Page 35 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1976
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serviço  telefônico,  que  é  um  mo­                                                                                  mações  prestadas.  Que  informa­                                                                                        ram  editados,  ao  menos  nos  maio­



       nopólio,  a  informação  exata  do                                                                                      ções  são  essas?  Precisamente  os                                                                                     res  centros  como  Rio,  São  Paulo,



       número  dc  telefone  do  assinante                                                                                     números  dos  telefones  dos  assi­                                                                                      Belo  Horizonte,  Porto  Alegre  e



       procurado.  Informação  com  valor                                                                                      nantes.                                                                                                                  outras  grandes  cidades,  pelas  pró­


       econômico,  no  sapiente  dizer  de                                                                                                                                                                                                             prias                     companhias                                     telefônicas.



        Guilherme  da  Silva  Dias  (outro                                                                                     Significará  que  a  companhia  tele­                                                                                   Quando  a  CTB  se  associou  a  uma



        Parecer,  na  mesma  obra  supra                                                                                       fônica  permite  a  edição  de  um                                                                                      empresa  para  produzir  listas,  não



        referida, às págs. 45 e segs.),  “ por­                                                                                guia  “ não  confiável” ,  contendo  in­                                                                                cogitou  de  permitir  competição


        que  suas  mensagens  não  serão                                                                                       formações  menos  verídicas.                                                                                            no  setor.  Os  contratos  de  edição



        lidas  ou  percebidas  a  todo  instan­                                                                                                                                                                                                        sempre  estiveram  colocados  sob



        te  mesmo  quando  não  procura­                                                                                        Neste  passo,  um  fenômeno  agora                                                                                      o  signo  da  exclusividade.  E  assim



        das,  como  na  televisão  ou  em  jor­                                                                                 identificado  em  publicidade,  deve                                                                                   vem  sendo  em  todo  o  País  salvo


         nais,  mas  apenas  por  aqueles  que                                                                                  ser  considerado,  para  o  desdo­                                                                                      raríssimas  exceções,  onde,  aliás,




        já sentem  a  necessidade  de  adqui­                                                                                   bramento  do  raciocínio:  a  satura­                                                                                   a  experiência  não  foi  bem  suce­


         rir  um  produto  e  procuram  apenas                                                                                  ção  publicitária.  Dele  tomamos                                                                                      dida.



         o  número  telefônico  e  endereço                                                                                     conhecimento  no  inteligente  estu­



         de fornecedores”  (sic,  grifei,  págs.                                                                                do  de  Everardo  Moreira  Lima,  Li­                                                                                   Julgamos,  de  resto,  poder  men­



         47/48).  A  concorrência,  no  uso                                                                                      vre  concorrência  x  Monopólio,  vo­                                                                                  cionar de  passagem,  que  uma  em­


         desse  veículo,  certamente  se  diri­                                                                                  lume  I,  dedicado  aos  Pareceres                                                                                     presa,  a  mais  autenticamente  en­



         girá  à  luta,  entre  editoras,  no  sén-                                                                              de  juristas  (o  vol.  II,  acima  citado,                                                                            gajada  na  cruzada  santa  da  eli­



         tido  de  conquistarem,  cada  qual,                                                                                    engloba,  como  dissemos,  os  Pa­                                                                                     minação do  monopólio,  neste cam­



         a  preferência  do  usuário  da  in­                                                                                    receres  de  economistas).  Asseve­                                                                                    po  agora  tão  polêmico,  teve  a


         formação,  para  o  seu  guia  ou  lista                                                                                ra  o  autor  (pág.  34),  abroquelan-                                                                                 prudente  cautela  de,  com  anteci­



         classificada  (porque  é  a  freqüên-                                                                                   do-se  na  autoridade  de  Jean  Bau-                                                                                  pação,  registrar  junto  ao  Instituto



         cia  nas  consultas  do  assinante  a                                                                                   drillard,  que  “ o  discurso  publici­                                                                                Nacional  da  Propriedade  Indus­


         um  veículo  determinado,  traduzí-                                                                                     tário  dissuade  ao  mesmo  tempo                                                                                      trial,  todos  os  nomes  possíveis  e



         vel  por “ índices  de  audiência” ,  em                                                                                que  persuade” ,  porque  “ as  diver­                                                                                 imagináveis  concernentes  à  ex­



          linguagem  publicitária,  o  argumen­                                                                                  sas  publicidades  se  neutralizam                                                                                     ploração  publicitária  dos  guias,



         to  da venda  dos  espaços  ao  anun­                                                                                   umas  às  outras” .  “A  injunção  e                                                                                   tornando  particularmente  difícil  ou


         ciante).  Tal  disputa  pela  “ audiên­                                                                                 a  persuasão  levantam  todas ’ as                                                                                     praticamente  impossível  a  qual­



         cia”  ou  “ frequência  de  consulta”                                                                                   espécies  de  contramotivações  e                                                                                      quer  concorrente  que  se  abalance



          a um guia, forçosamente terá como                                                                                      de  resistências  (racionais  ou  irra­                                                                                a  entrar  no  ramo,  lograr  registro


         escopo  propagandístico  indisso­                                                                                       cionais:  reação  à  passividade,  não                                                                                e  proteção  para  um  nome  corre­



          ciável,  a  afirmação  de  que  “ tal”                                                                                 se  quer  ser  “possuído”),  (op.  et                                                                                  lacionado  ao  produto.  E  se  mais



          guia  é  melhor,  mais  confiável  que                                                                                 loc.  cit.).                                                                                                           não  conseguiu  é  porque  a  pre­


