Page 10441 - Revista Telebrasil
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A  produção  será  crescente,  até  que                                                                              Vejamos com mais detalhes o conjun­                                                                                  O dimensionamento de pessoal è uma


                  seja obtido um equilíbrio representado                                                                               to de forças que pode ser encontrado                                                                                 resultante do Indicador de produção e



                  pela  dificuldade  mínima  e  desejo  de                                                                             ao  longo da curva do gráfico anterior                                                                               do volume de serviço.  No nosso caso


                  melhorar a produção mínima.                                                                                          e  que  após  certo  tempo  atingem  um                                                                              em referência, OCS a completar, recla­


                                                                                                                                       equilíbrio:                                                                                                           mações procedentes de L.A. e defeitôs




                                                                                                                   -----------                    .  .  - ......— ¦ ¦  ¦...... .........                                                    t „ ¦           de cabos/100 km de encapamento.
                                                                                                                                                     *
                                                                                                                           % •
                                                                                                                                                                                                          \
                         Unidades de Produção/Tempo                                                                    *  -                         \              .  .  ,* _. . •       1  ,    v.»  '  -  -  •  Kv.‘             *           ^ .
                                                                              •                                           •  *               •  1                * 1  .  *  i                        *  %                    *\                             Vontando  aos  exemplos  apontados,



                                                                                                                                                                                                                                                            vamos apresentar a sistemática aplica­
                          Pressão do Supervisor                                                          — —                                    Ressentimento.                        ,  •  *             •  -  ,  »
                                                                                                                                                                                                                •  \\
                                                                                                                                                                         •  1 ^                  • .  *  a* m  * • 1«  •  e*  ^ A «  V                      da na Diretoria de Operação da Telesp

                         Desejo de produzir bem                                                            — —                                  Pressão do grupo                                                                                             para  atingir  as  metas  fixadas  nesses



                          Desejo de promoção                                                               — —                                 Receio de alterar a média do grupo                                                                            três Indicadores.  Não foram as únicas




                          Medo de perder o emprego                                                                 —   ,                   •  Relutância em trabalhar mais                                                                                   atividades  estudadas;  podemos  citar
                                                                                                                                          •  •                 x  t *                                                                                        Manutenção de Centrais de Comutação


                         Vontade de atingir o máximo                                                        — —                               . Receio de provocar falhas
                                                                                                                  1                                                                                                                                          Automática  e  Sistemas  de  Transmis­



                                                                                                                                                                                                                                                             são que já foram equacionadas,  e em

                  Este tipo de análise torna claro que a                                                                                acima citados a Diretoria de Operação                                                                                implantação. Os sistemas de manuten­


                  produção  pode  ser  aumentada  tanto                                                                                 da T elesp fixou:                                                                                                    ção adotados condicionam  os  Indica­



                  pelo  aumento  das  forças  que  atuam                                                                                                                                                                                                     dores de Pessoal.


                  embaixo da  linha,  como  pela diminui­                                                                               Reparador L.A. — 15 visitas/dia de tra­


                  ção das que atuam em cima dela.                                                                                       balho.                                                                                                               O  grande  problema  ê  o  acompanha­


                                                                                                                                         Instalador L.A. —  6 OCS completadas/


                  Uma  motivação adequada dos super­                                                                                    dia de trabalho.                                                                                                     mento  constante  dos  resultados,  in­


                  visores, mostrando que a empresa não                                                                                   Emendador de Manutenção —  2,5 de­                                                                                  cluindo sistemas de inspeção, pois uma



                  comporta  o atual  “custo  de  transfor­                                                                               feitos de  cabos  removidos/dia de  tra­                                                                            degradação nos equipamentos e insta­


                  mação”, pode aumentar a pressão dos                                                                                    balho.                                                                                                               lações pode não corresponder de ime­



                  mesmos,  pois  uma  supervisão  mais                                                                                                                                                                                                       diato a reclamações dos usuários.  Em


                  atuante e consciente pode representar                                                                                  Esses  Indicadores  são  importantes,                                                                               outras palavras, o que queremos è dar


                  uma  primeira  modificação  do  equilí­                                                                                pois  têm ação direta  nos índices,  tais                                                                           ênfase  a  que  o  ganho  de  energia  na



                  brio das forças, dando como resultado                                                                                  como:                                                                                                                transformação deva ser real,  isto é,  o


                  um novo nível de equilíbrio mais alto.                                                                                                                                                                                                     aumento  da  produção  com  derivada
                                                                                                                                         —  despesa/funcionàrio                                                                                               positiva no sentido de atendimento da



                  Assim,  uma  análise  de  forças  para                                                                                  —  renda/funcionàrio                                                                                                política de objetivos e metas da empre­



                  cada caso pode resultar em uma dimi­                                                                                    —  razão da operação                                                                                                sa, na pior das hipótéses, mantendo-se


                  nuição  do  “custo  de  transformação”                                                                                  —  homens/1000 terminais                                                                                            a qualidade.  Citamos esta última con­



                  dando como consequência um aumen­                                                                                       com reflexos nos padrões de serviços                                                                                sideração para manter a lógica teórica


                  to de produtividade da empresa.                                                                                                                                                                                                             de  nossa  apresentação,  mas  não  a
                                                                                                                                          oferecidos aos usuários.
                                                                                                                                                                                                                                                              consideramos aplicável nas nossas em­

