Page 31 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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A produção será crescente, até que Vejamos com mais detalhes o conjun O dimensionamento de pessoal è uma
seja obtido um equilíbrio representado to de forças que pode ser encontrado resultante do Indicador de produção e
pela dificuldade mínima e desejo de ao longo da curva do gráfico anterior do volume de serviço. No nosso caso
melhorar a produção mínima. e que após certo tempo atingem um em referência, OCS a completar, recla
equilíbrio: mações procedentes de L.A. e defeitôs
----------- . . - ......— ¦ ¦ ¦...... ......... t „ ¦ de cabos/100 km de encapamento.
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Unidades de Produção/Tempo * - \ . . ,* _. . • 1 , v.» ' - - • Kv.‘ * ^ .
• • * • 1 * 1 . * i * % *\ Vontando aos exemplos apontados,
vamos apresentar a sistemática aplica
Pressão do Supervisor — — Ressentimento. , • * • - , »
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• 1 ^ • . * a* m * • 1« • e* ^ A « V da na Diretoria de Operação da Telesp
Desejo de produzir bem — — Pressão do grupo para atingir as metas fixadas nesses
Desejo de promoção — — Receio de alterar a média do grupo três Indicadores. Não foram as únicas
Medo de perder o emprego — , • Relutância em trabalhar mais atividades estudadas; podemos citar
• • x t * Manutenção de Centrais de Comutação
Vontade de atingir o máximo — — . Receio de provocar falhas
1 Automática e Sistemas de Transmis
são que já foram equacionadas, e em
Este tipo de análise torna claro que a acima citados a Diretoria de Operação implantação. Os sistemas de manuten
produção pode ser aumentada tanto da T elesp fixou: ção adotados condicionam os Indica
pelo aumento das forças que atuam dores de Pessoal.
embaixo da linha, como pela diminui Reparador L.A. — 15 visitas/dia de tra
ção das que atuam em cima dela. balho. O grande problema ê o acompanha
Instalador L.A. — 6 OCS completadas/
Uma motivação adequada dos super dia de trabalho. mento constante dos resultados, in
visores, mostrando que a empresa não Emendador de Manutenção — 2,5 de cluindo sistemas de inspeção, pois uma
comporta o atual “custo de transfor feitos de cabos removidos/dia de tra degradação nos equipamentos e insta
mação”, pode aumentar a pressão dos balho. lações pode não corresponder de ime
mesmos, pois uma supervisão mais diato a reclamações dos usuários. Em
atuante e consciente pode representar Esses Indicadores são importantes, outras palavras, o que queremos è dar
uma primeira modificação do equilí pois têm ação direta nos índices, tais ênfase a que o ganho de energia na
brio das forças, dando como resultado como: transformação deva ser real, isto é, o
um novo nível de equilíbrio mais alto. aumento da produção com derivada
— despesa/funcionàrio positiva no sentido de atendimento da
Assim, uma análise de forças para — renda/funcionàrio política de objetivos e metas da empre
cada caso pode resultar em uma dimi — razão da operação sa, na pior das hipótéses, mantendo-se
nuição do “custo de transformação” — homens/1000 terminais a qualidade. Citamos esta última con
dando como consequência um aumen com reflexos nos padrões de serviços sideração para manter a lógica teórica
to de produtividade da empresa. de nossa apresentação, mas não a
oferecidos aos usuários.
consideramos aplicável nas nossas em
O objetivo desta apresentação foi indi Esses Indicadores por sua vez permitem presas, pois a qualidade do serviço
car uma sistemática que se fundamen a fixação dos índices padrões a serem telefônico ainda não atingiu os níveis
ta na psicologia social e que permite aplicados no dimensionamento de desejáveis e expressos na “Política de
um aumento do que chamamos de pessoal. Padrões de Serviços” do grupoTelebrás.
competência empresarial.
3 — Indicadores
A análise de produção pode ser feita «se no que foi exposto no item III, procurou-se aplicar as atitudes a seguir indicadas no
através da fixação de indicadores para ito de produtividade das categorias já referidas: Instalador L.A., Reparador L.A. e Emenda-
Manutenção.
cada atividade especifica. O Indicador
deve representar significativamente o
“trabalho” não só no entendimento Ação exercida Resultado esperado
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das chefias mas também dos compo A * ® 4 ® 1 . • •
nentes do grupo que será aferido, por Motivação das chefias. Supervisão mais efetiva
exemplo: Divulgação do plano junto aos Artífices pelos Despertar o desejo de produzir bem.
seus chefes diretos.
Reparador L.A. — n.° de visitas/dia de • • — _ # • • • A
trabalho. Acompanhamento sistemático dos Artífices e Diminuição das dificuldades. •J
Instalador L.A. — n.° de OCS comple- análise do seu trabalho. < *• >
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tadas/dia de trabalho. Quadros nos locais de serviços, indicando os Despertar competição. Assim a, vontade
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Emendador de Manutenção — n.° de nomes aos funcionários que apresentaram me de atingir o máximo (desafio).
defeitos de cabos removidos/dia de lhor produção.
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trabalho. • #
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Usar como referência para promoção os Artífi Despertar o desejo de promoção.
Uma vez fixada a natureza do Indica ces de melhor produção;
dor, o 2.° passo é fixar um valor de re « I * À a , * A * , I • • f | | • 4 I I » i ' • •
Introdução de critérios eliminatórios como: pu Aumento da pressão de supervisão.
ferência a atingir, cuja determinação nição, acidentes de trabalho classificados como **
pode ser feita com base na situação descuido do empregado, assiduidade e pontua • • • • A • *
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atual, na experiência da supervisão, na lidade, asseio e zelo consigo e com bens da em V * A - *
análise das etapas de trabalho e nos presa, cortesia no relacionamento. i . \ •- . - i r ' . *v' • - j
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objetivos setoriais. Para os 3 exemplos ¦ >— ¦» w |.. * % » <