Page 27 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
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Uma vez quantificado o  plano  de  ven­                                                                           cela  de  pessoas  não  se  habilitava  ao                                                                                  discricionária.  Além de despertar a  sua


         das,  estào  disponíveis  os  subsídios                                                                           telefone  por  razões  várias.  Ou  não                                                                                     preferência,  deve  a  publicidade  tarn



         para  se  programar  as  formas  de  co­                                                                          tinha  tempo  para  fazê-lo,  não  tinha                                                                                    bêm transmitir as vantagens que o ser


         mercialização  e  os  gastos  correspon­                                                                          conhecimento  do  plano  de  expansão,                                                                                      viço telefónico traz.  Uma pessoa assim



         dentes que podem ser  realizados.  Nor­                                                                           ou  não  possuía  meios  de  locomoção                                                                                      motivada  é  potencialmente  um  com ­



          malmente, e de acordo com o ramo de                                                                               para  fazê-lo.  Visando  desenvolver  o                                                                                    prador  quando  em  contato  com  a


          atividade,  a  verba  destinada  para  as                                                                         sistema,  são  contratadas  moças,  não                                                                                    Companhia, fato esse muito mais difícil



          despesas com comercialização  corres­                                                                             classificadas como  "vendedoras",  mas                                                                                     quando esse evento ainda não ocorreu.


          ponde  a  uma  porcentagem  do  valor                                                                             sim  como  motivadoras  do  uso  e  da                                                                                     O  planejamento  e  a  seleção  dos  veí­



          total que se pretende arrecadar com as                                                                            necessidade  do  serviço  telefônico.                                                                                      culos  de  publicidade  que  atendem  às



           vendas. Da mesma forma, esse percen­                                                                              Para  a  sua  eficiência,  um  bom  serviço                                                                                necessidades  da  Companhia  devem


           tual pode  ser  aumentado  a  proporção                                                                           de apoio deve ser organizado e consis­



           que a  empresa  tem  a  necessidade  de                                                                           te  no  seguinte:                                                                                                         ser  cuidadosamente  elaborados,  pois



           acelerar  a  comercialização  de  seu                                                                                                                                                                                                        não  adianta  termos  a  melhor  men­


           produto.  No  nosso  caso,  incluindo  os                                                                          —  transporte:  para  as  áreas  em  que                                                                                  sagem  se  não  conseguirmos  atingir  o



           custos  externos  e  os  internamente                                                                             devem  trabalhar  e  deve  ser  feito  por                                                                                 mercado.  Teoricamente,  o  veículo



            realizados  pela  Companhia,  para  a                                                                            veículos  da  empresa,  devidamente                                                                                        ideal  é  aquele  que  atinge  o  maior


            comercialização                                      realizada                              ató                   identificados;                                                                                                            número  de  usuários  por  um  menor

                                                                                                                                                                                                                                                        custo.  A  medida  dessa  eficiência  é
            31.12.1976, o gasto médio por terminal                                                                             —  mala  direta:  remetida  com  ante­



            foi de Cr$  121,67.  Se mantivéssemos o                                                                           cedência,  constitui-se  num  folheto                                                                                     difícil e por vezes subjetiva. A vista dis­


            procedimento  anterior,  pagando  5%                                                                              que  contêm  todas  as  informações                                                                                       to, em nossa  Companhia  temos  usado



            de  comissão  por  terminal  comercia­                                                                             necessárias  e  úteis  para  a  comercia­                                                                                diversos  veículos,  dependendo  da



            lizado,  esse  valor  médio  subiria  para                                                                         lização,  tais  como:  preços,  condições                                                                                campanha,  com  graduação  diferen­


             mais de  Cr$ 600,00.                                                                                              de  pagamento,  prazos  de  instalação  e                                                                                ciada  de  cada  um  deles.  Os  veículos

                                                                                                                                                                                                                                                        tradicionalmente  utilizados  são  os

                                                                                                                               documentos  necessários  para  a  ins­
             Formas de comercialização: Até recen­                                                                                                                                                                                                      seguintes:

                                                                                                                               crição;
             temente,  quando  ainda  não  havia
                                                                                                                                                                                                                                                         —  jornal

             nenhuma  preocupação  com  a  comer­                                                                               —  uniform es:  padronizados  para
                                                                                                                                                                                                                                                         —  rádio

              cialização do uso do telefone,  nenhum                                                                           facilitar  a  identificação  das  moças
                                                                                                                                                                                                                                                         —  cinema

              esforço  era  feito.  Eram  mantidos                                                                              visitantes;
                                                                                                                                                                                                                                                         —  mala  direta
              apenas postos fixos para receberem as                                                                             —  treinamento: adoquado  para  que as                                                                                   —  televisão.



              inscrições  daqueles  pretendentes  que                                                                           informações  a  serem  prestadas  sejam



              procuravam  a  Companhia.  Esse                                                                                   corretas e precisas, calcado no aspecto


              procedimento  é  suficientem ente
                                                                                                                                de  motivação  para  o  uso  do  serviço

              eficiente  quando  a  comercialização  é                                                                          telefônico;



               feita  em  área  de  demanda  reprimida,
                                                                                                                                 —  locais a visitar: extraídos dos cadas­
               bastando  apenas  um  anúncio  co­

