Page 36 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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—   Treinamento  (validação  de  técni­                                                                                   E.4. Interfaces                                                                                                             contribuição  ao  conjunto  de  ativi­


                   cas de treinamento).                                                                                                                                                                                                                        dades ou  funções que está a servi­



          —   Chefias.                                                                                                              —• Chefias.                                                                                                                ço  dos  objetivos  maiores  da orga­


          —   Empregados.                                                                                                           —   Recrutamento  e  Seleção  (valida­                                                                                      nização.  Acreditam os  ter  ficado



          —  Reformulação  de  instrumentos                                                                                                  ção de instrumentos e técnicas).                                                                                  evidenciado  que  o  que  se  consti­


                    e técnicas.                                                                                                     —   Medidas da administração.                                                                                              tui  no  produto  de  um  subsistema


          —  Identificação de problemas.                                                                                            —   Imagem da empresa.                                                                                                     é  ao  mesmo  tempo  insumo de um



          —  Sistemática de promoção.                                                                                               —   Relações com o mercado.                                                                                                outro  subsistema  ou  lhe  serve  de



          —   Motivação de empregados.                                                                                              —   Informações salariais.                                                                                                 realimentação (vide esquema).


                                                                                                                                    —   Identificação de problemas.


          D.  Subsistema  Motivação  de  Em­                                                                                        —   Normas de pessoal.



          pregados                                                                                                                  —  Clima organizacional.                                                                                                  Tal  conclusão  torna  patente  a  ne­

                                                                                                                                                                                                                                                              cessidade  de  uma  visão  da  área




          D. 1. Insumos                                                                                                             5 — Conclusões                                                                                                            como  um  conjunto  integrado  de

                                                                                                                                                                                                                                                              atividades  que  transcende os  limi­

      jr s  .

          —   Id e n tifica çã o   de  problem as                                                                                   Sem  querermos  chegar  ao  truísmo                                                                                       tes  estruturais  e  regimentais  exis­


                   (turn-over,  absentismo,  dificul­                                                                               de que na realidade, tudo se relacio­                                                                                     tentes.  As  atividades  de  recursos



                    dades de relacionamento).                                                                                       na com tudo, procuramos ilustraras                                                                                        humanos de  uma empresa somente


          —   Incidentes críticos.                                                                                                  múltiplas  inter-relações  entre  os                                                                                      poderão atingir seus  reais objetivos


          —   Avaliação de desempenho.                                                                                              componentes de um Sistema de Re­                                                                                          se  sua  administração  lograr  ultra­



          —  Clima organizacional.                                                                                                  cursos  Humanos.  Desnecessário  é                                                                                        passar as barreiras da departamen-


          —  Tecnologia.                                                                                                            salientar  que  só  apresentamos                                                                                         talização  e  desburocratizar  os  ca­



                                                                                                                                    alguns  dos  componentes  que  de­
      KL                                                                                                                                                                                                                                                     nais  de  comunicação.  É  possível

          D.2. Processo                                                                                                            veriam  integrar  um  tal  sistema,                                                                                       que, num futuro não muito remoto,


                                                                                                                                    como também, que as relações en­                                                                                         a  necessidade  de  atrair,  manter,



          —   House-organ.                                                                                                         tre os vários  subsistemas  arrolados                                                                                     motivar  e  desenvolver os  recursos


          —  Campanhas promocionais.                                                                                                foram  demostradas  de  modo  sim­                                                                                       de  uma empresa de elevada tecno­


          —   Prêmios e incentivos.                                                                                                 plificado e esquemático.                                                                                                 logia,  atuando  num  mercado  de



           —   Atividades associativas.                                                                                                                                                                                                                      trabalho  instável  e altamente com­


           —   Intervenções  em  incidentes                                                                                         A conclusão de tudo o que foi apre­                                                                                      petitivo,  conduza  à  criação  de  um


                    críticos.                                                                                                       sentado  até agora  nos  parece  bas­                                                                                    super-departamento  de  Recursos

                                                                                                                                    tante  evidente:  cada  atividade  ou                                                                                    Humanos,  integrando todas as ati­



                                                                                                                                    função da área de Recursos Huma­                                                                                         vidades  da  área,  cuja estrutura se­
           D.3. Produto
                                                                                                                                    nos  não  pode  ser concebida  isola­                                                                                   ja adequada para atender aos desa­


                                                                                                                                   damente  mas  em  termos  de  sua                                                                                         fios do futuro.
           —  Aumento  da  motivação  (redução



                    de  turn-over,  absentismo,  au­


                    mento da produtividade).


           —   Melhoria do clima organizacional.                                                                                                                                                      UM  yOQf\Q  UIMW-lfiCA







           D. 4. Interfaces







           —   Empregados.



          —  Chefias.


          —   Recrutamento e Seleção.


          —  Treinamento.



          —  Cargos e salários.


          —   Benefícios.



          —  Avaliação de desempenho.


          —  Atividades inter-organizacionais.







          E. Subsistema Desligamento de Em­


          pregados







          E. 1. Insumos





          —   Pedidos de demissão por interes­



                   se da empresa.


          —   Empregados demissinários.


           —  Tecnologia.







          E.2. Processo






           —   Entrevista de desligamento.


           —   Pesquisa de causas de turn-over.







           E.3. Produto




                                                                                                                                                                             —  <«rv’ / U;**/»
           —   Relatórios de demissão.                                                                                                                                          •  »»«MUI


           —   Empregados demitidos.
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