Page 19 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
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keting  da CTBC, a longa distância da   na  longa  distância,  a  Embratel  cer­  Telecom era a única concessionária
           empresa está bem focada no segmento   tamente foi a empresa que mais sofreu   de telefonia local  a ainda não poder
           corporativo, que nas chamadas interna­  o impacto dos novos tempos. Apesar   atuar fora de  sua  área de  concessão
           cionais chega a ser responsável por 70%   disso,  Bárbara  F.  M iranda  Hasche-   por  não  dispor  do  certificado  de
           do tráfego. Em março, ela detinha 25%   levia, gerente geral de Produtos, con­  cum prim ento  das  m etas  de  u n i­
           do market share das chamadas de LD   sidera  a  concorrência  salutar  para  o   versalização,  ainda  a  ser concedido
           geradas a partir de sua região, preten­  mercado e também para as empresas.  pela Anatei. A expectativa da carrier
           dendo dobrai* esse percentual até o final   -   Sempre  estivemos  preparados   é de receber o certificado até junho,
           do ano.  Parra afirmou que o que con­  para competir e isso não será diferente   o que permitiria iniciar sua expansão
           quista o cliente  são preços atrativos -    agora. Aprendemos muito com o que   no segundo semestre deste ano.
           sem necessariamente haver uma guerra   ocorreu  e  pudemos  aprimorar e  de­
           -  e serviços de alta qualidade.  senvolver várias novas soluções para   Corporativos
              -   Senão,  ele  se  sente  lesado  por   os clientes -  garantiu a executiva.  O já  cobiçado  nicho  corporativo
           promoções que acabam rapidamente     Nesse sentido, Bárbara destacou o   deverá ganhar uma  nova concorrente
           e  ganha  antipatia  pela  em presa  -    resul tado do Plano de Tarifas Passaporte   até o final do semestre: a AT&T Lalin
           completou.                        21  (para  ligações  internacionais)  que,   America, que hoje conta com cerca de
                                             mesmo em meio à intensa competição,   300 clientes empresariais e aposta na
              Impacto da competição          atingiu  a  marca  de  meio  milhão  de   “intimidade”  com  este  mercado  para
              A  Intelig,  que  inaugurou  a  com­  clientes em um ano de existência.  avançar na longa distância. No ano pas­
           petição  na  longa  distância  no  País,                            sado, a empresa recebeu  licença para
           m ostra  orgulho  pelo  fato.  K leber   Carriers nacionais         prestar  STFC  -   Serviço  Telefônico
           Meira, diretor de Marketing e Vendas,   Já atuantes na longa distância re­  Fixo  Comutado  -   no  Estado  de  São
           lembrou que na época do monopólio   gional  desde o  início  de  suas  opera­  Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro,
           uma ligação para os  Estados Unidos   ções,  a  Telefônica  e  a  Telemar  ini­  Belo  Horizonte,  Curitiba,  Porto  Ale­
           chegava a custar R$  1,33 o minuto.  ciaram suas operações inter-regi onais   gre e Brasília. Segundo Arthur Ituassu,
              -  Hoje, três anos depois, oferece­  e internacionais a partir de suas áreas   vice-presidente de Assuntos Governa­
           mos  o  serviço  por  R$  0,37,  mesmo   de concessão, em meados de 2002. No   mentais e Regulatórios da AT&T Latin
           levando-se em conta os efeitos da alta   dia  primeiro  de  março  deste  ano,  a   America, no início de maio a empresa
           do  dólar  e  a  inflação  do  período  -    Telefônica  passou  a  oferecer os  ser­  aguardava  apenas  a  conclusão  de
           destacou Kleber. Ele afirmou também   viços  de  LD  a  partir  de  qualquer   contratos de interconexão para iniciar
           que a única chance da operadora para   localidade  do  País,  com  ênfase  no   os novos serviços.
           conquistar  mercado  foi  iniciar  uma   cliente empresarial.          -   Com  a  antiga  licença  SCM  -
           guerra  de  preços  antes  que  m ais   Os  resultados  da  operadora  em   Serviço de Comunicação M ultimídia
           empresas entrassem e tomassem mais   2002  indicaram  que,  em                - ,  só  podíamos  atender
           difícil  a  briga  pelo espaço  na  mente   seis  meses,  houve  a con­       10%  a  15%  do  nosso
                                                                      "Redução dos
           do consumidor.  Para o  futuro,  entre­  quista de um market share            mercado potencial, que é
                                                                        custos de
           tanto, Kleber descartou queda nas tari­  de 36% nas ligações inte­            de  12  m il  em p resas.
                                                                      interconexão é
           fas  comparável  com  o  ocorrido  nos   restaduais  e  32%  nas  in­         A gora,  querem os  real-
                                                                      fundamental"
           últim os  anos.  H averia,  no  caso,   ternacionais.  A  Telemar,            m ente  in co m o d ar  no
                                                                        A. ituassu
           espaço  apenas  para  prom oções   por  sua  vez,  não  divulga               mercado corporativo das
           pontuais.  Kleber calculou que a em­  dado s  de  fatu ram en to              grandes concessionárias.
           presa tenha fechado 2002 com cerca   nem  de  participação  de  mercado  e   Apesar da confiança, Ituassu afirmou
           de 22% do mercado brasileiro de LDT,   informou  apenas  que,  no  primeiro   que a redução dos custos de interco­
           tendo  como  meta  atual  manter  seu   trim estre  de  2003,  houve  um   nexão,  que  têm  grande  impacto  nos
           market share acima dos 20%, mesmo   aumento de  12% na receita de longa   serviços de voz, é fundamental  para
           com o aumento da competição. Para   distância  em   relação  ao  trim estre   o equilíbrio do  mercado.
           isso,  ele  acredita  ser  fundam ental   anterior. Fora de sua área de conces­  -   E sperávam os  que  em  2003
           identificar  os  clientes  rentáveis  e   são,  o  alvo  da  carrier  também  é  o   houvesse melhora nesses custos, o que
           evitar o chamado churning -  a perda   m ercado  em presarial,  com   ofere­  pode acontecer em 2004 ou 2005. Não
           da clientela.                     cimento de pacotes de solução com ­  sei se o mercado pode aguentar até lá
              Durante vários anos monopolista  pleta.  Até meados de maio, a Brasil  -  finalizou o executivo.



                                                                                             Telebrasil • maio/íunbo 2003
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