Page 26 - Telebrasil - Junho/Julho 2002
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ESPECIAL




              Brasil: o rumo da

               macroeconomia






















                                            Pedro Malan,  onze anos no Poder                Everardo Maciel
                                            e sete como ministro da Fazenda             Secretário da Receita Federal
                                             Desenvolvimento                                Reforma
                                                Sustentado                                  Tributária



                                   São questões fundamentais  "para qualquer governo  que   Hoje a tributação do IPI é feita na origem (onde o produto é
                                   vier":  o  equilíbrio  fiscal  (arrecadação,  estruturação  e   fabricado),  ao  invés  de  no  destino,  onde  o  produto  é
                                   objetivo dos gastos públicos);  o  déficit em  contacorrente   consumido.  Inverter tal  sistemática  beneficiaria  as  regiões
                                   (hoje,  em  US$  20  bilhões,  mas já foi  US$  34  bilhões,  em   mais pobres do País, em detrimentos de regiões produtoras,
                                   1998);  e  a  poupança  (interna  e  externa)  necessária  para   mas sua aprovação politicamente seria polêmica.
                                   resolver o déficit público.

                                   É um  "despautério" sugerir a suspensão da dívida externa do   Uma  reforma  tributária  factível,  a  curto  prazo,  teria  que
                                   País. Tal dívida, administrável, terá sua vulnerabilidade diminuída   respeitar o atual contexto cultural para evitar evasão ou elisão
                                   à medida que aumentar as exportações. Exportar é preciso.  fiscal.  Num cenário pragmático, o ISS teria uma alíquota mí­
                                                                             nima,  o  PIS/Cofins  seria  unificado  e  o  IPI  teria  receitas
                                                                             compensatórias, regionais. Quanto a CPMF, "nenhum gover­
                                                                             no poderá dele prescindir.  É a despesa que faz o imposto".

                                   A política industrial (um tema que volta à moda) requer uma   0  ICMS passaria a ter legislação nacional, sem modificações
                                   postura ativa do Estado, onde o mercado (que não é perfeito)   autônomas  feitas  pelos  estados;  as  alíquotas  do  imposto
                                   falhar. 0  Estado deve regular e mobilizar a indústria privada.   seriam uniformes e por produto, bem como seriam vedados
                                   0  melhor teste de competitividade de nossa indústria é junto   os benefícios fiscais. Há uma emenda constitucional enviada
                                   ao mercado internacional.                 pelo Executivo ao Congresso Nacional,  neste sentido.

                                   0   nome  do  jogo  da  política  industrial  é  o  aumento  da   No  Brasil,  a  titularidade  do  ICMS  é estadual.  Na  maioria
                                   produtividade  com  a  aplicação  de  recursos  escassos.  0    dos países,  essa titularidade é nacional.  Pela  Constituição
                                   BNDES emprestou US$ 26 bilhões para o fomento de nossa   de 1988, os impostos únicos federais até então existentes
                                   indústria, mais do que o Banco Mundial investiu na América   foram  incorporados  às  receitas  dos  estados,  "um  erro
                                   Latina.  Houve  política  industrial  no  Governo  Fernando   trágico".  Telecomunicações,  energia  elétrica  e  com­
                                   Henrique Cardoso.                         bustíveis, que representam 50% da arrecadação estadual,
                                                                             estão supertributados.

                                                                             Em  teoria,  o  imposto  sobre o valor agregado  (só  se  paga
                                                                             imposto sobre a  parcela de valor acrescentada  ao insumo)
                                                                             aparece  como  solução  para  eliminar  a  "tributação  em
                                                                             cascata". Na prática, sua aplicação é complexa e custosa. 0
                                                                             sistema financeiro (5 a 7%  dos contribuintes, mas 60% dos
                                                                             valores) é tributado pelo valor agregado.
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