                  O objetivo desta apresentação foi indi­                                                                                  Esses Indicadores por sua vez permitem                                                                             presas,  pois  a  qualidade  do  serviço



                  car uma sistemática que se fundamen­                                                                                     a fixação dos índices padrões a serem                                                                              telefônico  ainda  não  atingiu  os  níveis


                  ta  na  psicologia  social  e  que  permite                                                                              aplicados  no  dimensionamento  de                                                                                 desejáveis e expressos na “Política de


                  um  aumento  do  que  chamamos  de                                                                                       pessoal.                                                                                                           Padrões de Serviços” do grupoTelebrás.



                  competência empresarial.







                  3 — Indicadores





                  A  análise de  produção  pode  ser feita                                                                                                   «se  no que  foi exposto no item III,  procurou-se aplicar as atitudes a seguir indicadas  no


                  através da fixação de indicadores para                                                                                                     ito de produtividade das categorias já referidas: Instalador L.A., Reparador L.A. e Emenda-
                                                                                                                                                              Manutenção.

                  cada atividade especifica.  O Indicador


                  deve  representar  significativamente  o



                  “trabalho”  não  só  no  entendimento                                                                                        Ação exercida                                                                                                                  Resultado esperado

                                                                                                                                                                                            %  *       C ‘            •           *                                                                                           V                • • ^     w         0
                 das chefias mas também dos compo­                                                                                                                                                                                                                                                                             A         *      ®   4      ®   1 .   •  •



                  nentes do grupo que será aferido,  por                                                                                       Motivação das chefias.                                                                                                         Supervisão mais efetiva


                 exemplo:                                                                                                                      Divulgação  do  plano junto aos Artífices  pelos                                                                               Despertar o desejo de produzir bem.



                                                                                                                                               seus chefes diretos.

                 Reparador L.A.  —  n.°  de visitas/dia de                                                                                       •                                                                 •      —  _   #   •   •            •                                                                                                              A


                 trabalho.                                                                                                                     Acompanhamento  sistemático dos  Artífices  e                                                                                  Diminuição das dificuldades.                                                           •J



                 Instalador L.A.  —  n.°  de OCS comple-                                                                                       análise do seu trabalho.                                               <                                                                                                                                   *•  >

                                                                                                                                                             v                                                                                          ••             ^    #
                 tadas/dia de trabalho.                                                                                                        Quadros  nos  locais  de  serviços,  indicando  os                                                                             Despertar competição. Assim a, vontade
                                                                                                                                                                                                    t
                                                                                                                                                                                            ^
                                                                                                                                                                                                               •
                                                                                                                                                                     •
                                                                                                                                                                                                                                                 •
                                                                                                                                                                                                                            ^
                                                                                                                                                                                                   c
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        .
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    «   •
                 Emendador  de  Manutenção  —   n.°  de                                                                                        nomes aos funcionários que apresentaram  me­                                                                                   de atingir o máximo (desafio).
                 defeitos  de  cabos  removidos/dia  de                                                                                        lhor produção.
                                                                                                                                                                                     •   ^     •     A *   .      ^ f                            ^
                 trabalho.                                                                                                                                                            •                   #
                                                                                                                                                                                                         •
                                                                                                                                               Usar como  referência  para  promoção os Artífi­                                                                               Despertar o desejo de promoção.


                 Uma vez fixada a  natureza do  Indica­                                                                                       ces de melhor produção;



                 dor, o 2.°  passo é fixar um valor de re­                                                                                              «  I                          *  À       a     ,   *   A   *    ,    I   •  •     f |   |   • 4  I   I   » i '   •      •
                                                                                                                                              Introdução de  critérios  eliminatórios  como:  pu­                                                                             Aumento da pressão de supervisão.
                 ferência  a  atingir,  cuja  determinação                                                                                    nição, acidentes de trabalho classificados como                                                                                                            **



                 pode  ser  feita  com  base  na  situação                                                                                    descuido do empregado, assiduidade e pontua­                                                                                   • •  •            •   A        •               *
                                                                                                                                                                                                                                                                              *  ,

                atual, na experiência da supervisão, na                                                                                       lidade, asseio e zelo consigo e com bens da em­                                                                                                  V   *  A                                      -   *



                análise  das  etapas  de  trabalho  e  nos                                                                                    presa, cortesia no relacionamento.                                                                                              i  .            \   •-  . - i r ' .          *v'                                         • - j
                                                                                                                                                                                                                                                                                               w - • -  »
                                                                                                                                                                                                                                            031 V                            r—                                                .r.v-s       \
                objetivos setoriais. Para os 3 exemplos                                                                                                                                                           ¦                                                                                  >— ¦» w |.. * % » <
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