Page 27 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 27
Uma vez quantificado o plano de ven cela de pessoas não se habilitava ao discricionária. Além de despertar a sua
das, estào disponíveis os subsídios telefone por razões várias. Ou não preferência, deve a publicidade tarn
para se programar as formas de co tinha tempo para fazê-lo, não tinha bêm transmitir as vantagens que o ser
mercialização e os gastos correspon conhecimento do plano de expansão, viço telefónico traz. Uma pessoa assim
dentes que podem ser realizados. Nor ou não possuía meios de locomoção motivada é potencialmente um com
malmente, e de acordo com o ramo de para fazê-lo. Visando desenvolver o prador quando em contato com a
atividade, a verba destinada para as sistema, são contratadas moças, não Companhia, fato esse muito mais difícil
despesas com comercialização corres classificadas como "vendedoras", mas quando esse evento ainda não ocorreu.
ponde a uma porcentagem do valor sim como motivadoras do uso e da O planejamento e a seleção dos veí
total que se pretende arrecadar com as necessidade do serviço telefônico. culos de publicidade que atendem às
vendas. Da mesma forma, esse percen Para a sua eficiência, um bom serviço necessidades da Companhia devem
tual pode ser aumentado a proporção de apoio deve ser organizado e consis
que a empresa tem a necessidade de te no seguinte: ser cuidadosamente elaborados, pois
acelerar a comercialização de seu não adianta termos a melhor men
produto. No nosso caso, incluindo os — transporte: para as áreas em que sagem se não conseguirmos atingir o
custos externos e os internamente devem trabalhar e deve ser feito por mercado. Teoricamente, o veículo
realizados pela Companhia, para a veículos da empresa, devidamente ideal é aquele que atinge o maior
comercialização realizada ató identificados; número de usuários por um menor
custo. A medida dessa eficiência é
31.12.1976, o gasto médio por terminal — mala direta: remetida com ante
foi de Cr$ 121,67. Se mantivéssemos o cedência, constitui-se num folheto difícil e por vezes subjetiva. A vista dis
procedimento anterior, pagando 5% que contêm todas as informações to, em nossa Companhia temos usado
de comissão por terminal comercia necessárias e úteis para a comercia diversos veículos, dependendo da
lizado, esse valor médio subiria para lização, tais como: preços, condições campanha, com graduação diferen
mais de Cr$ 600,00. de pagamento, prazos de instalação e ciada de cada um deles. Os veículos
tradicionalmente utilizados são os
documentos necessários para a ins
Formas de comercialização: Até recen seguintes:
crição;
temente, quando ainda não havia
— jornal
nenhuma preocupação com a comer — uniform es: padronizados para
— rádio
cialização do uso do telefone, nenhum facilitar a identificação das moças
— cinema
esforço era feito. Eram mantidos visitantes;
— mala direta
apenas postos fixos para receberem as — treinamento: adoquado para que as — televisão.
inscrições daqueles pretendentes que informações a serem prestadas sejam
procuravam a Companhia. Esse corretas e precisas, calcado no aspecto
procedimento é suficientem ente
de motivação para o uso do serviço
eficiente quando a comercialização é telefônico;
feita em área de demanda reprimida,
— locais a visitar: extraídos dos cadas
bastando apenas um anúncio co
tros de demanda localizada e que an
municando a oferta de terminais. Jâ, Fábrica
teriormente receberam a mala direta.
quando o atendimento do mercado
atingir uma situação de equilíbrio, Publicidade: Ela é um dos componen da SIEMENS
outros procedimentos precisam ser as tes de marketing de grande eficiência, recebe nigerianos
sumidos. Gradativamente passamos a ao ponto de, por vezes, ouvir-se a afir
utilizar outras formas de comerciali mativa de que ela é fator determinante
zação: da demanda. Na realidade, ela faz par Com o objetivo de mostrar o desenvolvi
te de uma série de fatores que con mento da indústria nacional, o governo
- postos fixos: funcionam basica brasileiro convidou 19 engenheiros nige
tribuem para que se tenha resultados
mente apoiados em uma propaganda rianos especialistas em telefonia, para uma
positivos em uma comercialização. visita ao nosso país, onde, a TELEMIG, sob
agressiva, exaltando os potenciais
Para se maximizar a eficiência, ê re os auspícios da TELEBRÁS, fez realizar cur
usuários a procurarem os postos de so introdutório às telecomunicações no
comendável que a propaganda seja
venda e a se inscreverem no plano de Brasil.
orientada por profissionais competen t I
expansão. Esse sistema é ineficiente a Além disso, o programa de recepção aos
tes, com formação especializada e com
proporção que certas áreas não são engenheiros previu também; antes do re
condições de aplicar as técnicas mais
atingidas pelos meios de comunicação, gresso à Nigéria, uma série de visitas a em
convenientes e eficientes. Desta for presas do setor, incluindo a fábrica de
ou estes são de baixa penetração;
ma, para cada situação, haverá um telecomunicações da SIEMENS em Curitiba,
- unidades volantes: este sistema é processo cuidadosamente elaborado, onde os visitantes puderam conhecer toda a
linha de produção, além do Centro de
aplicável em áreas de baixa densidade levando em conta de como anunciar,
Treinamento Werner von Siemens.
populacional, onde não se justifica a que mensagem utilizar, qual o veículo,
A TELEPAR — Telecomunicações d o »
instalação de um posto fixo. Da mes a que custo e qual o retorno esperado.
Paraná S.A. — recepcionou os engenheiros
ma maneira, é eficiente em áreas de
Apesar de o serviço telefônico ser de com a apresentação de audiovisual demons
difícil acesso dos meios de comuni trando os bons resultados obtidos com a
exploração exclusiva, cada mensagem
cação. adoção de equipamentos SIEMENS, levan
de publicidade trava no mercado uma do-os, a seguir para conhecerem as centrais
- porta*a-porta: este sistema foi verdadeira batalha com a publicidade 10.000E de Jesuíno e Água Verde, que;
desenvolvido em função de infor de outros produtos, visando conquis deram a Curitiba o privilégio de ser a pri
mações colhidas em pesquisas mer tar a preferência daquelas pessoas que meira cidade brasileira a possuir telefone a
teclado. i
cadológicas. Foi apurado que uma par estão propensas a aplicar a sua renda