Page 19 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
P. 19
keting da CTBC, a longa distância da na longa distância, a Embratel cer Telecom era a única concessionária
empresa está bem focada no segmento tamente foi a empresa que mais sofreu de telefonia local a ainda não poder
corporativo, que nas chamadas interna o impacto dos novos tempos. Apesar atuar fora de sua área de concessão
cionais chega a ser responsável por 70% disso, Bárbara F. M iranda Hasche- por não dispor do certificado de
do tráfego. Em março, ela detinha 25% levia, gerente geral de Produtos, con cum prim ento das m etas de u n i
do market share das chamadas de LD sidera a concorrência salutar para o versalização, ainda a ser concedido
geradas a partir de sua região, preten mercado e também para as empresas. pela Anatei. A expectativa da carrier
dendo dobrai* esse percentual até o final - Sempre estivemos preparados é de receber o certificado até junho,
do ano. Parra afirmou que o que con para competir e isso não será diferente o que permitiria iniciar sua expansão
quista o cliente são preços atrativos - agora. Aprendemos muito com o que no segundo semestre deste ano.
sem necessariamente haver uma guerra ocorreu e pudemos aprimorar e de
- e serviços de alta qualidade. senvolver várias novas soluções para Corporativos
- Senão, ele se sente lesado por os clientes - garantiu a executiva. O já cobiçado nicho corporativo
promoções que acabam rapidamente Nesse sentido, Bárbara destacou o deverá ganhar uma nova concorrente
e ganha antipatia pela em presa - resul tado do Plano de Tarifas Passaporte até o final do semestre: a AT&T Lalin
completou. 21 (para ligações internacionais) que, America, que hoje conta com cerca de
mesmo em meio à intensa competição, 300 clientes empresariais e aposta na
Impacto da competição atingiu a marca de meio milhão de “intimidade” com este mercado para
A Intelig, que inaugurou a com clientes em um ano de existência. avançar na longa distância. No ano pas
petição na longa distância no País, sado, a empresa recebeu licença para
m ostra orgulho pelo fato. K leber Carriers nacionais prestar STFC - Serviço Telefônico
Meira, diretor de Marketing e Vendas, Já atuantes na longa distância re Fixo Comutado - no Estado de São
lembrou que na época do monopólio gional desde o início de suas opera Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro,
uma ligação para os Estados Unidos ções, a Telefônica e a Telemar ini Belo Horizonte, Curitiba, Porto Ale
chegava a custar R$ 1,33 o minuto. ciaram suas operações inter-regi onais gre e Brasília. Segundo Arthur Ituassu,
- Hoje, três anos depois, oferece e internacionais a partir de suas áreas vice-presidente de Assuntos Governa
mos o serviço por R$ 0,37, mesmo de concessão, em meados de 2002. No mentais e Regulatórios da AT&T Latin
levando-se em conta os efeitos da alta dia primeiro de março deste ano, a America, no início de maio a empresa
do dólar e a inflação do período - Telefônica passou a oferecer os ser aguardava apenas a conclusão de
destacou Kleber. Ele afirmou também viços de LD a partir de qualquer contratos de interconexão para iniciar
que a única chance da operadora para localidade do País, com ênfase no os novos serviços.
conquistar mercado foi iniciar uma cliente empresarial. - Com a antiga licença SCM -
guerra de preços antes que m ais Os resultados da operadora em Serviço de Comunicação M ultimídia
empresas entrassem e tomassem mais 2002 indicaram que, em - , só podíamos atender
difícil a briga pelo espaço na mente seis meses, houve a con 10% a 15% do nosso
"Redução dos
do consumidor. Para o futuro, entre quista de um market share mercado potencial, que é
custos de
tanto, Kleber descartou queda nas tari de 36% nas ligações inte de 12 m il em p resas.
interconexão é
fas comparável com o ocorrido nos restaduais e 32% nas in A gora, querem os real-
fundamental"
últim os anos. H averia, no caso, ternacionais. A Telemar, m ente in co m o d ar no
A. ituassu
espaço apenas para prom oções por sua vez, não divulga mercado corporativo das
pontuais. Kleber calculou que a em dado s de fatu ram en to grandes concessionárias.
presa tenha fechado 2002 com cerca nem de participação de mercado e Apesar da confiança, Ituassu afirmou
de 22% do mercado brasileiro de LDT, informou apenas que, no primeiro que a redução dos custos de interco
tendo como meta atual manter seu trim estre de 2003, houve um nexão, que têm grande impacto nos
market share acima dos 20%, mesmo aumento de 12% na receita de longa serviços de voz, é fundamental para
com o aumento da competição. Para distância em relação ao trim estre o equilíbrio do mercado.
isso, ele acredita ser fundam ental anterior. Fora de sua área de conces - E sperávam os que em 2003
identificar os clientes rentáveis e são, o alvo da carrier também é o houvesse melhora nesses custos, o que
evitar o chamado churning - a perda m ercado em presarial, com ofere pode acontecer em 2004 ou 2005. Não
da clientela. cimento de pacotes de solução com sei se o mercado pode aguentar até lá
Durante vários anos monopolista pleta. Até meados de maio, a Brasil - finalizou o executivo.
Telebrasil • maio/íunbo 2003