Page 68 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
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formado pela projeção do ponto em que RMg = Constata-se assim que quando o governo limita Assim, verifica-se que o "ônus" tarifário decor
CMg sobre RM e sobre o eixo dos preços. os preços dos serviços (tarifas), há uma diminui rente dos investimentos já atinge a quase 50%
ção no lucro da empresa que é transferido ao do custo tarifário.
A limitação do crescimento da RM pela interfe
usuário, até que haja uma adaptação desta à
rência governamental estreita essa projeção, a Essa constatação torna crítica uma análise so
qual só pode ser alterada através de uma dimi nova situação. bre os investimentos e introduz o conceito dos
nuição de custos ou do aumento de produção, A partir daí podem ser estabelecidas as bases investimentos gravosos (ou passivos), tais como:
situações em que o prejuízo inicial poderia ser das diretrizes gerenciais para enfrentar o "Perío
sensivelmente amortizado. do de Limitação de Preços". — os que não produzem unidades de tarifação;
— os que introduzem custos tarifários marginais
superiores às receitas marginais;
— os que concorrem com investimentos efetua
dos em serviços mais rentáveis;
— os que possuem taxa de retorno inferior à
média da empresa;
— os que introduzem dificuldades operacionais
ou comerciais.
T %
Um avanço na análise crítica dos investimentos
leva-nos*a passar pelo conceito de carga de
infraestrutura (CgINF), que correlaciona os Cr$
investidos em infraestrutura com o total de Cr$
investidos.
INF
CgINF
ÍNV
Uma evolução do CgINF nos moldes abaixo,
indica que:
a) a empresa opera em escala de produção su-
perdimensionada;
b) a empresa opera a custos tarifários crescen
tes e elevados;
c) a empresa não possui um planejamento inte
grado das áreas de implantação e comercial.
Evolução de CgINF:
CgINF 1973 1974 1975 1976
Õ27 Õ28 Õ39 Õ 4 Í
A situação configurada de crescente aumento
da carga de infraestrutura indica que a empresa
deve evitar investir em serviços que contribuam
para aumentá-la ainda mais e orientar seus in
Como o setor de telecomunicações praticamen Opções Gerenciais vestimentos para expansões dirigidas que per
te ainda não se utiliza de recursos captados jun mitam a sua diluição,
— admitir os custos operacionais;
to ao mercado de capitais (o autofinanciamento A principal orientação gerencial no entanto, no
ó compulsório), o conceito de lucro está relacio — incrementar a utilização dos serviços;
— aumentar a escala do produção a custos mé campo dos investimentos, está relacionada
nado com o ritmo de crescimento o esto com a
dios mais baixos; com o conceito da taxa de retorno, através da
capacidade de geração de recursos próprios qual serão selecionados qualitativamente aque
destinados à reinvorsâo nos serviços. — ofortar novos serviços do maior rentabilidade;
les que atendam aos interesses de maior renta
A manutenção da rentabilidade do empresa bilidade.
O lucro seria, portanto, o principal objetivo em durante o "Período do Limitação do Preços"
presarial, se não existissom por dentro do pró está relacionada com a sua capacidade do adap
prio Modelo mecanismos do componsaçflo de tação á novo situação do mercado. TXr = MOL
resultados entro as emprosos do Grupo, como
IR
por exemplo o percentual de repartição do rocei 3. O campo do atuação gerencial
tas da Telefonia Nacional.
3.1 — 0 "Custo" dos Investimentos O primeiro passo consiste em estabelecer a
taxa de retorno, ou o eido de renovação dos
Dentro do esquema restaria aponas admitir que No sotor de telecomunicações o custo tarifário é
o lucro passa a vir a ser pre-ostabelecido pora fortomonto influenciado polos custos de capital investimentos que se deseje para a empresa co
cada empresa. A partir daí teríamos então: + depreciações, ambos função direta dos in mo um todo e a partir daí comparar as opções
vestimentos. de novos investimentos com a taxa de retorno
Objetivo Empresarial global da empresa, estabelecendo uma priorida
A situação em média apresenta a seguinte con de em função da taxa de retorno específica de
— manutenção da rentabilidade. figuração: cada um.
É importante considerar que esta taxa de retor
no está amplamente relacionada com a curva
de demanda especificamente traçada para o
serviço através de estudos comerciais.
Ressalta-se assim a fundamental importância de
ITENS DO CUS TO TARIFÁRIO % DOS INVÉS 77MENTOS REMUNERA VE/S uma viabilidade econômica abrangendo os
12%
Remuneração do Investimento aspectos mercadológicos voltados para a área
± 1%
Remuneração Cap. Movimento de preços (tarifas), permitindo a introdução de
Deprecidção + 18% uma política de expansão ativa orientada em
função do mercado.
Demais Desp. de Exploração 31 %N.
36% ^ 46% 3 . 2 — 0 Conceito de " Investimento Comerciai'
6 7 % -^
Demonstrada a importância ao custo dos inves
timentos sobre as tarifas e destas sobre o mer
cado, o circuito se fecha se considerarmos que
na ótica de demanda o mercado deve "coman-
' dar" a produção.