                                                                             ganizacional” ,  “ Administração por Objetivos” ,                                                                                  BRATEL,  em  particular,  um  modelo empresa­


      Operacional da EMBRATEL nos anos de  1975 e                                                                                       etc.,  que  acabou  atingindo,  parcialmente,  algu­                                                                               rial  para fins gerenciais e de desenvolvimento de


       1976, respectivamente;                                                                                                           mas  das  empresas  do  setor.  Apesar  de  a  par­                                                                               seus recursos humanos.




      2?)  no que tange à segunda proposição:                                                                                           ticipação de administradores de empresas do Sis-
                                                                                                                                                                              0
                                                                                                                                        tema  TELEBRÁS  ter  sido  feita  de  modo  assis-
      a)  para  superar  os  efeitos  negativos  provocados                                                                                                                                                                                                               Nos itens a seguir, iremos apresentar alguns sub­

                                                                                                                                        temático, ela propiciou:
      pela  “crise  mundial  de  petróleo” ,  a  economia                                                                                                                                                                                                                  sídios para a execução das primeiras fases de um


      brasileira está passando por uma série de mudan­                                                                                  •  que  esses  administradores  aumentassem  o                                                                                     processo de construção de um modelo deste jaez,

      ças  conjunturais,  inclusive  no  Setor  das                                                                                     número  de  dimensões  de  análise  dos  problemas                                                                                quais  sejam:  subsídios  para  o  estabelecimento


      Telecomunicações.  Essas  mudanças  estão  a  exi­                                                                                de empresa;                                                                                                                       dos objetivos a serem alcançados, das diretrizes»


      gir dos administradores  das empresas  o  aprimo­                                                                                 •  que se explicitasse a necessidade de haver, entre                                                                              serem observadas e para a especificação da estru­


      ramento dos processos de tomada de decisões;                                                                                      os  administradores,  uma  melhor  compreensão                                                                                    tura básica do modelo empresarial.                                                                        £>
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67