Page 23 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 23

Na  área  de  concessão  da  CTBC  fi­                                                                              quadro  a  seguir,  figura  2 .1 ,  temos  a                                                                                  mentos  necessários  para  a  determi



     zemos  urna  pesquisa  mercadológica                                                                                identificação  dos  principais  itens  de                                                                                     nação do  mercado.  Definida  urna  tec


     em 1975 e outra recentemente, em  fins                                                                              bens  que  podem  disputar  as  priori­                                                                                       nologia  que  adotamos  para  o  desen­



     de 1976, para a obtenção e atualização                                                                              dades de aquisição na mesma  faixa  do                                                                                       volvimento  desse  trabalho  çrn  nossa



     dos  informes  necessários.  Assim,  no                                                                             uso  telefônico.                                                                                                              Companhia  e,  tendo concluído  que  se



                                                                                                                                                                                                                                                       fazia  necessário  conhecer  o  mercado



                                                                                                                                                                                                                                                       global  de  nossa  atuação,  obtivemos

          Escala de Preferência na área da CTBC
                                                                                                                                                                                                                                                       diversos  cadastros  que  contêm  uma



                                                                                                                                                                     Dados om porcentagem                                                              série  de  informações.  Esses  cadastros



                                                                                                                                                                                                                                                       são  os  seguintes:

           Item                                                                                       Pesquisa 1975                                                         Pesquisa 1976
      I        ----------------------  - -
      L



                                                                                          Possuem                           Pretendem                               Possuem                          Pretendem                                         Cadastro  imobiliário'.  Os  cadastros



          Geladeira.                                                                         99,0                                    0,6                               99,3                                   0.3                                     imobiliários  são  obtidos  junto  ás


          Televisor                                                                                                                                                                                                                                    Prefeituras Municipais.  Depois de  con­


           (preto/branco)                                                                     94,0                                   8 .0 *                            94,7                                 11,0                                       frontarmos  uma  série  de  informações


           Televisor a cor                                                                    16,0                                 33,0*                               44,0                                39,0  *                                    obtidas  por  pesquisas  mercadológicas


           Máquina de Lavar                                                                   55.0                                 15,0                                61,0                                 11,0


           Telefone                                                                           28,0                                 11,0                                37,0                                 19,0                                      com os dados fornecidos  pelos cadas­


           Automóvel                                                                          41,0                                 32,0                                49,0                                29,6 *                                     tros imobiliários  concluímos  pela  com-


                                                                                                                                                                                                                                                       patibilização  de  seu  uso.  0   custo  por


        * Inclusive uma segunda  unidade                                                                                                                                                                                                               metro  quadrado  de  área  construída



                                                                                                                                                                                                                                                       representa  a  somatória  das  avaliações


        Num  intervalo  de  tempo  de  aproxi­                                                                             pretendem,  aumentou                                                        em              aproxi­                         do  imóvel  quanto  ao  padrão,  locali­


        madamente  um  ano  e  meio  (tempo                                                                                madamente  50%.  Isto  se  deve  à  ins­                                                                                    zação e benfeitoria pública.  Dos  dados



        que  medeia  as  duas  pesquisas),  ti­                                                                            talação  e  operação  de  novo  Plano  de                                                                                  contidos nesse cadastro, os que são de



        vemos  alterações  acentuadas  na                                                                                  Expansão  e  à  aproximação  cada  vez                                                                                      interesse  para  os estudos  do  mercado


        preferência  de  alguns  bens.  Ainda  as­                                                                         maior  entre a  Companhia  e  o  usuário.                                                                                   de  telefonia  são  os  seguintes:



        sim,  apesar  de  uma  evolução  satis­



         fatória,  a  preferência  por  serviço  te­                                                                        Por  outro  lado,  na  pesquisa  referida,                                                                                 Identificação:


         lefônico  tem  uma  participação  rela                                                                            apuramos também a destinação do or                                                                                           —  zona



         tivamente  modesta.  A  porcentagem                                                                                çamento  familiar.  O  resultado  está                                                                                     —  sotor



         dos que  possuem  telefone  e  dos  que                                                                           apresentado  na  figura  2 .2 .                                                                                             —  quadra



