Page 69 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
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A partir daí assume importância vital a concei- pansâo de serviços deveria contemplar uma — melhoria da penetração;
tuação de "Investimento Comercial", que repre verba especificamente destinada a prévios — aumento da "Gama de Facilidades" (falsas,
senta toda e qualquer importância gasta em ati estudos de mercado, vinculada talvez aos pró complementares, dirigidas);
vidades de marketing como pesquisa de merca prios investimentos, criando meios para o de — procura de novos clientes (prescrição, publi
do, estudos de viabilidade econômica, promo senvolvimento efetivo de atividades que venham cidade, relações públicas).
ção e publicidade, as quais representam efetivo viabilizar futuramente a implantação do própno
retomo de capital a curto ou a médio Drazo. projeto. b) através de estudos dos serviços:
— denominações apropriadas;
Assim, como hoje em dia as verbas de promo 3.3 — A Influência da Atividade de Marketing — composição da Gama (Grupo de Unidades
ção e publicidade jâ são via-de-regra expressas ou Pacotes);
Considerando-se que a definição de marketing — eficiência e qualidade.
em percentuais das vendas e plenamente justi pela ótica da demanda significa: "O conjunto di
ficadas como "investimentos" imprescindíveis,
da mesma forma o são os estudos de mercado nâmico de todas as atividades comerciais que, 3? direção: Ofertar Novos Serviços
e viabilidade econômica num conceito seme partindo do conhecimento do usuário, tendem Exige profundos estudos mercadológicos no di
lhante ao atualmente empregado em relação aos a dirigir os serviços atuais ou novos serviços em mensionamento dos "espaços vazios", caracte
projetos técnicos. direção ao mercado", trataremos de mostrar as rísticas do usuário, do serviço, preços, custos,
áreas onde se fazem sentir com maior impor
Por um enfoque bastante profissional, toda a tância as atividades comerciais numa empresa qualidades, taxa de retorno.
abertura de um projeto de implantação ou ex- explorada de serviços de telecomunicações. T X R ^ T X R a
Taxa de Retorno nova deve ser maior do que a
média da empresa. Viabilidade econômica.
Esquema da atuação comercial
4? direção: Aumentar a Escala de Produção a
Custos Médios Mais Baixos
Exige o dimensionamento dos novos custos e
receitas, a definição do "ponto ótimo" de atua
ção em função da demanda que deve estar cla
ramente delineada
C M i< C M A
Observa se neste caso a importância da limita
ção dos preços que nâo podem ser alterados.
5. “ direção: Melhorar a Produtividade
Entendendo-se assim a melhoria da eficiência
do gestão operacional sobre os índices de apro
veitamento de tráfego, qualidade e custos.
Não implica em alterar a escala de produção, e
sim tirar o máximo desta. ,
Esta solução praticamente se iguala com a 1f.
Direção em termos de resultados a curto prazos
sem as desvantagens daquela.
A solução ideal a curto prazo consiste em au
mentar a produtividade diminuindo os custos
supérf/uos e aumentando a eficiência opera-
cional. . I
6. Os Indicadores do desempenho com ercial
Estabelecida a érea de atuação e as direções
comerciais resta definir os indicadores do de
sempenho comercial, de forma resumida, posto
que estes podem se extender em grande número.
0 esquema de atuação comercial demonstra o 4. A conquista do mercado Partindo dos campos de atuação teríamos:
envolvimento direto das atividades comerciais
Dimensionados os objetivos, estabelecidas as
da seguinte forma: metas e diretrizes e delimitado o campo de atua
o) sobre os investimentos: ção gerencial no "Período de Limitação de Pre
ços", cabe pesquisar um pouco mais a fundo
- através dos estudos de mercado da viabilida as possíveis direções a serem tomadas no esta
de econômica com o dimensionamento das belecimento da política comercial da empresa. P O T tN C U L P I THAfÇOO
taxas de retomo obtidas através da comparação TRArrco
das cargas tarifárias de cada investimento com 1* direção: Diminuir os Hustos de Exploração
seu potencial de tráfego e preço;
- a atividade comercial neste estágio deve ter Trata-se sem dúvida nenhuma da medida de
seu custo considerado como investimento como mais curto alcance entre todas as que se ofere rOTÜVClAV Pt WECPTA «kstta
jé comentamos. cerem. Deve ser, no entanto, trabalhada cuidado
samente, pois pode apresentar as seguintes
b) sobre os custos operacionais: INVUT».
desvantagens: M W TO S
com o controle dos custos operacionais e — diminuir a qualidade dos serviços;
comerciais, estos últimos representados pela — diminuir a oferta;
Promoção, Publicidade e Estudos de Mercado. — introduzir reflexos sociais negativos.
cl sobre o tráfego/facilídados:
2? direção: Incrementar a Utilização dos Serviços
com a determinação das "unidades de tarifa-
Ê a direção na qual se torna imprescindível a
çío" que propiciem o melhor "rendimento" do atuação da Area Comercial, posto que devem TAXA Dt
mercado, dentro das necessidades deste.
ser esgotadas as seguintes hipóteses:
d) sobre a receita operacional:
a) através de estudos do mercado:
coro a determinação das tarifas para cada ti — melhoria da posição competitiva;
po de unidade de tarifação oferecida, dentro dos — incremento do consumo pela criação de no
critérios do preço e custo. vas "utilidades";