Page 29 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
P. 29
LEVY KAUFMAM
Diretor de operação da TELESP
1 — Conceito de Empresa e sua quociente da energia produzida pe — Oferecer serviços que, sob o
Produtividade la consumida dà um Índice da efi ponto de vista do usuário, sejam os
ciência da empresa no uso da ener melhores possíveis.
As empresas são unidades sociais gia, mas não indica sua rentabili — Assegurar lucros nos negócios
intencionalmente constituídas a dade, pois de um modo geral existe de modo a atrair investimentos ao
fim de atingir objetivos específicos uma relação entre o preço do pro setor e a permitir a contínua ex
que justificam sua existência e duto ou serviço e os custos das pansão dos serviços.
que servem como padrões que per empresas menos eficientes. — Prestar os serviços aos menores
mitem avaliar o seu desempenho. preços possíveis.
Só sobrevivem se forem capazes O principal resultado a longo prazo — Propiciar aos empregados trata
de se manter, absorvendo energia de excedentes criados pela efi mento justo e boas condições de
sob forma de recursos humanos e ciência das empresas é o poder da realização profissional e humana.
materiais em quantidade superior sobrevivência, pois a energia arma
do que devolvem ao ambiente atra zenada permite às mesmas sobre As empresas uma vez formadas
vés de produtos ou serviços. viver a seus próprios enganos e adquirem necessidades que as
exigências do ambiente. Está ener vezes ficam mais fortes que os
Assim,ao falar-se da eficência de gia acumulada, por outro lado, objetivos iniciais, resultando, por
uma empresa, é válida a pergunta: permite o crescimento das em exemplo: custo de sistema de co
Qual o custo da transform ação presas. branças de pedágio ser maior do
desta energia? que a receita do pedágio, custo de
O uso adequado da energia (recur operação maior do que a tarifa co
A dificuldade da determinação glo sos) indica o que podemos chamar brada pelo serviço. Neste caso as
bal ê que a energia é absorvida em de competência da empresa, que empresas diminuem sua capacida
formas múltiplas, agindo diferen- de certo modo está ligada aos obje de de atender seus objetivos e
ciadamente nos resultados. Outra tivos, mas não se confunde com os passam a atender estas necessida
dificuldade está na inadequação mesmos. Esta competência em des. Razão pela qual é básico con
dos métodos de contabilização presarial cresce à medida que os siderar que os objetivos constituem
pelo uso de um único denominador serviços ou produtos crescem e a uma situação desejada e que a
comum — cruzeiros — que não é a energia utilizada para criar os mes empresa toda deve estar voltada
unidade mais adequada para quan mos decresce. para atingi-los.
tificar as energias gastas em trans
formações como, por exemplo, mo A eficácia real de uma empresa é 2 — Competência Empresarial
tivação e esforço criativo. A com determinada a medida que a mes
plexidade deste problema conduz ma atinge seus objetivos. No grupo Quase toda organização sob pres
à necessidade de se definir em Telebrás são expressos pelo aten são de racionalização torna-se im
qualquer estudo os lim ites dos dim ento equilibrado de quatro paciente para medir sua competên
mesmos no espaço e no tempo. O propósitos fundamentais: cia. A mensuração freqüente pode