Page 30 - Telebrasil - Junho/Julho 2002
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ESPECIAL
                               Brasil: recuperar

                                               a tecnologia







               A nova economia agrega o conhecimento aos tradicionais fatores de produção. A discussão passa pela
               educação e pela aplicação pragmática do conhecimento. O País precisa de um "choque tecnológico".














                                                   Jarl  Bengtsson                    Maria Heloisa Guimarães de Castro
                                               Diretor do CERI (OCDE-Paris)             Secretária-executiva do MEC
                                                 A economia                                  Ensinar
                                              do Conhecimento                               a Pensar



                                    O  conhecimento  aplicado  à  produção,  bem  como  sua   O que é formar cidadãos para a Sociedade da Informação?
                                    disseminação  e  uso,  está  no  coração  da  economia  do   O  Brasil diploma 6  mil  FtiDs e 24 mestres anualmente.  Na
                                    conhecimento.  É  preciso  descobrir  o  conhecimento  na   população de  18 a 24 anos,  apenas  15% estão no ensino
                                    informação e a sabedoria  no conhecimento.  superior (menos que Peru e Bolívia); e na de  15 a  17 anos,
                                                                              33%  estão no ensino médio.  São 60 milhões de alunos da
                                                                             creche à pós-graduação.


                                    A economia do conhecimento passa pelo papel dos sistemas   A  Coréia,  na  década  de  60,  universalizou  sua  educação
                                    de educação e instrução.  Existem o know-what (a visão do   primária; e nos anos  70/80, a educação média. Aqui é pre­
                                    mundo  que  vem  pelo  sistema  educacional),  o know-why   ciso reformar os currículos em todos os níveis de ensino de
                                    (os fundamentos das coisas), o know-how (o saber fazer) e   modo a inserir o cidadão no mercado de trabalho.
                                    o  know-who  (quem  sabe  fazer),  além  do  conhecimento
                                    explícito (divulgado) e tácito (os segredos de pai para filho
                                    nas empresas).

                                    A  educação  atual  é  para  o  antigo  modelo  da  economia   Ensinar a pensar (linguagem, matemática, educação artística
                                    industrial.  Hoje, é imperativo o aprendizado contínuo para   e cívica) e não mais enfatizar o decoreba. Um dos desafios é
                                    todos.  É  um  esforço  público,  privado  e  individual  que vai   qualificar professores. As medidas são de LP.  Uma reforma
                                    requerer uso maciço de tecnologia da informação.  curricular leva de 10 a  15 anos para chegar à sala de aula. O
                                                                              Programa  de  Informática  na  Escola  depende  da  liberação
                                                                              dos recursos do Fust, absurdamente parado.

                                    A infra-estrutura do sistema educacional mundial está sendo   As  grandes  universidades  públicas  são  as  âncoras  da
                                    abalada  rumo a  mais know-why,  know-how e know-who.   produção  científica,  mas  no  curso  superior  é  preciso
                                    Morre o monopólio do conhecimento a ser substituído pela   diversificar os cursos tradicionais, através da cooperação dos
                                    produção, intermediação e utilização do conhecimento num   setores público e privado.
                                    ambiente de oferta-procura.

                                    Inovar é difundir novas tecnologias na economia, espetacu­
                                    lares ou não. 0  espírito inovador reside na totalidade da so­
                                    ciedade.  0  sistema de  inovação de um país envolve atores,
                                    instituições e seus relacionamentos.  No  Brasil,  o sistema  de
                                    inovação está defasado, e isto se reflete na competitividade
                                    de sua economia. Aqui, a produção de patentes ainda é baixa.
                                    Hã distorções no sistema de P&D (apenas 1 % do PIB), o Estado
                                    banca 70% e o setor privado, 30%, com São Paulo detendo
                                    a metade. (Jean-Eric Aubert - Banco Mundial)
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