Page 13 - Telebrasil - Junho/Julho 2002
P. 13

Sistema  Telebrás,  a  estratégia  foi   centivar o grau de nacionalização dos
                                               atrair multinacionais  e  desenvolver   bens aqui manufaturados.
                                               nichos nacionais de fabricação.     Para alguns  economistas,  a reto­
                                                  Na Zona Franca de Manaus, pe­  mada  de  nosso  desenvolvimento
                                               sados incentivos atraíram fabricantes   passa pelo tripé das políticas macro­
                                               de fora para a eletrônica de massa (te­  econômicas  -   cambial,  monetária
                                               levisores)  e  para  exportação.  O   fiscal e tributária;  políticas  horizon­
                                               tortuoso  caminho  da  informática   tais,  como  para  saúde,  educação  e
                                               (veja  quadro)  incluiu  incentivos  e   previdência; e políticas verticais, em
                                               até reserva de mercado.          segmentos  selecionados.  Tais  seg­
                                                  Qualquer  política  de  incentivos   mentos  devem  promover saldos  co­
                                               para  eletrônica  precisa  levar  em   merciais  crescentes,  aumentar  o
                                               conta,  no  caso  brasileiro,  a  Zona   know-how do País e ter efeito multi­
                                               Franca de Manaus -  para manter um   plicador sobre a economia. A indústria
                                               pólo naquela região -  e o PPB (Pro­  de componentes (capital intensive) é
                                               cesso  Produtivo  Básico)  -   para  in­  um desses segmentos.

                                                  Complexo Eletrônico - balança comercial
                                                                                          (2001  - us$ bilhões)

                                                  Importações
                                                                                  4%   elet.  de consumo
                                                  (US$ 8,3 bilhões)
                                                                                  US$  0,3  bilhões
                                                      20%   Informática










                                                  Exportações
                                                                                 16%  elet.  consumo
               comercialização anual de 3 milhões de   (US$ 2,5 bilhões)            US$ 0,4 bilhão
               unidades -  2/3 das quais pela economia
               informal  .  está  ficando  para trás.  O
                                                    12%  Informática
               índice de penetração do computador no   US$  0,3  bilhão
               País  é  menor  que  na  Argentina,
               Venezuela e Chile. Tributos oneram em
                                                    12%  Componentes
               cerca de 20%  o computador nacional   US$ 0,3 biihão
                                                                                                   US$  1,5 bilhão
               produzido legalmente.
                  Grandes empresas de computa­
                                                  Complexo Eletrônico - déficit comercial
               dores propõem zerar mundialmente
               as alíquotas dos computadores. Paí­               (Desproporção entre importação e exportação)
               ses que fizeram o desenvolvimento
               de sua indústria eletrônica, a partir   100%   Importações
               dos  componentes,  como  a  China,   US$ 8,3  bilhões
                                                                                                 30%   Exportações
               devem  aderir a tal política.                                                      US$  2,5  bilhões
                                                      70%   Déficit
                  A estratégia do Brasil, no entanto,
                                                      US$  5,8 bilhões
               foi  desenvolver uma  indústria local
               de eletrônica,  a partir da fabricação
               de  bens  finais.  Na  Região  Sudeste,
               valendo-se  do  poder de  compra  do  Fonte: agregado BNDES
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18