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Na área de concessão da CTBC fi quadro a seguir, figura 2 .1 , temos a mentos necessários para a determi
zemos urna pesquisa mercadológica identificação dos principais itens de nação do mercado. Definida urna tec
em 1975 e outra recentemente, em fins bens que podem disputar as priori nologia que adotamos para o desen
de 1976, para a obtenção e atualização dades de aquisição na mesma faixa do volvimento desse trabalho çrn nossa
dos informes necessários. Assim, no uso telefônico. Companhia e, tendo concluído que se
fazia necessário conhecer o mercado
global de nossa atuação, obtivemos
Escala de Preferência na área da CTBC
diversos cadastros que contêm uma
Dados om porcentagem série de informações. Esses cadastros
são os seguintes:
Item Pesquisa 1975 Pesquisa 1976
I ---------------------- - -
L
Possuem Pretendem Possuem Pretendem Cadastro imobiliário'. Os cadastros
Geladeira. 99,0 0,6 99,3 0.3 imobiliários são obtidos junto ás
Televisor Prefeituras Municipais. Depois de con
(preto/branco) 94,0 8 .0 * 94,7 11,0 frontarmos uma série de informações
Televisor a cor 16,0 33,0* 44,0 39,0 * obtidas por pesquisas mercadológicas
Máquina de Lavar 55.0 15,0 61,0 11,0
Telefone 28,0 11,0 37,0 19,0 com os dados fornecidos pelos cadas
Automóvel 41,0 32,0 49,0 29,6 * tros imobiliários concluímos pela com-
patibilização de seu uso. 0 custo por
* Inclusive uma segunda unidade metro quadrado de área construída
representa a somatória das avaliações
Num intervalo de tempo de aproxi pretendem, aumentou em aproxi do imóvel quanto ao padrão, locali
madamente um ano e meio (tempo madamente 50%. Isto se deve à ins zação e benfeitoria pública. Dos dados
que medeia as duas pesquisas), ti talação e operação de novo Plano de contidos nesse cadastro, os que são de
vemos alterações acentuadas na Expansão e à aproximação cada vez interesse para os estudos do mercado
preferência de alguns bens. Ainda as maior entre a Companhia e o usuário. de telefonia são os seguintes:
sim, apesar de uma evolução satis
fatória, a preferência por serviço te Por outro lado, na pesquisa referida, Identificação:
lefônico tem uma participação rela apuramos também a destinação do or — zona
tivamente modesta. A porcentagem çamento familiar. O resultado está — sotor
dos que possuem telefone e dos que apresentado na figura 2 .2 . — quadra
— lote
— sub lote
Orçamento familiar na área da CTBC
Localização:
Dado» om porcentagem
— endereço
Tipos de Gasto Pesquisa 1975 Pesquisa em 1978 — número
— complemento
Alimentação 32,0 34,9
Domicilio 24.0 22,0 Características do imóvel:
Transporte 11.0 12,1
Gastos diversos (vestuário, — padrão
educação, gastos — uso a que se destina
pessoais, saúde — área
e recreação) 15,3 11,0 — valor
Outros 7.8 8,0
Renda Discricionária 9,9 . 12,0 Melhoramentos:
— públicos
— particulares
Para se obter a estratificação do mer to, bastante subjetivos, do ser hu
cado potencialmente apto a ser con mano. O "homem econômico" ordena
quistado para o uso telefônico e, con o seu consumo, avaliando cuidado Cadastro fiscal: Esse cadastro também
siderando o valor de uma prestação de samente cada compra na busca de ob é obtido junto às Prefeituras Muni
auto-financiamento para um telefone ter o máximo de satisfações. Dada cipais e nos dâ meios de carac
residencial em 36 meses, válido para o subjetividade e a possibilidade de uma terizar o tipo do imóvel, visando a
4? trimestre de 1976, a renda discri mudança mais ou menos rápida de quantificação dos tipos de telefones
cionária deve corresponder a 6,5 comportamento, torna-se sumamente necessários, como residenciais, comer
salários mínimos. A população com difícil, se não impossível, sabermos se ciais, industriais, repartição pública. Os
f
renda familiar abaixo desse valor realmente distribuímos a nossa renda dados básicos utilizados são os se
mínimo não teria capacidade financeira da melhor maneira. guintes:
para se habilitar ao uso de um telefone,
A escala dos bens e as necessidades Identificação:
sem que as suas condições e hábitos
futuras deveriam ser conhecidas para — inscrição fiscal
de vida sofressem reformulações ou,
uma tomada de decisões de compra
obtivessem novas fontes de renda. Localização:
racional.
0 fator renda, não sendo o único a ser — endereço
levado em conta no mercado, acusa Feitas essas considerações, podemos — número
também os reflexos do comportamen avaliar a complexidade dos procedi — complemento