Page 21 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
P. 21

•>**•**  My.no AS^*;o 7;


                                                                                                                                                                                                                                                       mmmm            -  A    BK         Hi                                                                  Ml








                                                                                                                    A p l i c a ç ã o   d e   m a r k e t i n g














                                                                                                                     e m   t e l e f o n i a   -













                                                                                                                     u m a   e x p e r i ê n c i a   n a   C T B C






























                                                                                                                       ARNO TRAEGER






                                                                                                                        Presidente  da  CTBC  —  Companhia  Te­


                                                                                                                       lefônica  da  Borda  do  Campo














































       Na  oportunidade  da  realização  do  V                                                                           te,  os  compromissos  correspondentes                                                                                     servações que dizem  respeito  ao com­



       PAINEL  DE  DEBATES  da  TELE-                                                                                    estavam  assumidos.                                                                                                        portamento  do  ser  humano.  O  mer­


        BRASIL, temos o prazer e a  satisfação                                                                                                                                                                                                      cado em  que  se  pretende  colocar ter­
                                                                                                                          Diante  de  uma  situação  de  fato,  con­

        de trazer a  nossa  contribuição  da  ex­                                                                                                                                                                                                   minais telefônicos ê ocupado  por  pes­
                                                                                                                          cluímos  que  se  fazia  necessária  a


        periência  vivida  na  Companhia  Te­                                                                                                                                                                                                       soas,  as  quais,  por  sua  vez,  para  po­
                                                                                                                         tomada  de  providências,  visando  a

        lefônica da Borda do Campo  —  CTBC                                                                                                                                                                                                         derem  viver  normalmente,  precisam
                                                                                                                          aceleração da comercialização dos ter­

         -   do palpitante  assunto  que  diz  res­                                                                                                                                                                                                 satisfazer  uma  série  de  necessidades.
                                                                                                                          minais oferecidos, conquistando  assim


        peito à  aplicação  de  "m arketing"  em                                                                                                                                                                                                     Essas  necessidades  variam  de  pessoa
                                                                                                                          um  equacionamento  racional  da  es­

        teiefonia, com vistas à comercialização                                                                                                                                                                                                      para  pessoa  e  são  alcançadas  na
                                                                                                                          trutura  financeira  da  Companhia  e,

        do  direito  de  uso  de  terminais  tele-                                                                                                                                                                                                  proporção  ém  que  encontram  moti­
                                                                                                                          principalmente, a garantia de operação


         tonicos.                                                                                                                                                                                                                                   vações  para  satisfazê-las.
                                                                                                                          do  novo  Plano  em  implantação.



         Quando no segundo semestre  de  1974                                                                                                                                                                                                        Paul  Hersey  e  Kenneth  H.  Blanchard,


         a  nossa  Companhia  colocou  à  dis­                                                                            I  —  Hierarquia das necessidades                                                                                         em  seu  livro  Psicologia para Adminis­



         posição  de  futuros  usuários  os  ter­                                                                         humanas                                                                                                                    tradores  de  Empresas  apresentam  um



         minais telefônicos de um  Plano  de  Ex­                                                                                                                                                                                                    esquema  de  Maslow,  segundo  o  qual


         pansão,  que  devia  aumentar  .em                                                                               Antes  de  passarmos  a  descrever  as                                                                                     parece haver uma hierarquia em que se



         aproximadamente 1 2 0 %  (cento e vinte                                                                          providências  que  foram  tomadas  com                                                                                     organizam  as  necessidades  humanas.


         porcento)  o  total  da  capacidade  ins­                                                                        vistas  à  comercialização,  entendemos                                                                                    Esse  esquema  ê  o  apresentado  na



         talada  em  nossa  área  de  concessão,                                                                          necessários  alguns  comentários  e  ob­                                                                                  figura  1 .1 .



         em pouco tempo pôde ser constatado


         que  a  velocidade  da  procura  estava



         aquém  da  quantidade  oferecida.  O


         recebimento  da  inscrição  e  conse­



         quente  participação  financeira                                                              do



         futuro usuário desenvolvia-se  de  uma


          forma  tão  lenta,  que  era  facilmente



         possível  antever-se  uma  morosidade



          na  comeccíalização  do  Plano  de  Ex­


          pansão reeém-fançado. O programa de



          investimentos do  citado  Plano  de  Ex­



          pansão estava  contratado  e  em  pleno


          desenvolvimento  e,  conseqüentemen-













          N R  0  presente  artigo  foi  apresentado  durante  0  V

          Pamei  TELEBRASlL.  Deixamos  de  publicar  as  ilus-

          iw & e s  apresentadas  àquela  ocasião  por  excederem  o

          numero de páginas  programadas  para  esta  edição.
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26