Page 69 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
P. 69

A partir daí assume importância vital  a concei-                                                                       pansâo  de  serviços  deveria  contemplar  uma                                                                              —  melhoria da penetração;


      tuação de "Investimento Comercial", que repre­                                                                         verba  especificamente  destinada  a  prévios                                                                                —  aumento da  "Gama  de  Facilidades"  (falsas,


       senta toda e qualquer importância gasta em ati­                                                                        estudos de  mercado,  vinculada  talvez aos pró­                                                                           complementares, dirigidas);

       vidades de marketing como pesquisa de merca­                                                                           prios  investimentos,  criando  meios  para  o  de­                                                                         —  procura de novos clientes (prescrição,  publi­


       do, estudos de  viabilidade  econômica,  promo­                                                                        senvolvimento efetivo de atividades que venham                                                                             cidade, relações públicas).


       ção e publicidade, as quais representam efetivo                                                                        viabilizar futuramente a implantação do própno

       retomo de capital a curto ou a médio Drazo.                                                                            projeto.                                                                                                                   b) através de estudos dos serviços:

                                                                                                                                                                                                                                                         —  denominações apropriadas;



       Assim, como hoje em dia as verbas de promo­                                                                            3.3 —  A  Influência  da  Atividade  de  Marketing                                                                         —  composição  da  Gama  (Grupo  de  Unidades

       ção e publicidade jâ são via-de-regra expressas                                                                                                                                                                                                   ou Pacotes);
                                                                                                                              Considerando-se  que  a  definição  de  marketing                                                                          —  eficiência e qualidade.
       em percentuais das vendas e plenamente justi­                                                                          pela ótica da demanda significa: "O conjunto di­

       ficadas como "investimentos"  imprescindíveis,


       da mesma forma o são os estudos de mercado                                                                             nâmico de todas as atividades comerciais que,                                                                             3? direção: Ofertar Novos Serviços


       e viabilidade  econômica  num  conceito  seme­                                                                         partindo  do conhecimento do  usuário,  tendem                                                                            Exige profundos estudos mercadológicos no di­

       lhante ao atualmente empregado em relação aos                                                                          a dirigir os serviços atuais ou novos serviços em                                                                         mensionamento dos "espaços vazios", caracte­


       projetos técnicos.                                                                                                     direção ao mercado", trataremos de mostrar as                                                                             rísticas do  usuário,  do serviço,  preços,  custos,
                                                                                                                              áreas  onde  se  fazem  sentir  com  maior  impor­


       Por um  enfoque  bastante  profissional,  toda  a                                                                      tância  as  atividades  comerciais  numa  empresa                                                                         qualidades, taxa de retorno.


       abertura de  um  projeto  de  implantação  ou  ex-                                                                     explorada de serviços de telecomunicações.                                                                                                                     T X R ^ T X R a



                                                                                                                                                                                                                                                        Taxa de Retorno nova deve ser maior do que a


                                                                                                                                                                                                                                                         média da empresa. Viabilidade econômica.
                                             Esquema  da atuação comercial




                                                                                                                                                                                                                                                        4? direção:  Aumentar a  Escala  de  Produção a

                                                                                                                                                                                                                                                        Custos Médios Mais Baixos




                                                                                                                                                                                                                                                        Exige  o  dimensionamento  dos  novos  custos  e

                                                                                                                                                                                                                                                        receitas, a definição do "ponto ótimo" de atua­


                                                                                                                                                                                                                                                        ção em função da demanda que deve estar cla­

                                                                                                                                                                                                                                                        ramente delineada




                                                                                                                                                                                                                                                                                               C M i< C M A



                                                                                                                                                                                                                                                        Observa se neste caso a  importância da limita­

                                                                                                                                                                                                                                                        ção dos preços que nâo podem ser alterados.





                                                                                                                                                                                                                                                        5. “ direção: Melhorar a Produtividade



                                                                                                                                                                                                                                                        Entendendo-se  assim  a  melhoria  da  eficiência


                                                                                                                                                                                                                                                        do gestão operacional sobre os índices de apro­

                                                                                                                                                                                                                                                        veitamento de tráfego, qualidade e custos.




