Page 25 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 25

criatividade  e  bom  senso,  há  a  pos­                                                                           certo  valor quanto  no  preço  da  marca                                                                                   Mais  uma  vez  o  comportamento  do



       sibilidade  de  se  formular  um  bom                                                                               relativamente  à  concorrência,  o  con­                                                                                    mercado telefônico  é  diferente.  Como


       questionário.                                                                                                      sumidor  procederá  a  modificação  nos                                                                                      já  foi  dito,  a  concessão  para  a  ex­




       Entrevistadores:  Em  grande  parte,  o                                                                             seus  hábitos  de  compras  e  de  con­                                                                                     ploração  do  serviço  telefônico  é  ex­



       resultado de uma pesquisa depende da                                                                                sumo.                                                                                                                       clusiva  e a  legislação  vigente  não  per­


       atuação  dos  entrevistadores.                                                                Eles                                                                                                                                              mite  a  formação  de  outra  conces­
                                                                                                                           Confrontados esses  conceitos  de  livre

       devem  ser  selecionados  de  acordo                                                                                                                                                                                                            sionária,  caso  o  serviço  torne  se  de­
                                                                                                                           iniciativa  e  liberdade  de  escolha  para

        com  os  objetivos  da  pesquisa.  Para                                                                            consumo  de  qualquer  produto,  no                                                                                         ficiente.  Há,  no  entanto,  outras  ma­



       tanto,  na  seleção,  alguns  requisitos                                                                                                                                                                                                        neiras para se manter, e mesmo desen
                                                                                                                           mercado telefônico,  o  comportamento

        pessoais devem ser observados:                                                                                                                                                                                                                 volver, o interesse do usuário  pelo  ser­
                                                                                                                           do  usuário  terá  que  ser  diferente.  Em

                                                                                                                                                                                                                                                       viço telefônico  prestado.  Podem  fazê-
         -   idade: variando  entre 20  e 30  anos;                                                                        primeiro lugar, a exploração do serviço

                                                                                                                                                                                                                                                       lo,  desenvolvendo  e  aprimorando  o
                                                                                                                           telefônico é  de  concessão  exclusiva  e,
         -   residência:  sempre  que  possível,                                                                                                                                                                                                       serviço  tanto  horizontal  quanto  ver­

                                                                                                                           como  tal,  o  usuário  não  tem  poder  de
        deve  residir  na  área  em  que  deverá                                                                                                                                                                                                       ticalmente.  Podemos  citar  algumas

                                                                                                                           escolha.  Desde  que  precise  desse  ser­
        fazer  a  pesquisa;                                                                                                                                                                                                                            dessas  providências:

                                                                                                                            viço  terá  que  submeter-se  às  condi­

         -   aparência:  devem  ser  levadas  em                                                                            ções vigentes.  Além  de  pagar  mensal­                                                                                    —  aprimorar  o  atendimento  ao  pú­



         conta  as  características  físicas,  a                                                                            mente  uma  taxa  pelo  uso  do  serviço                                                                                   blico,  encurtando  os  prazos  de  ins­



         maneira de se vestir e de se comunicar,                                                                            telefônico, o usuário ainda terá que dar                                                                                   talação de telefones de expansão e os



         para que impressione favoravelmente à                                                                              uma  participação  financeira  à  Com­                                                                                     prazos  de  reparação  dos  já  em  uso;


         primeira  vista;                                                                                                   panhia  que  lhe  presta  o  serviço.  O                                                                                    —  manter o usuário informado  de sua




          -  adaptabilidade:  devem  ser  suficien­                                                                         preço  é  um  fator  importante  na  de­                                                                                   situação de acionista, desenvolvendo o



         temente  flexíveis,  pois  deverão  en­                                                                            cisão  do  consumo  ou  do  uso  e  limita                                                                                 relacionamento                                      sociedade/acionista;



         trevistar  pessoas  de  diferentes  tipos;                                                                          essa  possibilidade  àqueles  que,  no


                                                                                                                             mercado,  efetivamente  tem  possi­                                                                                        —  oferecer  serviços  especiais  como
          -   experiência:  não  ê  essencial,  uma                                                                                                                                                                                                    hora  certa,  despertador,  programas

                                                                                                                             bilidade  financeira  suficiente.  Se  con­
          vez  que  deverá  ser  submetido  a                                                                                                                                                                                                          de  cinemas  e  outros  similares;

                                                                                                                             frontarmos  as  tabelas  do  preço  de
          treinamento especializado.  Deve ter al­
                                                                                                                             auto  financiamento  vigentes  no  4?                                                                                      —  fazer  campanhas  de  instalação  de
          ta capacidade  de  assimilação;

                                                                                                                             trimestre de  1974 com os do 4? trimes­                                                                                   extensões com instalação de aparelhos


           -   habilidade:  é  fundamental.  Da                                                                              tre de  1976, verificamos que os preços                                                                                   coloridos;


           habilidade de  conduzir  uma  entrevista                                                                          praticamente duplicaram. Ainda assim,                                                                                      —  oferecer  a  instalação  de  pinos,



           dependerá  o  resultado  das  inform a­                                                                           na  escala  de  preferência  do  uso  de
                                                                                                                                                                                                                                                        chaves  e  campainhas  para  maior

