Page 62 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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têm seu desempenho extremamente condiciona b) normalmente, o esforço dos administradores dos problemas que eram enfrentados pelos com
do por mudanças ocorridas no meio ambiente em aplicado no desenvolvimento dos processos de panheiros de outras áreas da empresa;
que atuam, principalmente se analisarmos este tomada de decisão vem redundando em exigên
desempenho sob o aspecto econômico-financei- cias de reformulações substanciais das diversas • que se explicitasse a necessidade de se estabele
ro; fases do processo (Nota 2); a saber: cer uma “linguagem gerencial comum" de modo
a se permitir uma maior e melhor integração dos
2?) nas Empresas de Telecomunicações, em ge • na análise da situação da empresa; diversos níveis e áreas gerenciais da empresa;
ral, e na EMBRATEL, em particular, há uma • no estabelecimento de políticas, diretrizes, ob d) essa nova visão mais ampla fez com que novas
demanda muito grande de pessoal habilitado pa jetivos e metas; exigências passassem a ser feitas no sentido de se
ra tratar com problemas de crescente complexi • na geração de alternativas de procedimento; melhorar, ainda mais, o desempenho das empre
dade e de instrumentos adequados para atender • na avaliação das alternativas de procedimento; sas. Estas exigências estão passando a ser sin
às exigências dos administradores das empresas • no estabelecimento de critérios de escolha (ou tetizadas na exigência da execução de um progra
no afã de manter as empresas com um desempe ^ de decisão); ma de desenvolvimento de gerentes que possibili
nho eficiente num meio ambiente cada vez mais • c) em mais de uma ocasião foi observado que as tasse:
complexo e com mudanças cada vez mais fre- exigências de reformulação, feitas pelos adminis • a formação de um “fundo de cultura gerencial
qüentes e intensas; tradores de empresas, não foram atendidas de comum” que propiciasse, correlativamente a
modo satisfatório. À guisa de ilustração, pode uma maior cooperação entre os administradores
3?) nas Empresas de Telecomunicações, em ge mos mencionar as seguintes exigências que não
ral, e na EMBRATEL, em particular, está se for puderam ser e/ou não foram totalmente atendi das empresas tanto na direção vertical quanto na
horizontal, um aumento do “querer" coletivo no
mando uma consciência de que deve ser dada ên das de modo eficaz (Nota 3): sentido de se obter um alto desempenho da em
fase ao desenvolvimento de gerentes capazes de • aumento de qualidade, tanto formal quanto presa num meio ambiente complexo e mutável;
administrar empresas concessionárias de serviços substancial, das análises da situação das empre
públicos dentro dos mais altos padrões de desem sas, mormente em conjunturas com altas taxas • a execução das atividades de decisão, de plane
penho exigidos pela sociedade. de inflação; jamento e de controle de forma sistematizada e
participativa de modo a se obter maior motiva
• condução de reuniões de debates e/ou de
Com o intuito de melhor situar o leitor no con negociações de objetivos e metas, na escala exigi- ção, maior coerência e maior integração das ati
texto que nos levou a colocar esse problema da da/necessária, de modo eficaz; vidades desenvolvidas pelos administradores das
construção de um modelo de empresas de teleco • geração de “ cenários” para seleção de opor empresas, tão necessárias a uma ação comum efi
municações, iremos, a seguir, arrolar alguns dos tunidades a serem exploradas e/ou alternativas caz; %
fatos que serviram de fundamento para cada de procedimentos para se alcançar determinados • a criação de um ambiente de trabalho que pro
uma das proposições acima estabelecidas; quais objetivos; piciasse o aumento da satisfação dos empregados
sejam: • avaliação objetiva de alternativas de procedi da empresa no trabalho e a minimízaçáo dos efei
mento, principalmente em se tratando de avalia tos negativos de sua crescente alienação quanto
I ?) no que tange à primeira proposição:
ções dos efeitos económico-financeiras, em âm aos objetivos empresariais, provocada pela ne
a) as Empresas de Telecomunicações, em geral, e
bito empresarial; cessária divisão do trabalho;
a EMBRATEL, em particular, são empresas do
• desenvolvimento de instrumentos que permitis a nosso ver, esta tomada de consciência é das
Sistema TELEBRÁS cuja missão é a de implan
tar e operar sistemas integrados de telecomuni sem se fazer avaliações objetivas de alternativas mais significativas para o futuro do Sistema TE
de procedimento; LEBRÁS, pois o investimento em desenvolvi
cações, locais, interurbanas e internacionais com
mento de gerentes, apesar de pequeno em relação
a máxima eficiência econômica; 3?) no que tange á terceira proposição:
b) para que haja uma implantação e/ou opera a) o esforço inicial das empresas concessionárias aos investimentos em ativo fixo, é dos que
ção dos sistemas de telecomunicações com a de serviço de telecomunicações, após 1964, no proporcionam um alto e rápido retomo, pois au
máxima eficiência econômica, é necessário haver que tange ao desenvolvimento de recursos huma mentam, e muito, a capacidade das empresas não
uma ação coordenada entre as empresas que im nos, foi orientado no sentido de se formar enge só de assimilarem, de modo positivo, as mudan
plantam e/ou operam cada uma das partes do nheiros e técnicos de telecomunicações em quali ças que ocorrem no meio ambiente como
sistema (Nota 1); dade e número exigido pelo plano de “ Integra também de determinarem o seu próprio futuro.
