Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 24

Tipo  de  Atividade:                                                                                                          jamento de expansões a curto e  médio                                                                                           Prefeituras  Municipais que possam jn.


                                                                                                                                      prazo.  A  medida  que  planejamos  ex­                                                                                         formar a  instalação  de  parques indu$.
        Cadastro de assinantes:  Esse cadastro

                                                                                                                                      pansões  a  longo  prazo,  outros  parâ­                                                                                        triais, alargamento de ruas e avenidase
        é  provido  pela  própria  Companhia  e  é

                                                                                                                                      metros  devem  ser  levados  em  conta.                                                                                         desapropriação,  representam  infof.
        obtido  mediante  a  ordenação  dos

                                                                                                                                                                                                                                                                      mações  úteis  para  complementar os
        registros  da  população  e  das  insta­                                                                                      III  —  Pesquisa mercadológica

                                                                                                                                                                                                                                                                      estudos  de  mercado.  Enfim, todas a$
        lações  que  já  são  usuários,  comple­

                                                                                                                                                                                                                                                                      informações  vinculadas  ao  objetivo
        mentado por informações colhidas por                                                                                          Ao  abordarmos  a  matéria  relativa  à
                                                                                                                                                                                                                                                                     fixado  devem  ser  arroladas para urna
        pesquisas  mercadológicas.  Os  dados                                                                                         determinação  do  mercado,  constan­

                                                                                                                                                                                                                                                                      pesquisa  adequada.
        básicos  utilizados  são  esses:                                                                                             temente  fazíamos  referência  a  infor­



                                                                                                                                      mações  oriundas  de  pesquisas  mer­                                                                                           Fixação  da  forma  de  coleta  de infa.
        Identificação:


                                                                                                                                      cadológicas.  Para  se  obter  os  resul­                                                                                      mações:  Definir  o  universo  da  po-

        —  central
                                                                                                                                      tados  confiáveis  é  necessário  que                                                                                          pulação é  o  primeiro passo a ser dado

        —  logradouro
                                                                                                                                      todos  os  passos  da  pesquisa  sejam                                                                                         para  se  definir  a  forma  de  coleta das

        —  ordem
                                                                                                                                      convenientemente  planejados,  sendo                                                                                           informações.  Dada  a  magnitude  do



                                                                                                                                      que  freqüentemente  os  diversos  pas­                                                                                        universo e a  grande quantidade de in­
        Localização:

                                                                                                                                      sos  se  inter-relacionam.  Cada  fase  da                                                                                     formações a serem  pesquisadas serve-


        —  endereço
                                                                                                                                      pesquisa é uma fonte de erros e a  pos­                                                                                        se  da  amostragem  e,  dos  resultados

        —  número
                                                                                                                                      sibilidade de  diminuí-los está  na  forma                                                                                     colhidos,  são  extrapoladas  as  infor­

        —  complemento
                                                                                                                                      de se organizar cada uma das fases e a                                                                                         mações  para  o  universo  como  um



        Tipo de  assinante:                                                                                                           pesquisa  como  um  todo.  As  fases  a                                                                                        todó. Tomada essa decisão, a seguinte



                                                                                                                                      serem  seguidas  são  as  seguintes:                                                                                           é a de se definir as variáveis que devem
        —  nome  ou  razão  social
                                                                                                                                                                                                                                                                     ser  estudadas.  Por  fim,  deve  ser es­

        —  quantidade                                                                                                                 —  determinação dos  objetivos  da  pes­
                                                                                                                                                                                                                                                                     colhido  o  método  para  a  seleção da

        —  ramais                                                                                                                     quisa;
                                                                                                                                                                                                                                                                     amostra.  Dadas  as  características do
        —  extensões                                                                                                                  —  listagem  de  informações;
                                                                                                                                                                                                                                                                     setor  de  telefonia,  o  método  mais

                                                                                                                                       —  fixação  da  forma  de  coleta  das  in­
        Cadastro de demanda:  Esse cadastro é                                                                                                                                                                                                                        adequado  é  o  da  amostragem  pro­
                                                                                                                                      formações;
        preparado pela  Companhia e é o  resul­                                                                                                                                                                                                                      babilística,  estratificada. Além de con­

                                                                                                                                       —  formulário  da  coleta  de  dados;
        tado da  integração  dos  três  anteriores                                                                                                                                                                                                                   duzir a  resultado  bastante próximo da

                                                                                                                                       —  entrevistadores;
        através  um  dado  comum  que  é  a  lo­                                                                                                                                                                                                                     realidade, ele possibilita a obtenção de
                                                                                                                                      —  tabulação  e  análise  dos  dados.
        calização.  Por  outro  lado,  através  a                                                                                                                                                                                                                    informações  de  partes  componentes



        pesquisa  da  renda  discricionária  e  de                                                                                    Determinação  dos  objetivos  da  pes­                                                                                         do universo. Os resultados obtidos são



        pesquisa  sócio-económ ica,  com ­                                                                                            quisa:  Para  se  equacionar  de  forma                                                                                        submetidos  a  testes  de  significància


        plementamos  e  quantificamos  a  de­                                                                                         conveniente  as  diversas  fases  da  pes­                                                                                     com a admissão de variações da ordem



        manda  de  mercado  telefônico.  Este                                                                                         quisa,  os  objetivos  devem  estar  pre­                                                                                      de  5%.



