Page 67 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
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i n f o r m e e c o n ô m i c o
Periodo de limitação de preços - direções comerciais
LUIS RICARDO PEIXOTO
NIN PRATES
Bacharel em Ciências Contábeis e Adm inis
trativas peia UEG (1970/72). Exerceu a função
de assistente adjunto do antigo Conselho
Nacional de Telecomunicaç&es — CONTEL
e no M inistério das Comunicações — DENTEL
(1966/71). Trabalhou na CONSULTEL - Con
sultoria e Projetos de Telecomunicações de
1971 a 1972. ano em que se transferiu para
a EM BRATEL onde atualm ente exerce a fun-
ç io de C hefe de D ivisêo de A n á lise Co
m ercial.
1 0 modelo de desenvolvimento guns resultados projetados foram implacavel facilidades, as expansões, os critérios tarifários
mente corroídos por acréscimos exagerudos de e de vendas, todas previamente selecionadas
Ainda estão sendo dificultosamonte digeridas
nos meios empresariais do setor de telecomuni custos operacionais, ou quando se comprovou o através de minuciosos estudos mercadológicos.
cações as recentes medidas governamentais do incapacidade de manutenção do ritmo de ox 2. A luta pela rentabilidade
flagradas na área econômica, o® quais, através ponsão por limitações industriais. Durante o que se convenciona chamar "Período
de cortes nos planos de investimentos e da Por outro Indo, talvez o Modelo estivesse apenas de Limitação do Preços", o maior desafio em
limitação dos reajustes tarifários, aparentemonte precisando do uma melhor acuidade em relação presarial consiste em manter a rentabilidade
atingiram de forma violenta o ritmo do oxpansflo A realidade nacional o a constatação disso tenha originalmente projetada, sem o recurso dos
de um setor considorado estratégico. motivado uma tentativa de corToção do algumas grandes investimentos.
distorções do planejamento consideradas dema
Enquanto procura-se os motivos de tal devasta siado "otimistas" do ponto de vista econômico. No setor de telecomunicações, o ciclo de repo
dora incursão, aguarda se com expectativa uma sição dos investimentos está correlacionado
reavaliação dos objetivos e metas setoriais, ao Se renlmonto esto foi« linha adotada, aguarda se com uma capacidade limitada de geração de
mesmo tempo em que se trata de adotar algu como resposta um comportamento de cunho lucros, usando se ainda, como fontes de recur
mas diretrizes básicas do emergência, exigidas mais profissional no estabelecimento das novas sos adicionais praticamente "sem retorno", o
diante da situação configurada. motas, talvez agora mais aproximadas das ne autofinanciamento e o Fundo Nacional de Tele
cessidades do mercado e dentro de limitações
A revisão e negociação com os fabricantes dos financeiras mais realistas impostas pelo próprio comunicações. A captação de recursos através
prazos contratuais dos equipamentos já com Modelo. da aplicação de uma política tarifária realística
promissados, o congelamento de novos contra vinha se constituindo no principal ponto de
tos, as alterações das previsões orçamentárias Para isso, entanto, seria necessária uma cons apoio do Modelo, até então francamente pres
e as recomendações para a diminuição dos cientização geral da necessidade de se abando tigiado pela área econômica governamental,
custos operacionais, são alguns exemplos dessas nar a atual ótica de oferta ainda predominante com medidas que iam desde a concessão de
diretrizes, já em fase de aplicação. no setor, através da qual o foco da'tunção em reajustes tarifários quase que semestrais, até a
presarial se concentra basicamente na produção autorização para a aplicação de taxas de depre
0 estabelecimento das novas metas em bases
(implantação/expansão), levando as empresas a ciação aceleradas.
realistas, entretanto, exigirá um esforço adicio assumir uma atitude eminentemente passiva em
nal relacionado com a quantificação exata de relação ao mercado. Especificamente no que se refere à EMBRATEL,
todas as variáveis atuantes sobre o Modelo Eco está, provavelmente por representar a grande
nômico adotado para o setor, e com a interpre É fundamental considerar que o Modelo apoia- geradora de recursos do setor e por não contar
tação precisa da forma de atuação empresarial se na potencialidade de comercialização dos ccm recursos do tipo "autofinanciamento", foi-
dentro do mesmo. próprios serviços oferecidos, realçando assim a lhe permitido manter uma Taxa de Retorno su
importância das atividades de marketing no seu perior à medida do setor nos três últimos exer
Somente agora se constata, por exemplo, que desenvolvimento. cícios.
embora esse modelo baseio-se numa forma de
exploração caracterizada já a algum tempo como Esses aspectos evidenciam a necessidade de se Essa situação, como era de se esperar, fica
monopólio estatal, o próprio governo, movido antecipar a implantação no setor da ótica de também seriamente comprometida a partir
por interesses transcendentes ao setor, pode demanda, enfoque que norteia todas as ativida deste exercício com os cortes de investimentos
sacrificar seus resultados neste, aparecendo des comerciais do pós-guerra e através do qual e com a limitação dos reajustes tarifários de
como limitador de preços paro o mercado ou todas as decisões gerenciais são coordenadas alguns de seus serviços.
como limitador da produção, om função exclusiva das necessidades do mer A situação genérica pode ser facilmente vislum
cado e da exploração plena .de sua3 potencia
A persistência dessas medidas, entretanto, che brada no gráfico a seguir, onde se verifica os
ga a comprometer a continuidade do atual lidades. efeitos da interferência direta sobre a curva da
Modelo do Crescimento Autosustentado, o qual, Somente a partir da consolidação desse enfo demanda estabelecendo limites de preços.
è bom que se diga, já vinha sofrendo alguns que 6 que se poderá pensar no estabelecimento
arranhões a partir do momento em que o sistema de uma "Política Comercial" para o setor, na Observa se que a limitação de preços ao alterar
de autofinanciamento "esbarrou” nos Iimite9 do qual se defina harmoniosamente as diretrizes a curva da demanda (Receita Média) diminui a
poder aquisitivo de algumas regiões, quando al futuras do investimentos em novos serviços e área de lucro original configurada pelo retângulo