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— Treinamento (validação de técni E.4. Interfaces contribuição ao conjunto de ativi
cas de treinamento). dades ou funções que está a servi
— Chefias. —• Chefias. ço dos objetivos maiores da orga
— Empregados. — Recrutamento e Seleção (valida nização. Acreditam os ter ficado
— Reformulação de instrumentos ção de instrumentos e técnicas). evidenciado que o que se consti
e técnicas. — Medidas da administração. tui no produto de um subsistema
— Identificação de problemas. — Imagem da empresa. é ao mesmo tempo insumo de um
— Sistemática de promoção. — Relações com o mercado. outro subsistema ou lhe serve de
— Motivação de empregados. — Informações salariais. realimentação (vide esquema).
— Identificação de problemas.
D. Subsistema Motivação de Em — Normas de pessoal.
pregados — Clima organizacional. Tal conclusão torna patente a ne
cessidade de uma visão da área
D. 1. Insumos 5 — Conclusões como um conjunto integrado de
atividades que transcende os limi
jr s .
— Id e n tifica çã o de problem as Sem querermos chegar ao truísmo tes estruturais e regimentais exis
(turn-over, absentismo, dificul de que na realidade, tudo se relacio tentes. As atividades de recursos
dades de relacionamento). na com tudo, procuramos ilustraras humanos de uma empresa somente
— Incidentes críticos. múltiplas inter-relações entre os poderão atingir seus reais objetivos
— Avaliação de desempenho. componentes de um Sistema de Re se sua administração lograr ultra
— Clima organizacional. cursos Humanos. Desnecessário é passar as barreiras da departamen-
— Tecnologia. salientar que só apresentamos talização e desburocratizar os ca
alguns dos componentes que de
KL nais de comunicação. É possível
D.2. Processo veriam integrar um tal sistema, que, num futuro não muito remoto,
como também, que as relações en a necessidade de atrair, manter,
— House-organ. tre os vários subsistemas arrolados motivar e desenvolver os recursos
— Campanhas promocionais. foram demostradas de modo sim de uma empresa de elevada tecno
— Prêmios e incentivos. plificado e esquemático. logia, atuando num mercado de
— Atividades associativas. trabalho instável e altamente com
— Intervenções em incidentes A conclusão de tudo o que foi apre petitivo, conduza à criação de um
críticos. sentado até agora nos parece bas super-departamento de Recursos
tante evidente: cada atividade ou Humanos, integrando todas as ati
função da área de Recursos Huma vidades da área, cuja estrutura se
D.3. Produto
nos não pode ser concebida isola ja adequada para atender aos desa
damente mas em termos de sua fios do futuro.
— Aumento da motivação (redução
de turn-over, absentismo, au
mento da produtividade).
— Melhoria do clima organizacional. UM yOQf\Q UIMW-lfiCA
D. 4. Interfaces
— Empregados.
— Chefias.
— Recrutamento e Seleção.
— Treinamento.
— Cargos e salários.
— Benefícios.
— Avaliação de desempenho.
— Atividades inter-organizacionais.
E. Subsistema Desligamento de Em
pregados
E. 1. Insumos
— Pedidos de demissão por interes
se da empresa.
— Empregados demissinários.
— Tecnologia.
E.2. Processo
— Entrevista de desligamento.
— Pesquisa de causas de turn-over.
E.3. Produto
— <«rv’ / U;**/»
— Relatórios de demissão. • »»«MUI
— Empregados demitidos.