c) uma ação coordenada entre as empresas exige ção Nacional pelas Telecomunicações” , sob res Acreditamos que o aumento da possibilidade de
que seus administradores sejam capazes de assi ponsabilidade da EMBRATEL, e do “ Plano de sobrevivência e de desenvolvimento das empresas
milar, de modo coerente e harmônico, as mudan Expansão” do Antigo Grupo CTB, nos estados depende, em grande parte, das capacidades
ças que ocorrem no meio ambiente em que as em da Guanabara, Rio de Janeiro, São Paulo, adaptativas e de determinação de futuros de seus
presas atuam; Espirito Santo e Minas Gerais. Nessa fase pouca administradores;
d) não havendo uma assimilação coerente e har ênfase foi dada à formação e/ou reciclagem sis e) em futuro não tão distante se fará explicitar,*
mônica destas mudanças ambientais, quase qüe temática de administradores de empresas, em nosso ver, a necessidade de se desenvolver um
forçosamente, haverá um descompasso na im seus mais diversos níveis e áreas de atuação, com intenso programa de treinamento em técnicas de
plantação e/ou operação dos sistemas de teleco exceção de alguns companheiros que estagiaram marketing de serviços de telecomunicações e
municações; em companhias estrangeiras congêneres e que teleinformática (haja visto a situação em que se
e) acontecendo um descompasso desta espécie, vieram a ser, após o término do estágio, res encontram as empresas concessionárias de ser
os serviços interurbanos e internacionais serão os ponsáveis pela administração da operaçào/ma- viços de telecomunicações americanas e eu
mais afetados negativamente. Esse fato provo nutenção de sistemas de telecomunicações; ropéias face às exigências dos usuários de ser
cará uma queda no desempenho econômico das b) com a criação da TELEBRÁS esse esforço de viços de teleinformática). Nessa ocasião seria de
empresas concessionárias, em geral, e na EM formação de engenheiros e técnicos 'de todo desejável para a eficácia deste programa
BRATEL, em especial, pois esses serviços, inte telecomunicações continuou a ser prioritário, que o programa de desenvolvimento de gerentes
rurbanos e internacionais, além de serem os mais tendo em vista a necessidade de pessoal qualifica já se encontrasse em plena execução face às ca
rentáveis dentre todos os serviços explorados pe do para implantar e/ou explorar os equipamen racterísticas do planejamento orientado para a
lo Sistema TELEBRÁS, foram responsáveis por tos das novas empresas que passaram a integrar o venda de serviços.
6297o e 64% da Renda Operacional do Sistema Grupo TELEBRÁS;
TELEBRÁS como um todo, por 5197o e 5697o da c) entretanto, mais ou menos nesta época, co Isto posto, só nos resta explicitar que concluímos
Renda Operacional das Empresas-Pólo e Asso- meçou a haver no país uma “ febre” de cursos e pela conveniência de se desenvolver nas empresas
‘ciadas (dos quais 3597o proveninentes do “ Per seminários de “ Desenvolvimento O r do Sistema TELEBRÁS, em geral, e na EM
centual Único” ) e por 9697o e 9497o da Renda ganizacional” , “ Administração por Objetivos” , BRATEL, em particular, um modelo empresa
Operacional da EMBRATEL nos anos de 1975 e etc., que acabou atingindo, parcialmente, algu rial para fins gerenciais e de desenvolvimento de
1976, respectivamente; mas das empresas do setor. Apesar de a par seus recursos humanos.
2?) no que tange à segunda proposição: ticipação de administradores de empresas do Sis-
0
tema TELEBRÁS ter sido feita de modo assis-
a) para superar os efeitos negativos provocados Nos itens a seguir, iremos apresentar alguns sub
temático, ela propiciou:
pela “crise mundial de petróleo” , a economia sídios para a execução das primeiras fases de um
brasileira está passando por uma série de mudan • que esses administradores aumentassem o processo de construção de um modelo deste jaez,
ças conjunturais, inclusive no Setor das número de dimensões de análise dos problemas quais sejam: subsídios para o estabelecimento
Telecomunicações. Essas mudanças estão a exi de empresa; dos objetivos a serem alcançados, das diretrizes»
gir dos administradores das empresas o aprimo • que se explicitasse a necessidade de haver, entre serem observadas e para a especificação da estru
ramento dos processos de tomada de decisões; os administradores, uma melhor compreensão tura básica do modelo empresarial. £>