           ções.                                                                                                              bens  duráveis,  a  preforência  pelo  ser­
                                                                                                                                                                                                                                                        comodidade  do  usuário;


           Tabulação e análise dos dados: Dada a                                                                             viço telefônico aumentou de 28%  para                                                                                      —  fazer  promoções  de  um  segundo



           grande quantidade de dados coletados                                                                               37%,
                                                                                                                                                                                                                                                        telefone  por ocasião do  dia  das  mães,
           é recomendável  que  a  tabulação  das                                                                             Apesar  da  crescente  evolução  dos                                                                                     dia  dos  pais.  Nata! e  outras  datas  de



            respostas seja feita mediante utilização                                                                          preços  e  dadas  as  condições  próprias



            de CPD. Se isto  não for  possível,  uma                                                                          do  usuário  telefônico  participar  finan­                                                                               significação;


            equipe  grande  de  pessoas  se  faz                                                                              ceiramente  dos  Planos  de  Expansão,                                                                                    —  oferecer  o  segundo  telefone  ao



            necessária  e o tempo  disponível  deve                                                                           tornando-se  acionista  da  Companhia,                                                                                    público jovem, de uso exclusivo, visan­



            ser grande, o  que  nem  sempre  è  pos­                                                                          ele  tem  recebido  retornos  de  seu  in­                                                                                do  a  fixação  do  seu  "status";


            sível.  Mecanicamente,  a  análise  dos                                                                           vestimento,  ao  longo  do  tempo.                                                                                         —  oferecer  estudos  especiais  a  em­



            dados  consiste  em  se  efetuar  testes                                                                          Aqueles  usuários  que  se  tornaram                                                                                      presas,  visando  uma  melhor  ade­


            estatísticos  para  se  verificar  a  con­                                                                        acionistas  de  nossa  Empresa  em                                                                                        quação  de  seu  equipamento,  me­



            fiabilidade  ou  não  dos  resultados  ob­                                                                        dezembro  de  1963,  mediante  a  inte-                                                                                   lhorando  a  qualidade  de  seu  serviço.



             tidos.                                                                                                           gralização de Cr$  1.000,00,  em  dezem­


                                                                                                                              bro                  de               1976                    estavam                             com

             IV -   Preços                                                                                                                                                                                                                              VI  —  Planejamento da
                                                                                                                               Cr$  14.110,00  em  dividendos.                                                                      Em
                                                                                                                                                                                                                                                         comercialização

             Um dos fatores  mais  importantes  que                                                                           aproxim adam ente  13  anos,  cada
                                                                                                                                                                                                                                                         Até  o  presente  estágio  de  nosso


             determina  a  escolha  de  uma  deter­                                                                            Cr$  1.000,00  aplicados  no  início  do
                                                                                                                                                                                                                                                         trabalho  procuramos  descrever,  de

             minada marca de um  produto  por  seu                                                                             período,  deu  um  resultado  acumulado
                                                                                                                                                                                                                                                         forma  não  muito detalhada,  diferentes

             consumidor  consiste  em  identificar  a                                                                         da  ordem  de  Cr$ 65.000,00  a  cada
                                                                                                                                                                                                                                                         situações com que  nos deparamos em

             qualidade específica do produto.  Essas                                                                          acionista.
                                                                                                                                                                                                                                                         empresas  telefônicas,  tanto  interna

             qualidades  são  sugeridas  através  de                                                                                                                                                                                                     como  externamente.



             campanhas  de  publicidade  em  com­                                                                              V  —  Aperfeiçoam ento do produto

                                                                                                                                                                                                                                                         O  comportamento  do  ser  humano,  a
              petição  com  outras  marcas.  Obtida  a



              preferência, o consumidor se  dispõe  a                                                                          Para  que  um  fabricante  mantenha  a                                                                                    identificação  de  suas  necessidades  e



              pagar um certo preço  pelo valor que a                                                                           marca  de seu  produto  é  essencial  que                                                                                 as  formas  de  satisfazê-las  são  estu­



              marca  preferida  do  produto  selecio­                                                                          conserve  em  funcionamento  a  en­                                                                                       dadas  com  mais  intensidade  nos  dias


              nado  representa  para  si.  Além  disso,                                                                        grenagem   da  com ercialização  da                                                                                       que  correm,  desenvolvendo  técnicas



              habitua-se à relação de  preços entre a                                                                          própria  marca  original.  Uma  boa  regra                                                                                 mais  sofisticadas  de  motivação  com

                                                                                                                                                                                                                                                         vistas  ao  bem-estar  individual.
              sua marca favorita e as outras  marcas                                                                           para manter-se no mercado é a de que



              da mesma classe  de  produtos.  Se,  no                                                                          'Vale  mais  fazer  concorrência  a  si                                                                                    A  determinação  do  mercado  usuário



              entanto, ocorrerem  modificações  com                                                                            próprio do que um outro concorrente o                                                                                      está  perfeitamente  definido  quanto  à


              frequência, tanto  na  atribuição  de  um                                                                        faca".                                                                                                                     delimitação  geográfica,  mas,  pouco
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30