Page 55 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1979
P. 55

Formula para contratar ou






                                                                                                                              vender serviços

















                                                                                                                               ORLANDO CÂNDIDO DOS PASSOS




                                                                                                                                                                               ff


                                                                                                                               E conom ista                     (1970)  coordenador  da  equipe


                                                                                                                               du  análise  de  custos  de  Sistema  de  Tetocom um *

                                                                                                                               caçoes  da  TELESP,  professor  da  E A E S P /F G V


                                                                                                                               d iscip lin a   E conom ia  de  Emprusu (convênio  USP*


                                                                                                                               F G V   •  Fundação  W ,K.  Kellogg  e  O.P.  Saúde);


                                                                                                                               professor  u m ve rsitá u o   (com   põsqraduaçao)  de

                                                                                                                               A nálise               M icro   e  M acrooconõm iiui-E conom ia


                                                                                                                                B rasileirn-E conom eiria  e  E stâ tittic a .  P articipan­


                                                                                                                                te  cie  vános  trabalhos  de  Planejam entos E c o n ô ­


                                                                                                                                m ico -F inanceiros  do  G overno  do  Estado  de


                                                                                                                                São  Paulo;  HC-F M /U S P fl E LESP e  TE LE UR AS.



















        1. Introdução.







        A  fórmula  que  apresentaremos  pode  ser                                                                             ser  anulado  pela  experiência  acumulada.                                                                                2.2. Balanço de Lucros e Perdas Projetado



        utilizada  de  maneira  bastante  ampla  na                                                                             Logo,  considera-se  que o  lucro  é  a  remu­



        medida  em que o gerente tenha  domínio                                                                                neração  do  know how ou, em  outras pa­                                                                                   Consiste  no  estudo  das várias  “ peças" or­

                                                                    %
        empírico do  canpo  de aplicação  e conse-                                                                              lavras,  o  lucro  é  a  remuneração decorren­                                                                             çamentárias  e  aproveitamento  das  infor­


        qüente facilidade da adaptação respectiva.                                                                             te dosriscos das incertezas.                                                                                                mações quantitativas para a respectiva ela­



                                                                                                                                                                                                                                                           boração  do  Balanço  de  Lucros  e  Perdas


        Isso  posto,  podemos dizer  que a  referida                                                                            Além  do  conceito  de  lucro  convém  lem­                                                                                Projetado.



        fórmula  pode  ser denominada  como  uma                                                                                brar  os  Instrumentos do  Planejamento de



        alternativa de uso  imediato  para  determi­                                                                            Lucro mais usuais.                                                                                                         Esse  método,  geralmente,  é  utilizado  em



        nação  da  remuneração  total  no  planeja­                                                                                                                                                                                                        prazos inferiores a um ou dois anos.


        mento  da  remuneração  do  konw-how ou                                                                                 Logicamente, a  compreensão  do  compor­



        lucro.                                                                                                                  tamento  do  lucro  em  relação  à  produção                                                                               2.3. Remuneração  Total




                                                                                                                                sempre  foi uma necessidade básica do em­

        2.  Conceito  de  Lucro e as Técnicas Mais                                                                              presário.  Isso  “ levou"  os  técnicos a  cria­                                                                           Esse  método  consiste  no  estudo  da  parti­



        Usadas.                                                                                                                 rem vários  métodos dentre os quais desta­                                                                                 cipação  dos vários centros de custos sobre


                                                                                                                                                                                                                                                           o total  da  receita.  Com  base nesse estudo
                                                                                                                               camos:

        Sempre  que  estudamos  a  oferta  e  a  pro­                                                                                                                                                                                                      determina-se  uma  fórmula  adequada  de



        cura,  no  mercado  de  fatores,  fica  claro                                                                           2.1.  Análise do ambiente                                                                                                  remuneração,  na qual  computa-se  o  lucro



        que  a  cada  input                                  se  faz  corresponder                                                                                                                                                                         desejado.  Usado  em  prazo  não  superior  a


        uma  contraprestação  remuneratória.  Daí                                                                               Consiste  no  estudo  da  relação  existente                                                                                um ano.



        em diante parece ficar uma  indagação não                                                                              entre  lucros  e  índices  econômicos exter­



        respondida  satisfatoriamente.  O  lucro  re-                                                                           nos à  empresa; por exemplo, a relação en­                                                                                  2.4.  Breakeven Point ou Ponto de Ruptura



        numera o quê?                                                                                                          tre  lucro  e  tráfego  processado  em  anos


                                                                                                                                                                                                                                                            Esse  método  consiste no estudo compara­
                                                                                                                               anteriores  (ou  terminais em serviço).  Esse


       As variáveis nos mercados de fatores e de                                                                                método  é  recomendado  para  planejamen­                                                                                   tivo  entre  receita  total;  em  suas  interde­



        bens, a  um só tempo, são  infinitas e inter­                                                                          to do lucro em prazo superior a um ano.                                                                                      pendências com preços e quantidades pro­


       dependentes  (vide  ilustração  I).  Injunções                                                                                                                                                                                                       duzidas. Usado em prazo inferior a um ano.



        restritas (ou não)  podem ocorrer indepen­                                                                              Cabe  ressaltar,  entretanto,  que  para  cada



       dentemente  da  “ eficiência"  de  empresá­                                                                             fenômeno  e  empresa em particular devem                                                                                      3.  Fórmula de Remuneração Total


       rios; tais como  catástrofes provocadas pe­                                                                             ser  escolhidos os  indicadores  mais descri­



        la natureza e  pelo  homem  com  a crise do                                                                            tivos da  realidade  considerada.  Por  outro                                                                                 As  técnicas  de  planejamento de  lucro  in­



       Oriente Médio.                                                                                                                                                                                                                                        dicadas  como as mais utilizadas são dispo­
                                                                                                                                lado,  estes indicadores devem ser constan­



                                                                                                                               temente  revistos e aperfeiçoados de acor­                                                                                    níveis nos manuais conhecidos, com exces-


        Isso demonstra  que  é  inerente às decisões                                                                           do com as novas informações e a experiên­                                                                                     são  da fórmula  de  remuneração total que


       empresariais o fator  risco; o  qual  tende  a                                                                           cia adquirida pela empresa.                                                                                                  é o objeto desse trabalho.
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60