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Tipo de Atividade: jamento de expansões a curto e médio Prefeituras Municipais que possam jn.
prazo. A medida que planejamos ex formar a instalação de parques indu$.
Cadastro de assinantes: Esse cadastro
pansões a longo prazo, outros parâ triais, alargamento de ruas e avenidase
é provido pela própria Companhia e é
metros devem ser levados em conta. desapropriação, representam infof.
obtido mediante a ordenação dos
mações úteis para complementar os
registros da população e das insta III — Pesquisa mercadológica
estudos de mercado. Enfim, todas a$
lações que já são usuários, comple
informações vinculadas ao objetivo
mentado por informações colhidas por Ao abordarmos a matéria relativa à
fixado devem ser arroladas para urna
pesquisas mercadológicas. Os dados determinação do mercado, constan
pesquisa adequada.
básicos utilizados são esses: temente fazíamos referência a infor
mações oriundas de pesquisas mer Fixação da forma de coleta de infa.
Identificação:
cadológicas. Para se obter os resul mações: Definir o universo da po-
— central
tados confiáveis é necessário que pulação é o primeiro passo a ser dado
— logradouro
todos os passos da pesquisa sejam para se definir a forma de coleta das
— ordem
convenientemente planejados, sendo informações. Dada a magnitude do
que freqüentemente os diversos pas universo e a grande quantidade de in
Localização:
sos se inter-relacionam. Cada fase da formações a serem pesquisadas serve-
— endereço
pesquisa é uma fonte de erros e a pos se da amostragem e, dos resultados
— número
sibilidade de diminuí-los está na forma colhidos, são extrapoladas as infor
— complemento
de se organizar cada uma das fases e a mações para o universo como um
Tipo de assinante: pesquisa como um todo. As fases a todó. Tomada essa decisão, a seguinte
serem seguidas são as seguintes: é a de se definir as variáveis que devem
— nome ou razão social
ser estudadas. Por fim, deve ser es
— quantidade — determinação dos objetivos da pes
colhido o método para a seleção da
— ramais quisa;
amostra. Dadas as características do
— extensões — listagem de informações;
setor de telefonia, o método mais
— fixação da forma de coleta das in
Cadastro de demanda: Esse cadastro é adequado é o da amostragem pro
formações;
preparado pela Companhia e é o resul babilística, estratificada. Além de con
— formulário da coleta de dados;
tado da integração dos três anteriores duzir a resultado bastante próximo da
— entrevistadores;
através um dado comum que é a lo realidade, ele possibilita a obtenção de
— tabulação e análise dos dados.
calização. Por outro lado, através a informações de partes componentes
pesquisa da renda discricionária e de Determinação dos objetivos da pes do universo. Os resultados obtidos são
pesquisa sócio-económ ica, com quisa: Para se equacionar de forma submetidos a testes de significància
plementamos e quantificamos a de conveniente as diversas fases da pes com a admissão de variações da ordem
manda de mercado telefônico. Este quisa, os objetivos devem estar pre de 5%.
cadastro é estratificado por classes de viamente definidos. Em telefonia, o
Formulário da coleta de dados: A
renda com a previsão probabilística da objetivo básico é atender, dentro de
coleta de dados deve ser feita junto a
freqüência de usuários em cada uma um menor tempo possível, o maior nú
fontes primárias. Ela pode ser por
delas. Em se tratando de telefones não mero de *usuârios. Para que isto seja
questionário ou por observação. Como
residenciais, a hipótese é a de que cada possível è preciso que a demanda
o próprio nome sugere, a pesquisa por
imóvel necessite de telefones, dado acumulada de terminais seja determi
questionário distingue-se pelo fato de
que é quantificado com informações nada. Se, no entanto, pretendermos
serem os dados coletados por meio de
adicionais. subsídios para um programa de co
perguntas a pessoas que se supõe dis
mercialização, è preciso que obte
No momento em que todos os imóveis porem das informações desejadas,
nhamos dados quanto aos meios de
levantados estiverem devidam ente através da resposta de questões es
comunicação, sistemas de comerciali
codificados por central, zona, setor, critas ou pessoalmente. Quanto aos
zação e outros similares.
quadra, lote — com ou sem telefone —
* dados coletados por observação, são
nós teremos estruturado o cadastro de A medida que os resultados das pes obtidos mediante a observação dos
demanda localizada; se essa preo quisas sejam confiáveis, elas passam a fatos que interessam, sem que se
cupação de ordenação não existir, o integrar o elenco de informações para façam perguntas. Ambos os métodos
cadastro de demanda será global. Os os administradores tomarem decisões. têm vantagens e desvantagens. As
arquivos de demanda, através uma
Listagem de informações: Uma vez vantagens do método por questionário
simples listagem, indicam a relação
definidos os objetivos,devem ser lis são a versatilidade, a velocidade e o
dos telefones já instalados, as subs
tadas as informações a serem pes custo, enquanto que as do método por
crições já feitas — mas os respectivos
quisadas, que podem ser as mais observação são as de se eliminar a má
telefones ainda não instalados — os
variadas. Os dados de recenseamento vontade do entrevistado em dar infor
imóveis com endereços que tem con
da população tornam-se uma infor mações, a incapacidade ou falta de
dições de receberem um telefone e, habilidade do entrevistador e a defi
mação complementar de utilidade para
finalmente, aqueles que não tem con
as localidades onde não existe o ca- ciência de um questionário mal-
dições financeiras de adquirir o direito formulado. As desvantagens de um
dastramento imobiliário confiável. Já
de uso de um telefone. são as vantagens do outro método.
para maior sustentação das estima
Não queremos deixar de registrar que tivas de telefones não residenciais um A elaboração de um questionário não é
as informações mercadológicas levan cadastramento de empresas por tipo uma ciência, mas sim uma arte, pois
tadas também se constituem em fonte de atividades é desejável. Os plane exige mais criatividade do que co
de informações precisas para o plane jamentos urbanos elaborados por nhecimento científico. Unindo-se a