Page 68 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1977
P. 68

formado pela projeção do ponto em que RMg  =                                                                               Constata-se assim que quando o governo limita                                                                               Assim, verifica-se que o "ônus" tarifário decor­

           CMg sobre RM e sobre o eixo dos preços.                                                                                   os preços dos serviços (tarifas), há uma diminui­                                                                            rente dos investimentos já atinge a quase 50%


                                                                                                                                     ção  no  lucro  da  empresa  que  é  transferido  ao                                                                         do custo tarifário.
           A limitação do crescimento da  RM pela  interfe­
                                                                                                                                     usuário,  até  que  haja  uma  adaptação  desta  à
           rência  governamental  estreita  essa  projeção,  a                                                                                                                                                                                                    Essa  constatação torna  crítica  uma  análise so­


           qual só  pode ser alterada através de  uma  dimi­                                                                         nova situação.                                                                                                               bre os investimentos e introduz o conceito dos

           nuição de  custos ou  do aumento de produção,                                                                             A  partir  daí  podem  ser  estabelecidas  as  bases                                                                         investimentos gravosos (ou passivos), tais como:


           situações  em  que  o  prejuízo  inicial  poderia  ser                                                                    das diretrizes gerenciais para enfrentar o "Perío­


          sensivelmente amortizado.                                                                                                  do de Limitação de Preços".                                                                                                  —  os que não produzem unidades de tarifação;
                                                                                                                                                                                                                                                                  —  os que introduzem custos tarifários marginais


                                                                                                                                                                                                                                                                 superiores às receitas marginais;

                                                                                                                                                                                                                                                                  —  os que concorrem com investimentos efetua­


                                                                                                                                                                                                                                                                 dos em serviços mais rentáveis;


                                                                                                                                                                                                                                                                  —  os  que  possuem  taxa  de  retorno  inferior à

                                                                                                                                                                                                                                                                 média da empresa;


                                                                                                                                                                                                                                                                  —  os que introduzem dificuldades operacionais

                                                                                                                                                                                                                                                                 ou comerciais.

                                                                                                                                                                                                                                                                                T              %

                                                                                                                                                                                                                                                                 Um avanço na análise crítica dos investimentos

                                                                                                                                                                                                                                                                 leva-nos*a  passar  pelo  conceito  de  carga  de


                                                                                                                                                                                                                                                                 infraestrutura  (CgINF), que correlaciona os Cr$

                                                                                                                                                                                                                                                                 investidos em infraestrutura com o total de Cr$


                                                                                                                                                                                                                                                                 investidos.




                                                                                                                                                                                                                                                                                          INF
                                                                                                                                                                                                                                                                 CgINF

                                                                                                                                                                                                                                                                                         ÍNV




                                                                                                                                                                                                                                                                 Uma  evolução  do  CgINF  nos  moldes abaixo,


                                                                                                                                                                                                                                                                 indica que:



                                                                                                                                                                                                                                                                 a) a  empresa  opera  em escala de produção su-

                                                                                                                                                                                                                                                                 perdimensionada;


                                                                                                                                                                                                                                                                 b)  a empresa opera a  custos tarifários crescen­


                                                                                                                                                                                                                                                                 tes e elevados;

                                                                                                                                                                                                                                                                 c)  a empresa não possui um planejamento inte­


                                                                                                                                                                                                                                                                 grado das áreas de implantação e comercial.



                                                                                                                                                                                                                                                                 Evolução de CgINF:






                                                                                                                                                                                                                                                                 CgINF  1973  1974  1975  1976




                                                                                                                                                                                                                                                                                     Õ27  Õ28  Õ39  Õ 4 Í



                                                                                                                                                                                                                                                                 A  situação  configurada  de  crescente aumento

                                                                                                                                                                                                                                                                 da carga de infraestrutura indica que a empresa


                                                                                                                                                                                                                                                                 deve evitar investir em serviços que contribuam


                                                                                                                                                                                                                                                                 para  aumentá-la  ainda  mais e  orientar seus in­


           Como o setor de telecomunicações praticamen­                                                                              Opções Gerenciais                                                                                                           vestimentos  para  expansões  dirigidas que per­


           te ainda não se utiliza de recursos captados jun­                                                                                                                                                                                                     mitam a sua diluição,
                                                                                                                                      —  admitir os custos operacionais;
           to ao mercado de capitais (o autofinanciamento                                                                                                                                                                                                        A  principal orientação gerencial no entanto, no