                                                                                                                                                                                                                                                       —  lote


                                                                                                                                                                                                                                                        —  sub  lote


             Orçamento familiar na área da CTBC

                                                                                                                                                                                                                                                       Localização:


                                                                                                                                                                         Dado» om porcentagem
                                                                                                                                                                                                                                                        —  endereço



              Tipos de Gasto                                                                               Pesquisa 1975                                                        Pesquisa  em  1978                                                      —  número


                                                                                                                                                                                                                                                        —  complemento
              Alimentação                                                                                               32,0                                                                        34,9


               Domicilio                                                                                               24.0                                                                         22,0                                               Características  do  imóvel:


              Transporte                                                                                                11.0                                                                        12,1


              Gastos diversos  (vestuário,                                                                                                                                                                                                              —  padrão


              educação,  gastos                                                                                                                                                                                                                         —  uso  a  que  se  destina

               pessoais,  saúde                                                                                                                                                                                                                         —  área


               e recreação)                                                                                             15,3                                                                        11,0                                                —  valor


               Outros                                                                                                     7.8                                                                         8,0

               Renda Discricionária                                                                                       9,9               .                                                       12,0                                                Melhoramentos:





                                                                                                                                                                                                                                                        —  públicos


                                                                                                                                                                                                                                                        —  particulares
            Para se obter  a  estratificação  do  mer­                                                                       to,  bastante  subjetivos,  do  ser  hu­



            cado  potencialmente  apto  a  ser  con­                                                                          mano.  O  "homem econômico" ordena


            quistado para o uso telefônico  e,  con­                                                                          o  seu  consumo,  avaliando  cuidado­                                                                                     Cadastro fiscal:  Esse cadastro também



            siderando o valor de uma prestação de                                                                             samente cada compra  na  busca de ob­                                                                                     é  obtido  junto  às  Prefeituras  Muni­



            auto-financiamento  para  um  telefone                                                                            ter  o  máximo  de  satisfações.  Dada                                                                                    cipais  e  nos  dâ  meios  de  carac­


            residencial em 36 meses,  válido  para  o                                                                         subjetividade e  a  possibilidade  de  uma                                                                                terizar  o  tipo  do  imóvel,  visando  a



            4? trimestre  de  1976,  a  renda  discri­                                                                        mudança  mais  ou  menos  rápida  de                                                                                      quantificação  dos  tipos  de  telefones


            cionária  deve  corresponder  a  6,5                                                                              comportamento,  torna-se  sumamente                                                                                       necessários, como residenciais, comer­



            salários  mínimos.  A  população  com                                                                             difícil,  se  não  impossível,  sabermos  se                                                                              ciais, industriais, repartição pública. Os

                                      f
            renda  familiar  abaixo  desse  valor                                                                             realmente  distribuímos  a  nossa  renda                                                                                  dados  básicos  utilizados  são  os  se­



            mínimo não teria capacidade financeira                                                                            da  melhor  maneira.                                                                                                      guintes:



            para se habilitar ao uso de um telefone,
                                                                                                                              A  escala  dos  bens  e  as  necessidades                                                                                 Identificação:

            sem que as suas  condições  e  hábitos
                                                                                                                              futuras  deveriam  ser  conhecidas  para                                                                                   —  inscrição fiscal

            de  vida  sofressem  reformulações  ou,
                                                                                                                              uma  tomada  de  decisões  de  compra
            obtivessem  novas  fontes  de  renda.                                                                                                                                                                                                        Localização:
                                                                                                                              racional.



            0   fator renda, não sendo o único  a  ser                                                                                                                                                                                                   —  endereço


            levado  em  conta  no  mercado,  acusa                                                                            Feitas  essas  considerações,  podemos                                                                                     —  número



            também os reflexos do comportamen­                                                                                avaliar  a  complexidade  dos  procedi­                                                                                    —  complemento
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28