          “qual”,  concorrente.  Quando  se                                                                                                                                                                                                            tensão  ressumbrava  a  excessos,



         vende  um  programa  de  televisão                                                                                      Pois  bem,  se  o  livre  jogo  compe­                                                                                podados  pelo  órgão  de  registro,



         ou  de  rádio,  está  se  vendendo  a                                                                                   titivo  pode  gerar,  no  espírito  do                                                                                pois  contrariavam  de  modo  fla­


          mensagem  do  publicitário  e  a                                                                                       usuário,  uma  -contramotiyação  de                                                                                    grante  os  direitos  das  próprias



         audiência  do  veículo  escolhido.                                                                                      molde  a  levá-lo  a  rejeitar  a  men­                                                                               companhias  telefônicas.  O  que



         Se o  público  prefere  esta  ou  aque­                                                                                 sagem  publicitária  de  que  o  guia                                                                                 nos  induz  a  dúvidas  sobre  se  este



         la  emissora,  este  é  um  problema                                                                                    “ tal”  é  melhor,  mais  confiável,  o                                                                               será  um  exemplo  de  infrangível


         que  está  no  âmbito  da  própria                                                                                      mínimo  que  se  poderá  validamen-                                                                                   desvelo  à  liberdade  de  concor­



         emissora  resolver.                                                                                                     te  esperar  é  o  estabelecimento  da                                                                                rência. ..


                                                                                                                                perplexidade  ou  mesmo  da  dúvi­



         Ela  pode  lutar  pefa  audiência,  O                                                                                  da  em  sua  avaliação,  para  esco­                                                                                   6.  Buscando  encontrar  algum  ân­



         que  não  ocorre  com  os  guias,  re­                                                                                 lha  do  veículo  a  ser  consultado.                                                                                  gulo  dessa  momentosa  questão,



         lativamente  às  companhias  telefô­                                                                                   Em  uma  palavra:  ele  perderá  a                                                                                     em  que  pudéssemos  identificar

                                                                                                                                confiança  nos  guias  disponíveis.                                                                                    um  ponto  de  identidade  entre  as
         nicas.

                                                                                                                                Semelhante  efeito  terá  o  mérito                                                                                    diferentes  opiniões,  abrigamos  a



         No  caso  das  listas  telefônicas,  o                                                                                 desasado  de  transformar  o  veí­                                                                                     esperança  de  havê-lo  encontrado



        prejuízo  na  imagem  de  um  veí­                                                                                      culo,  que  é  concebido  precipua-                                                                                    na  seguinte  enunciação:  trata-se



        culo  não  afeta  apenas  a  proprie­                                                                                   mente  para  informar,  em  veículo                                                                                    de  um  bem,  esse  repositório  de



        tária  do  veículo.  Afeta  a  credibili­                                                                              de  desinformação,  perventendo-se                                                                                      informações,  conteúdo  das  “ or­


        dade  da  companhia  telefônica.                                                                                       o  sentido  e  a  razão  mesma  da                                                                                     dens  de  serviço”  das  companhias



        Porque  se  uma  empresa  publici­                                                                                     sua  existência.                                                                                                       telefônicas.  Há  quem  o  haja  até



        tária  consegue  convencer  o  usuá­                                                                                                                                                                                                          definido  como  “ bem  público” .


        rio  que  o  seu  veículo  é  melhor,                                                                                  5.  Um  argumento  menos  concei­



        “mais  confiável” ,  para  obter-lhe                                                                                   tuai  e  mais  concreto  será  o  de                                                                                   É um bem porque encerra um com­



       a  preferência  nas  consultas,  es­                                                                                   que,  no  Brasil,  ainda  não  se  co­                                                                                  plexo  de  informação  de  inestimá­


       tará  dizendo,  contrario  sensu,  que                                                                                 nhece  experiência  séria  e  tran-                                                                                     vel  utilidade  para  a  comunidade,



       o  veículo  concorrente  é  “ menos                                                                                    qüila  do  regime  da  livre  concor­                                                                                   para  esta  aldeia  global  em  que  a



       confiável”.  E  em  que  consiste,  em                                                                                 rência  na  edição  de  listas  telefô­                                                                                 tecnologia,  como  observou  Mac-



       última  essência  essa  “ confiabili­                                                                                  nicas.  Desde  o  começo  dos  ser­                                                                                     Luhan,  está  transformando  o  mun­


       dade” ?  Na  veridicidade  das  infor­                                                                                 viços  telefônicos,  tais  veículos  fo­                                                                               do,  pela  instantaneidade  da  co­
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