Page 22 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 22

As  necessidades  fisiológicas  são                                                                                         capacidade  que  a  pessoa  tem  para  in­                                                                                   panhia  junto  ao  público  usuário ^



              apresentadas  no  alto  da  hierarquia,                                                                                     duzir  o  comportamento  ou  de  influir                                                                                     potencial,  introduzimos  a  aplicação



              uma vez que elas têm a força mais alta,                                                                                     neste, é o poder. 0   indivíduo  capaz  de                                                                                   das várias técnicas de marketing: yen.


              até  que  sejam  satisfeitas  de  algum                                                                                    influir no comportamento de outro  por                                                                                        das,  pesquisas  e publicidade.



              modo.  Elas representam a necessidade                                                                                      causa  de sua  posição  na  organização,



              do alimento, roupa e abrigo.  A  medida                                                                                    tem  uma  posição  de  poder,  enquanto                                                                                       I I —  Determinação do mercado


              que  estas  necessidades  não  estejam                                                                                     que  um  indivíduo  que  obtêm  sua  in­



              satisfeitas,  muito  provavelmente  o                                                                                      fluência através de sua  personalidade e
                                                                                                                                                                                                                                                                       Em               qualquer  ramo  da  atividade

              homem  não  encontra  motivação  para                                                                                      de  seu  comportamento,  tem  poder                                                                                           econômica é necessário conhecer-se o


              desviar  as  suas  atividades  e  os  seus                                                                                 pessoal.                                                                                                                      mercado  em  que  se  vai  atuar.  Muito



              recursos  para  buscar  a  satisfação  de
                                                                                                                                                                                                                                                                       freqüentemente  é  entendido  que  a

             outras  necessidades.  No  entanto,  o                                                                                      Ao  final  da  escala  das  necessidades
                                                                                                                                                                                                                                                                       renda representa o único determinante
             contrário  acontece  à  medida  que  as                                                                                     humanas,  após a  satisfação  adequada
                                                                                                                                                                                                                                                                       da  demanda  do  mercado,  quando na

              necessidades são satisfeitas ou  mesmo                                                                                     das necessidades de estima, tornam-se
                                                                                                                                                                                                                                                                       realidade se sabe que há outros fatores

             saciadas,  desenvolvendo-se  a  moti­                                                                                       mais  intensas  as  de  auto-realização.
                                                                                                                                                                                                                                                                       intervenientes.  0   ser  humano  tem
             vação  para  o  atendimento  de  outras,                                                                                    Elas  correspondem  à  necessidade  de
                                                                                                                                                                                                                                                                      necessidádes diferenciadas que sofrem

             em  toda  a  hierarquia.                                                                                                    realizar  o  máximo  de  potencial  indi­
                                                                                                                                                                                                                                                                      influências  de  aspectos  motivacionais

                                                                                                                                         vidual,  qualquer que seja  ele,  havendo
             As necessidades de segurança passam                                                                                                                                                                                                                      diversos.  Assim  sendo,  no  campo de

                                                                                                                                         a  associação  do  conceito  de  com­
             a  ser  preponderantes  quando  as  fi­                                                                                                                                                                                                                  nossa  atividade,  o  que  pretendemos

                                                                                                                                         petência  e  de  realização.
             siológicas  estiverem  atendidas  e  elas                                                                                                                                                                                                                ter definido com a maior presteza pos­



             estão  ligadas  à  preservação.  Não  há                                                                                    Se  nós  nos detivéssemos  num  estudo                                                                                       sível é a demanda telefônica. Tentando



             apenas  uma  preocupação  com  a                                                                                            profundo  e  amplo,  poderíamos  veri­                                                                                       conceituá-la,  dizemos que a  "Deman­


             necessidade de se estar livre  do  medo,                                                                                   ficar  que  há  uma  diversificação  de                                                                                       da  Telefônica  representa  uma  pro­



             do  perigo  físico  e  de  privações  no                                                                                   necessidades  humanas  a  serem  aten­                                                                                        gramação para identificar a quantidade



             presente,  mas também,  no  futuro.  Es­                                                                                   didas,  as quais se  acentuam a  propor­                                                                                      de terminais telefônicos que a conces­


             sas  necessidades  aparecem  sob  duas                                                                                     ção  que  elas  são  submetidas  a                                                                                           sionária  deve  colocar  à  disposição,



             formas:  conscientes,  quando  são  bas­                                                                                   fatores  motivacionais.  Trazendo  esta                                                                                      para  atender  pretendentes  usuários


             tante  evidentes,  destacando  exage-                                                                                      imagem  para  o  campo  do  serviço                                                                                          que tenham o desejo, a necessidade e



             radamente o motivo de segurança.  Re­                                                                                      telefônico deparamo-nos com a neces­                                                                                         a  capacidade  de  adquirir  o  uso  tele­


             presentam a existência de planos com­                                                                                      sidade  de  quantificarmos  as  pessoas                                                                                      fônico a uma determinada condição de



             plexos de vantagens,  planos de saúde,                                                                                     que  potencialmente  possam  ser  can­                                                                                       preço".



             de  seguro  de  vida  ou  aposentadoria.                                                                                   didatos  ao  uso  do  telefone.  Eventual­


             São  inconscientes  quando  de  difícil                                                                                    mente,  o  número  de  pessoas  que                                                                                          As  determinantes  de  demanda,  com­



             identificação,  podendo  aparecer  em                                                                                      tenham  o  desejo  de  usar  o  serviço                                                                                      patíveis  com  fatores  de  marketing,


             crianças  cujos  pais  são  superpro-                                                                                      telefônico  seja  maior  do  que  aqueles                                                                                    levam  em  consideração  diversos  fa



             tetores.                                                                                                                   que  realmente  possam  fazer  o  uso                                                                                        tores para avaliar as oportunidades de

                                                                                                                                                                                                                                                                     mercado.