           ó compulsório), o conceito de lucro está relacio­                                                                          —  incrementar a utilização dos serviços;
                                                                                                                                      —  aumentar a escala do produção a custos mé­                                                                              campo  dos  investimentos,  está  relacionada
           nado com o ritmo de crescimento o esto com a
                                                                                                                                     dios mais baixos;                                                                                                           com  o conceito  da  taxa  de retorno,  através da
           capacidade  de  geração  de  recursos  próprios                                                                                                                                                                                                       qual  serão selecionados qualitativamente aque­


           destinados à reinvorsâo nos serviços.                                                                                      —  ofortar novos serviços do maior rentabilidade;
                                                                                                                                                                                                                                                                 les que atendam aos interesses de maior renta­
                                                                                                                                     A  manutenção  da  rentabilidade  do  empresa                                                                               bilidade.

           O lucro seria,  portanto,  o principal objetivo em                                                                        durante  o  "Período  do  Limitação  do  Preços"

           presarial,  se  não  existissom  por dentro do  pró                                                                       está relacionada com a sua capacidade do adap­


          prio  Modelo  mecanismos  do  componsaçflo  de                                                                             tação á novo situação do mercado.                                                                                           TXr  =  MOL


          resultados  entro  as  emprosos  do  Grupo,  como
                                                                                                                                                                                                                                                                                    IR
          por exemplo o percentual de repartição do rocei                                                                           3.  O campo do atuação gerencial


          tas da Telefonia Nacional.
                                                                                                                                    3.1  —  0  "Custo" dos Investimentos                                                                                         O  primeiro  passo  consiste  em  estabelecer a

                                                                                                                                                                                                                                                                 taxa  de  retorno,  ou  o  eido  de  renovação dos
          Dentro do esquema restaria aponas admitir que                                                                              No sotor de telecomunicações o custo tarifário é

          o  lucro  passa  a  vir  a  ser  pre-ostabelecido  pora                                                                    fortomonto influenciado polos custos de capital                                                                             investimentos que se deseje para a empresa co­


         cada empresa. A partir daí teríamos então:                                                                                   +  depreciações,  ambos  função  direta  dos  in­                                                                          mo  um todo e a  partir daí comparar as opções


                                                                                                                                    vestimentos.                                                                                                                 de  novos  investimentos  com  a  taxa de retorno

         Objetivo Empresarial                                                                                                                                                                                                                                    global da empresa, estabelecendo uma priorida­

                                                                                                                                    A situação em média apresenta a seguinte con­                                                                                de em função da  taxa  de retorno específica de

         —  manutenção da rentabilidade.                                                                                            figuração:                                                                                                                   cada um.




                                                                                                                                                                                                                                                                 É importante considerar que esta taxa de retor­

                                                                                                                                                                                                                                                                 no  está  amplamente  relacionada  com  a  curva


                                                                                                                                                                                                                                                                 de  demanda  especificamente  traçada  para  o


                                                                                                                                                                                                                                                                 serviço através de estudos comerciais.



                                                                                                                                                                                                                                                                 Ressalta-se assim a fundamental importância de
                ITENS DO CUS TO TARIFÁRIO                                                                                             % DOS INVÉS 77MENTOS REMUNERA VE/S                                                                                         uma  viabilidade  econômica  abrangendo  os


                                                                                                                                              12%
                        Remuneração do Investimento                                                                                                                                                                                                              aspectos  mercadológicos  voltados  para  a  área
                                                                                                                                        ±  1%
                        Remuneração Cap. Movimento                                                                                                                                                                                                               de  preços  (tarifas),  permitindo a introdução de


                       Deprecidção                                                                                                      +  18%                                                                                                                   uma  política  de  expansão  ativa  orientada  em

                                                                                                                                                                                                                                                                 função do mercado.


                       Demais Desp. de Exploração                                                                                            31 %N.


                                                                                                                                             36%  ^                          46%                                                                                 3 . 2 —         0  Conceito de " Investimento Comerciai'

                                                                                                                                             6 7 % -^
                                                                                                                                                                                                                                                                 Demonstrada a importância ao custo dos inves­

                                                                                                                                                                                                                                                                 timentos sobre as tarifas e destas sobre o mer­


                                                                                                                                                                                                                                                                 cado,  o circuito se fecha se considerarmos que


                                                                                                                                                                                                                                                                 na ótica de demanda o mercado deve "coman-


                                                                                                                                                                                                                                                              ' dar" a produção.
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73