                                                                                                                                                                                                                                                        Não implica em alterar a escala de produção,  e

                                                                                                                                                                                                                                                        sim tirar o máximo desta.                                                                                   ,



                                                                                                                                                                                                                                                        Esta  solução praticamente se iguala com a  1f.


                                                                                                                                                                                                                                                        Direção em termos de resultados a curto prazos


                                                                                                                                                                                                                                                        sem as desvantagens daquela.





                                                                                                                                                                                                                                                       A  solução ideal a  curto prazo consiste em au­

                                                                                                                                                                                                                                                       mentar a produtividade  diminuindo  os  custos


                                                                                                                                                                                                                                                       supérf/uos  e  aumentando  a  eficiência  opera-

                                                                                                                                                                                                                                                       cional.                                                                           .                          I






                                                                                                                                                                                                                                                       6. Os Indicadores do desempenho com ercial



                                                                                                                                                                                                                                                       Estabelecida  a  érea  de  atuação  e  as  direções


                                                                                                                                                                                                                                                       comerciais  resta  definir  os  indicadores  do  de­

                                                                                                                                                                                                                                                       sempenho comercial, de forma resumida, posto


                                                                                                                                                                                                                                                       que estes podem se extender em grande número.



     0 esquema de atuação comercial  demonstra  o                                                                            4.  A conquista do mercado                                                                                                Partindo dos campos de atuação teríamos:


     envolvimento  direto  das  atividades  comerciais
                                                                                                                             Dimensionados  os  objetivos,  estabelecidas  as

     da seguinte forma:                                                                                                      metas e diretrizes e delimitado o campo de atua­



     o) sobre os investimentos:                                                                                              ção gerencial no "Período de Limitação de Pre­

                                                                                                                             ços",  cabe  pesquisar  um  pouco  mais  a  fundo
      -  através dos estudos de mercado da viabilida­                                                                       as possíveis direções a serem tomadas no esta­


     de econômica  com  o  dimensionamento  das                                                                              belecimento  da  política  comercial  da  empresa.                                                                                                         P O T tN C U L  P I  THAfÇOO

     taxas de retomo obtidas através da comparação                                                                                                                                                                                                                                                                           TRArrco


     das cargas tarifárias de cada  investimento com                                                                         1* direção: Diminuir os Hustos de Exploração

     seu potencial de tráfego e preço;


      -  a atividade comercial neste estágio deve ter                                                                       Trata-se  sem  dúvida  nenhuma  da  medida  de


     seu custo considerado como investimento como                                                                           mais curto alcance entre todas as que se ofere­                                                                                                              rOTÜVClAV Pt WECPTA                  «kstta

     jé comentamos.                                                                                                         cerem. Deve ser, no entanto, trabalhada cuidado­

                                                                                                                            samente,  pois  pode  apresentar  as  seguintes

     b) sobre os custos operacionais:                                                                                                                                                                                                                         INVUT».
                                                                                                                            desvantagens:                                                                                                                     M W TO S


          com o  controle  dos  custos  operacionais  e                                                                     —  diminuir a qualidade dos serviços;


     comerciais,  estos  últimos  representados  pela                                                                       —  diminuir a oferta;

     Promoção, Publicidade e Estudos de Mercado.                                                                            —  introduzir reflexos sociais negativos.



     cl sobre o tráfego/facilídados:
                                                                                                                           2? direção: Incrementar a Utilização dos Serviços


          com a determinação das "unidades de tarifa-
                                                                                                                            Ê  a  direção  na  qual  se  torna  imprescindível  a
     çío" que propiciem o melhor "rendimento"  do                                                                          atuação  da  Area  Comercial,  posto  que  devem                                                                                                              TAXA  Dt

     mercado, dentro das necessidades deste.
                                                                                                                           ser esgotadas as seguintes hipóteses:


     d) sobre a receita operacional:
                                                                                                                           a) através de estudos do mercado:

          coro a determinação das tarifas para cada ti­                                                                     —  melhoria da posição competitiva;


     po de unidade de tarifação oferecida, dentro dos                                                                       —  incremento do consumo pela criação de no­

    critérios do preço e custo.                                                                                            vas "utilidades";
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74