            As  necessidades  sociais  aparecerão                                                                                      dele, dentro das condições de hoje.  Es­                                                                                       #



            como  dominantes  quando  as  ante­                                                                                         tas pessoas assim  consideradas  e  que                                                                                      E  indubitável que a renda do usuário é



            riores estiverem satisfeitas. 0  homem é                                                                                   constituem   o  provável  mercado                                                                                             um fator prepoderante na apuração da


           um  ser  social  e,  como  tal,  ele  tem  a                                                                                usuário  podem  ser  aumentadas  ou                                                                                           demanda.  Ela  è  apurada  a  partir  de



           necessidade  de  participar  de  vários                                                                                     diminuídas em  função  de  movimentos                                                                                         pesquisas  mercadológicas  e  com­



           grupos  e  ser  aceito  por  t  >tos.  Por                                                                                  migratórios  e  de  crescimentos  ve-                                                                                         plementada  com  tratamentos  estatís­


           vezes,  em  locais  de  trabalho,  a  neces­                                                                                getativos locais, provocando mutações                                                                                         ticos  para  a  obtenção  dos  resultados



          sidade de  sociabitídade  nem  sempre  é                                                                                     no  mercado  usuário.  Além  deste  mer­                                                                                      desejados  e  necessários.  Assim,  para



          bem aceita, uma vez que pode levar as                                                                                        cado, há que ser considerado o comér­                                                                                         se  dimensionar  a  capacidade de com­


          pessoas a uma queda de produtividade                                                                                         cio,  a  indústria,  o  serviço  público  e                                                                                   prar,  torna-se  necessário  conhecer a



         durante  os  períodos  de  trabalho.                                                                                          todas as atividades econômicas  atuan­                                                                                        magnitude  da  renda  disponível  e  da


                                                                                                                                       tes, tudo isto,  para finalmente obter-se                                                                                     renda  discricionária.  A  importância da

         A necessidade seguinte a satisfazer é a
                                                                                                                                       o  dim ensionam ento  do  m ercado                                                                                            renda  disponível  está  na  fixação  da
         de estima. Quase todas as pessoas têm

                                                                                                                                       usuário global em  potencial  do  serviço                                                                                     capacidade de cobrir os gastos fixos e
         a  necessidade  de  elevada  valorização
                                                                                                                                       telefônico.                                                                                                                   os básicos para a sobrevivência dos in­

        de  si  mesmas,  mas  firmemente  ba­                                                                                                                                                                                                                        divíduos  e  de  suas  famílias.  A  renda



        seadas  na  realidade.  A  satisfação  de                                                                                      Diante dessas  considerações  iniciais  e                                                                                    discricionária  corresponde  à  diferença


        tais realidades provoca sentimentos de                                                                                        diante  do  comportamento  gerencial                                                                                          entre  a  renda  total  e  a  disponível.  A



        auto-confiança, prestígio,  poder e con­                                                                                      em  nossa  Empresa,  assumido  no  ano                                                                                         partir dela é que o ser humano passa a



       trole.  Hoje  em  dia,  o  motivo  do  pres­                                                                                   de  1973,  mediante  o  qual  todo  o  mer­                                                                                    raciocinar em  poupança, ou  então, na



       tígio  torna-se  cada  vez  mais  evidente                                                                                     cado  usuário  devesse  ser  servido  por                                                                                     aquisição  de  bens  duráveis.  Outra vez


       em  nossa  sociedade  pois,  cada  vez                                                                                         um  eficiente  serviço  telefônico,  con­                                                                                     a  pesquisa  mercadológica  se  faz



       mais,  passamos  para  uma  sociedade                                                                                          cluímos  fazer-se  necessária  uma  es­                                                                                       presente  para  se apurar no mercado o



      de  classe  média.  0   comportamento                                                                                          truturação  organizacional  adequada                                                                                           comportamento do ser humano, com o



      humano  está  cada  vez  mais  voltado                                                                                         para  o  seu  atendimento.  A  partir  daí,                                                                                    objetivo de obter duas  informações: a)



      para,  individualmente,  "não ficar  atrás                                                                                     objetivando  o  estímulo  da  comer­                                                                                           a  escala  de  preferência  dos  bens



      dos  outros".  Muito  ao  contrário,  se                                                                                       cialização  dos  Planos  de  Expansão  de                                                                                      duráveis  adquiridos  com  a  renda  dis­



     fosse  possível,  o  desejo  é  o de  estar  à                                                                                  terminais  telefônicos  e  a  conseqüente                                                                                      cricionária;  b)  os  tipos  de  gastos


     frente  dos  outros.  Por  outro  lado,  a                                                                                      assimilação  dos  serviços  da  Com-                                                                                           realizados  com  o  orçamento  familiar.
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27