                                                                                                                                tros  de  demanda  localizada  e  que  an­
               municando  a  oferta  de  terminais.  Jâ,                                                                                                                                                                                                    Fábrica

                                                                                                                                teriormente  receberam  a  mala  direta.
               quando  o  atendimento  do  mercado



               atingir  uma  situação  de  equilíbrio,                                                                           Publicidade:  Ela  é  um  dos  componen­                                                                                   da SIEMENS


               outros procedimentos precisam ser as­                                                                            tes de  marketing  de grande  eficiência,                                                                                   recebe nigerianos



               sumidos.  Gradativamente  passamos  a                                                                             ao ponto de, por vezes, ouvir-se a afir­



               utilizar  outras  formas  de  comerciali­                                                                         mativa de que ela é fator determinante


               zação:                                                                                                            da demanda.  Na  realidade,  ela faz  par­                                                                                Com  o  objetivo  de  mostrar  o  desenvolvi­


                                                                                                                                 te  de  uma  série  de  fatores  que  con­                                                                                mento  da  indústria  nacional,  o  governo
                -   postos  fixos:  funcionam  basica­                                                                                                                                                                                                     brasileiro  convidou  19  engenheiros  nige­

                                                                                                                                 tribuem  para  que  se  tenha  resultados
               mente  apoiados  em  uma  propaganda                                                                                                                                                                                                        rianos  especialistas  em  telefonia,  para  uma
                                                                                                                                 positivos  em  uma  comercialização.                                                                                      visita ao nosso país,  onde, a TELEMIG,  sob
               agressiva,  exaltando  os  potenciais

                                                                                                                                 Para  se  maximizar  a  eficiência,  ê  re­                                                                               os auspícios da TELEBRÁS, fez realizar cur­
               usuários  a  procurarem  os  postos  de                                                                                                                                                                                                     so  introdutório  às  telecomunicações  no
                                                                                                                                 comendável  que  a  propaganda  seja
               venda e a se inscreverem  no  plano  de                                                                                                                                                                                                     Brasil.

                                                                                                                                 orientada  por  profissionais  competen­                                                                                                                                                                                           t  I
               expansão.  Esse sistema  é ineficiente  a                                                                                                                                                                                                   Além  disso,  o  programa  de  recepção  aos

                                                                                                                                 tes, com formação especializada e com
               proporção  que  certas  áreas  não  são                                                                                                                                                                                                     engenheiros  previu  também;  antes  do  re­
                                                                                                                                 condições  de  aplicar  as  técnicas  mais
               atingidas pelos meios de comunicação,                                                                                                                                                                                                       gresso à  Nigéria,  uma série de visitas a em­

                                                                                                                                 convenientes  e  eficientes.  Desta  for­                                                                                 presas  do  setor,  incluindo  a  fábrica  de
               ou estes são  de  baixa  penetração;

                                                                                                                                 ma,  para  cada  situação,  haverá  um                                                                                    telecomunicações da SIEMENS em Curitiba,



                -   unidades  volantes:  este  sistema  é                                                                        processo  cuidadosamente  elaborado,                                                                                      onde os visitantes puderam conhecer toda a

                                                                                                                                                                                                                                                           linha  de  produção,  além  do  Centro  de
               aplicável em áreas de  baixa  densidade                                                                           levando  em  conta  de  como  anunciar,
                                                                                                                                                                                                                                                           Treinamento  Werner  von  Siemens.

                populacional,  onde  não  se  justifica  a                                                                      que mensagem  utilizar,  qual  o veículo,

                                                                                                                                                                                                                                                           A  TELEPAR  —                                    Telecomunicações  d o »
               instalação de  um  posto  fixo.  Da  mes­                                                                        a que custo e qual o retorno esperado.

                                                                                                                                                                                                                                                           Paraná S.A.  —  recepcionou os engenheiros
               ma maneira,  é  eficiente  em  áreas  de
                                                                                                                                Apesar  de  o  serviço  telefônico  ser  de                                                                                com a apresentação de audiovisual demons­
               difícil  acesso  dos  meios  de  comuni­                                                                                                                                                                                                    trando  os  bons  resultados  obtidos  com  a

                                                                                                                                exploração exclusiva,  cada  mensagem
               cação.                                                                                                                                                                                                                                      adoção de equipamentos  SIEMENS,  levan­
                                                                                                                                de  publicidade trava  no  mercado  uma                                                                                    do-os, a seguir para conhecerem as centrais


                -  porta*a-porta:  este  sistema                                                             foi                verdadeira  batalha  com  a  publicidade                                                                                   10.000E  de  Jesuíno  e  Água  Verde,  que;



               desenvolvido  em  função  de  infor­                                                                             de  outros  produtos,  visando  conquis­                                                                                   deram  a  Curitiba  o  privilégio  de  ser  a  pri­


               mações  colhidas  em  pesquisas  mer­                                                                            tar a preferência daquelas pessoas que                                                                                     meira  cidade  brasileira  a  possuir  telefone  a


                                                                                                                                                                                                                                                           teclado.                                                                                                 i
               cadológicas. Foi apurado que uma par­                                                                            estão  propensas a  aplicar  a  sua  renda
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