        cadastro é estratificado  por classes  de                                                                                     viamente  definidos.  Em  telefonia,  o
                                                                                                                                                                                                                                                                     Formulário  da  coleta  de  dados:  A
        renda com a  previsão probabilística  da                                                                                      objetivo  básico  é  atender,  dentro  de

                                                                                                                                                                                                                                                                     coleta  de dados deve  ser feita junto a
        freqüência  de  usuários  em  cada  uma                                                                                       um  menor tempo possível,  o maior nú­

                                                                                                                                                                                                                                                                     fontes  primárias.  Ela  pode  ser  por
        delas.  Em se tratando de telefones não                                                                                       mero  de *usuârios.  Para  que  isto  seja
                                                                                                                                                                                                                                                                     questionário ou por observação. Como
        residenciais, a hipótese é a de que cada                                                                                      possível  è  preciso  que  a  demanda

                                                                                                                                                                                                                                                                     o próprio nome sugere, a pesquisa por
        imóvel  necessite  de  telefones,  dado                                                                                       acumulada  de  terminais  seja  determi­

                                                                                                                                                                                                                                                                     questionário  distingue-se  pelo fato de
       que  é  quantificado  com  informações                                                                                         nada.  Se,  no  entanto,  pretendermos
                                                                                                                                                                                                                                                                     serem os dados coletados por meio de
       adicionais.                                                                                                                    subsídios  para  um  programa  de  co­

                                                                                                                                                                                                                                                                     perguntas a pessoas que se supõe dis­
                                                                                                                                      mercialização,  è  preciso  que  obte­
       No momento em que todos os imóveis                                                                                                                                                                                                                            porem  das  informações  desejadas,
                                                                                                                                      nhamos  dados  quanto  aos  meios  de

       levantados  estiverem   devidam ente                                                                                                                                                                                                                          através  da  resposta  de  questões  es­
                                                                                                                                      comunicação,  sistemas  de  comerciali­
       codificados  por  central,  zona,  setor,                                                                                                                                                                                                                     critas  ou  pessoalmente.  Quanto  aos

                                                                                                                                      zação  e outros  similares.
      quadra, lote  —  com ou sem telefone  —
                                                                                                                                       *                                                                                                                             dados  coletados  por  observação, são

      nós teremos estruturado o cadastro de                                                                                           A  medida  que  os  resultados  das  pes­                                                                                       obtidos  mediante  a  observação  dos


      demanda  localizada;  se  essa  preo­                                                                                           quisas sejam confiáveis, elas  passam  a                                                                                       fatos  que  interessam,  sem  que  se



      cupação  de  ordenação  não  existir,  o                                                                                        integrar o elenco  de  informações  para                                                                                       façam  perguntas.  Ambos os  métodos



      cadastro  de  demanda  será  global.  Os                                                                                        os administradores tomarem  decisões.                                                                                           têm  vantagens  e  desvantagens.  As



     arquivos  de  demanda,  através  uma
                                                                                                                                      Listagem  de  informações:  Uma  vez                                                                                            vantagens do método por questionário


     simples  listagem,  indicam  a  relação
                                                                                                                                      definidos  os  objetivos,devem  ser  lis­                                                                                       são  a  versatilidade,  a  velocidade e o


     dos  telefones  já  instalados,  as  subs­
                                                                                                                                      tadas  as  informações  a  serem  pes­                                                                                          custo, enquanto que as do método por


     crições já  feitas  —  mas  os  respectivos
                                                                                                                                      quisadas,  que  podem  ser  as  mais                                                                                            observação são as de se eliminar a má

    telefones  ainda  não  instalados  —  os
                                                                                                                                      variadas.  Os  dados  de  recenseamento                                                                                         vontade do entrevistado em  dar infor­

    imóveis  com  endereços  que  tem  con­
                                                                                                                                     da  população  tornam-se  uma  infor­                                                                                            mações,  a  incapacidade  ou  falta  de

    dições  de  receberem  um  telefone  e,                                                                                                                                                                                                                           habilidade  do  entrevistador  e  a  defi­
                                                                                                                                     mação complementar de utilidade para

    finalmente,  aqueles  que  não  tem  con­
                                                                                                                                     as  localidades  onde  não  existe  o  ca-                                                                                       ciência  de  um  questionário  mal-


    dições financeiras de  adquirir o  direito                                                                                                                                                                                                                        formulado.  As  desvantagens  de  um
                                                                                                                                     dastramento  imobiliário  confiável.  Já


    de  uso  de  um  telefone.                                                                                                                                                                                                                                        são  as vantagens do outro método.
                                                                                                                                     para  maior  sustentação  das  estima­



    Não  queremos  deixar  de  registrar  que                                                                                        tivas  de telefones  não  residenciais  um                                                                                       A elaboração de um questionário não é



   as  informações  mercadológicas  levan­                                                                                           cadastramento  de  empresas  por  tipo                                                                                           uma  ciência,  mas  sim  uma  arte,  pois



   tadas também se constituem  em  fonte                                                                                             de  atividades  é  desejável.  Os  plane­                                                                                        exige  mais  criatividade  do  que  co­



   de  informações  precisas  para  o  plane­                                                                                        jamentos                           urbanos  elaborados                                                     por                   nhecimento  científico.  Unindo-se  a
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29