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criatividade e bom senso, há a pos certo valor quanto no preço da marca Mais uma vez o comportamento do
sibilidade de se formular um bom relativamente à concorrência, o con mercado telefônico é diferente. Como
questionário. sumidor procederá a modificação nos já foi dito, a concessão para a ex
Entrevistadores: Em grande parte, o seus hábitos de compras e de con ploração do serviço telefônico é ex
resultado de uma pesquisa depende da sumo. clusiva e a legislação vigente não per
atuação dos entrevistadores. Eles mite a formação de outra conces
Confrontados esses conceitos de livre
devem ser selecionados de acordo sionária, caso o serviço torne se de
iniciativa e liberdade de escolha para
com os objetivos da pesquisa. Para consumo de qualquer produto, no ficiente. Há, no entanto, outras ma
tanto, na seleção, alguns requisitos neiras para se manter, e mesmo desen
mercado telefônico, o comportamento
pessoais devem ser observados: volver, o interesse do usuário pelo ser
do usuário terá que ser diferente. Em
viço telefônico prestado. Podem fazê-
- idade: variando entre 20 e 30 anos; primeiro lugar, a exploração do serviço
lo, desenvolvendo e aprimorando o
telefônico é de concessão exclusiva e,
- residência: sempre que possível, serviço tanto horizontal quanto ver
como tal, o usuário não tem poder de
deve residir na área em que deverá ticalmente. Podemos citar algumas
escolha. Desde que precise desse ser
fazer a pesquisa; dessas providências:
viço terá que submeter-se às condi
- aparência: devem ser levadas em ções vigentes. Além de pagar mensal — aprimorar o atendimento ao pú
conta as características físicas, a mente uma taxa pelo uso do serviço blico, encurtando os prazos de ins
maneira de se vestir e de se comunicar, telefônico, o usuário ainda terá que dar talação de telefones de expansão e os
para que impressione favoravelmente à uma participação financeira à Com prazos de reparação dos já em uso;
primeira vista; panhia que lhe presta o serviço. O — manter o usuário informado de sua
- adaptabilidade: devem ser suficien preço é um fator importante na de situação de acionista, desenvolvendo o
temente flexíveis, pois deverão en cisão do consumo ou do uso e limita relacionamento sociedade/acionista;
trevistar pessoas de diferentes tipos; essa possibilidade àqueles que, no
mercado, efetivamente tem possi — oferecer serviços especiais como
- experiência: não ê essencial, uma hora certa, despertador, programas
bilidade financeira suficiente. Se con
vez que deverá ser submetido a de cinemas e outros similares;
frontarmos as tabelas do preço de
treinamento especializado. Deve ter al
auto financiamento vigentes no 4? — fazer campanhas de instalação de
ta capacidade de assimilação;
trimestre de 1974 com os do 4? trimes extensões com instalação de aparelhos
- habilidade: é fundamental. Da tre de 1976, verificamos que os preços coloridos;
habilidade de conduzir uma entrevista praticamente duplicaram. Ainda assim, — oferecer a instalação de pinos,
dependerá o resultado das inform a na escala de preferência do uso de
chaves e campainhas para maior
ções. bens duráveis, a preforência pelo ser
comodidade do usuário;
Tabulação e análise dos dados: Dada a viço telefônico aumentou de 28% para — fazer promoções de um segundo
grande quantidade de dados coletados 37%,
telefone por ocasião do dia das mães,
é recomendável que a tabulação das Apesar da crescente evolução dos dia dos pais. Nata! e outras datas de
respostas seja feita mediante utilização preços e dadas as condições próprias
de CPD. Se isto não for possível, uma do usuário telefônico participar finan significação;
equipe grande de pessoas se faz ceiramente dos Planos de Expansão, — oferecer o segundo telefone ao
necessária e o tempo disponível deve tornando-se acionista da Companhia, público jovem, de uso exclusivo, visan
ser grande, o que nem sempre è pos ele tem recebido retornos de seu in do a fixação do seu "status";
sível. Mecanicamente, a análise dos vestimento, ao longo do tempo. — oferecer estudos especiais a em
dados consiste em se efetuar testes Aqueles usuários que se tornaram presas, visando uma melhor ade
estatísticos para se verificar a con acionistas de nossa Empresa em quação de seu equipamento, me
fiabilidade ou não dos resultados ob dezembro de 1963, mediante a inte- lhorando a qualidade de seu serviço.
tidos. gralização de Cr$ 1.000,00, em dezem
bro de 1976 estavam com
IV - Preços VI — Planejamento da
Cr$ 14.110,00 em dividendos. Em
comercialização
Um dos fatores mais importantes que aproxim adam ente 13 anos, cada
Até o presente estágio de nosso
determina a escolha de uma deter Cr$ 1.000,00 aplicados no início do
trabalho procuramos descrever, de
minada marca de um produto por seu período, deu um resultado acumulado
forma não muito detalhada, diferentes
consumidor consiste em identificar a da ordem de Cr$ 65.000,00 a cada
situações com que nos deparamos em
qualidade específica do produto. Essas acionista.
empresas telefônicas, tanto interna
qualidades são sugeridas através de como externamente.
campanhas de publicidade em com V — Aperfeiçoam ento do produto
O comportamento do ser humano, a
petição com outras marcas. Obtida a
preferência, o consumidor se dispõe a Para que um fabricante mantenha a identificação de suas necessidades e
pagar um certo preço pelo valor que a marca de seu produto é essencial que as formas de satisfazê-las são estu
marca preferida do produto selecio conserve em funcionamento a en dadas com mais intensidade nos dias
nado representa para si. Além disso, grenagem da com ercialização da que correm, desenvolvendo técnicas
habitua-se à relação de preços entre a própria marca original. Uma boa regra mais sofisticadas de motivação com
vistas ao bem-estar individual.
sua marca favorita e as outras marcas para manter-se no mercado é a de que
da mesma classe de produtos. Se, no 'Vale mais fazer concorrência a si A determinação do mercado usuário
entanto, ocorrerem modificações com próprio do que um outro concorrente o está perfeitamente definido quanto à
frequência, tanto na atribuição de um faca". delimitação geográfica, mas, pouco