Page 29 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
P. 29

LEVY KAUFMAM






                                                                                                                                          Diretor de operação da TELESP




















































                      1  — Conceito  de  Empresa  e  sua                                                                                    quociente da energia produzida pe­                                                                                 —  Oferecer  serviços  que,  sob  o


                       Produtividade                                                                                                        la consumida dà  um  Índice  da efi­                                                                               ponto de vista do usuário, sejam os


                                                                                                                                            ciência da empresa no uso da ener­                                                                                 melhores possíveis.



                      As empresas são unidades sociais                                                                                      gia,  mas  não  indica  sua  rentabili­                                                                            —  Assegurar  lucros  nos  negócios



                       intencionalmente  constituídas  a                                                                                    dade, pois de um modo geral existe                                                                                 de  modo a atrair investimentos ao


                       fim  de atingir objetivos  específicos                                                                                uma relação entre o  preço do  pro­                                                                               setor  e  a  permitir  a  contínua  ex­


                      que  justificam   sua  existência  e                                                                                  duto  ou  serviço  e  os  custos  das                                                                              pansão dos serviços.



                       que servem como padrões que per­                                                                                     empresas menos eficientes.                                                                                         —  Prestar os serviços aos menores


                       mitem  avaliar  o  seu  desempenho.                                                                                                                                                                                                      preços possíveis.



                      Só  sobrevivem  se  forem  capazes                                                                                     O principal resultado a longo prazo                                                                                —   Propiciar aos empregados trata­


                      de  se  manter,  absorvendo  energia                                                                                   de  excedentes  criados  pela  efi­                                                                                mento justo  e  boas  condições  de


                      sob forma de  recursos  humanos e                                                                                      ciência das empresas é o poder da                                                                                  realização profissional e humana.



                       materiais  em  quantidade  superior                                                                                   sobrevivência, pois a energia arma­


                      do que devolvem ao ambiente atra­                                                                                      zenada  permite às  mesmas  sobre­                                                                                 As  empresas  uma  vez  formadas



                      vés de produtos ou serviços.                                                                                           viver  a  seus  próprios  enganos  e                                                                               adquirem  necessidades  que  as

                                                                                                                                             exigências do ambiente. Está ener­                                                                                 vezes  ficam  mais  fortes  que  os




                      Assim,ao  falar-se  da  eficência  de                                                                                  gia  acumulada,  por  outro  lado,                                                                                 objetivos  iniciais,  resultando,  por


                      uma empresa,  é válida a  pergunta:                                                                                    permite  o  crescimento  das  em­                                                                                 exemplo:  custo de  sistema de  co­



                      Qual  o  custo  da  transform ação                                                                                     presas.                                                                                                            branças  de  pedágio  ser  maior  do


                      desta energia?                                                                                                                                                                                                                            que a receita do pedágio, custo de

                                                                                                                                            O uso adequado da energia (recur­                                                                                   operação maior do que a tarifa co­




                     A dificuldade da determinação glo­                                                                                     sos) indica o que podemos chamar                                                                                    brada  pelo  serviço.  Neste caso as



                     bal ê que a energia é absorvida em                                                                                     de  competência  da  empresa,  que                                                                                  empresas diminuem sua capacida­


                     formas  múltiplas,  agindo  diferen-                                                                                   de certo modo está ligada aos obje­                                                                                 de  de  atender  seus  objetivos  e



                     ciadamente  nos  resultados.  Outra                                                                                    tivos, mas não se confunde com os                                                                                   passam a atender estas necessida­


                     dificuldade  está  na  inadequação                                                                                     mesmos.  Esta  competência  em­                                                                                     des.  Razão pela qual é básico con­



                    dos  métodos  de  contabilização                                                                                        presarial  cresce  à  medida  que  os                                                                               siderar que os objetivos constituem


                    pelo uso de um único denominador                                                                                        serviços  ou  produtos  crescem  e  a                                                                               uma  situação  desejada  e  que  a



                    comum —  cruzeiros —  que não é a                                                                                      energia  utilizada  para criar os mes­                                                                              empresa  toda  deve  estar  voltada


                    unidade mais adequada para quan­                                                                                       mos decresce.                                                                                                        para atingi-los.



                    tificar as energias gastas em trans­


                   formações como,  por exemplo,  mo­                                                                                     A  eficácia  real  de  uma  empresa  é                                                                               2 — Competência Empresarial



                   tivação  e  esforço  criativo.  A  com­                                                                                determinada a  medida  que a  mes­


                   plexidade  deste  problema  conduz                                                                                     ma atinge seus objetivos.  No grupo                                                                                  Quase  toda organização  sob  pres­



                   à  necessidade  de  se  definir  em                                                                                    Telebrás  são expressos  pelo aten­                                                                                  são de  racionalização  torna-se  im­


                  qualquer  estudo  os  lim ites  dos                                                                                     dim ento  equilibrado  de  quatro                                                                                    paciente para medir sua competên­



                  mesmos  no espaço e no tempo.  O                                                                                        propósitos fundamentais:                                                                                            cia. A mensuração freqüente pode
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34