Page 22 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
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As necessidades fisiológicas são capacidade que a pessoa tem para in panhia junto ao público usuário ^
apresentadas no alto da hierarquia, duzir o comportamento ou de influir potencial, introduzimos a aplicação
uma vez que elas têm a força mais alta, neste, é o poder. 0 indivíduo capaz de das várias técnicas de marketing: yen.
até que sejam satisfeitas de algum influir no comportamento de outro por das, pesquisas e publicidade.
modo. Elas representam a necessidade causa de sua posição na organização,
do alimento, roupa e abrigo. A medida tem uma posição de poder, enquanto I I — Determinação do mercado
que estas necessidades não estejam que um indivíduo que obtêm sua in
satisfeitas, muito provavelmente o fluência através de sua personalidade e
Em qualquer ramo da atividade
homem não encontra motivação para de seu comportamento, tem poder econômica é necessário conhecer-se o
desviar as suas atividades e os seus pessoal. mercado em que se vai atuar. Muito
recursos para buscar a satisfação de
freqüentemente é entendido que a
outras necessidades. No entanto, o Ao final da escala das necessidades
renda representa o único determinante
contrário acontece à medida que as humanas, após a satisfação adequada
da demanda do mercado, quando na
necessidades são satisfeitas ou mesmo das necessidades de estima, tornam-se
realidade se sabe que há outros fatores
saciadas, desenvolvendo-se a moti mais intensas as de auto-realização.
intervenientes. 0 ser humano tem
vação para o atendimento de outras, Elas correspondem à necessidade de
necessidádes diferenciadas que sofrem
em toda a hierarquia. realizar o máximo de potencial indi
influências de aspectos motivacionais
vidual, qualquer que seja ele, havendo
As necessidades de segurança passam diversos. Assim sendo, no campo de
a associação do conceito de com
a ser preponderantes quando as fi nossa atividade, o que pretendemos
petência e de realização.
siológicas estiverem atendidas e elas ter definido com a maior presteza pos
estão ligadas à preservação. Não há Se nós nos detivéssemos num estudo sível é a demanda telefônica. Tentando
apenas uma preocupação com a profundo e amplo, poderíamos veri conceituá-la, dizemos que a "Deman
necessidade de se estar livre do medo, ficar que há uma diversificação de da Telefônica representa uma pro
do perigo físico e de privações no necessidades humanas a serem aten gramação para identificar a quantidade
presente, mas também, no futuro. Es didas, as quais se acentuam a propor de terminais telefônicos que a conces
sas necessidades aparecem sob duas ção que elas são submetidas a sionária deve colocar à disposição,
formas: conscientes, quando são bas fatores motivacionais. Trazendo esta para atender pretendentes usuários
tante evidentes, destacando exage- imagem para o campo do serviço que tenham o desejo, a necessidade e
radamente o motivo de segurança. Re telefônico deparamo-nos com a neces a capacidade de adquirir o uso tele
presentam a existência de planos com sidade de quantificarmos as pessoas fônico a uma determinada condição de
plexos de vantagens, planos de saúde, que potencialmente possam ser can preço".
de seguro de vida ou aposentadoria. didatos ao uso do telefone. Eventual
São inconscientes quando de difícil mente, o número de pessoas que As determinantes de demanda, com
identificação, podendo aparecer em tenham o desejo de usar o serviço patíveis com fatores de marketing,
crianças cujos pais são superpro- telefônico seja maior do que aqueles levam em consideração diversos fa
tetores. que realmente possam fazer o uso tores para avaliar as oportunidades de
mercado.
As necessidades sociais aparecerão dele, dentro das condições de hoje. Es #
como dominantes quando as ante tas pessoas assim consideradas e que E indubitável que a renda do usuário é
riores estiverem satisfeitas. 0 homem é constituem o provável mercado um fator prepoderante na apuração da
um ser social e, como tal, ele tem a usuário podem ser aumentadas ou demanda. Ela è apurada a partir de
necessidade de participar de vários diminuídas em função de movimentos pesquisas mercadológicas e com
grupos e ser aceito por t >tos. Por migratórios e de crescimentos ve- plementada com tratamentos estatís
vezes, em locais de trabalho, a neces getativos locais, provocando mutações ticos para a obtenção dos resultados
sidade de sociabitídade nem sempre é no mercado usuário. Além deste mer desejados e necessários. Assim, para
bem aceita, uma vez que pode levar as cado, há que ser considerado o comér se dimensionar a capacidade de com
pessoas a uma queda de produtividade cio, a indústria, o serviço público e prar, torna-se necessário conhecer a
durante os períodos de trabalho. todas as atividades econômicas atuan magnitude da renda disponível e da
tes, tudo isto, para finalmente obter-se renda discricionária. A importância da
A necessidade seguinte a satisfazer é a
o dim ensionam ento do m ercado renda disponível está na fixação da
de estima. Quase todas as pessoas têm
usuário global em potencial do serviço capacidade de cobrir os gastos fixos e
a necessidade de elevada valorização
telefônico. os básicos para a sobrevivência dos in
de si mesmas, mas firmemente ba divíduos e de suas famílias. A renda
seadas na realidade. A satisfação de Diante dessas considerações iniciais e discricionária corresponde à diferença
tais realidades provoca sentimentos de diante do comportamento gerencial entre a renda total e a disponível. A
auto-confiança, prestígio, poder e con em nossa Empresa, assumido no ano partir dela é que o ser humano passa a
trole. Hoje em dia, o motivo do pres de 1973, mediante o qual todo o mer raciocinar em poupança, ou então, na
tígio torna-se cada vez mais evidente cado usuário devesse ser servido por aquisição de bens duráveis. Outra vez
em nossa sociedade pois, cada vez um eficiente serviço telefônico, con a pesquisa mercadológica se faz
mais, passamos para uma sociedade cluímos fazer-se necessária uma es presente para se apurar no mercado o
de classe média. 0 comportamento truturação organizacional adequada comportamento do ser humano, com o
humano está cada vez mais voltado para o seu atendimento. A partir daí, objetivo de obter duas informações: a)
para, individualmente, "não ficar atrás objetivando o estímulo da comer a escala de preferência dos bens
dos outros". Muito ao contrário, se cialização dos Planos de Expansão de duráveis adquiridos com a renda dis
fosse possível, o desejo é o de estar à terminais telefônicos e a conseqüente cricionária; b) os tipos de gastos
frente dos outros. Por outro lado, a assimilação dos serviços da Com- realizados com o orçamento familiar.