Page 18 - Telebrasil - Junho/Julho 2002
P. 18
C o n j u n t u r a
madas tiveram um resultado positivo 54,3% no lucro líquido, c a ociosidade Aumento de clientes ajudou
de R$ 417 milhões no trimestre inicial das linhas caiu de 16,7% para 15,2%. É importante observar que todas
de 2001 e em 2002 somaram no mes Certamente, outros fatores, além dos as operadoras celulares ampliaram
mo período deste ano cerca de R$ 355 investimentos na antecipação, influ suas plantas de clientes, algumas em
milhões. A Brasil Telecom, que não enciaram nestes resultados, como a patamares bastante significativos, se
antecipou suas metas, comparando inadimplência e a alta do dólar, que comparados os números dos dois
estes dois trimestres, teve crescimento elevou as despesas com os finan trimestres iniciais de 2001 e 2002.
de 15,2% na receita líquida e de ciamentos contratados nesta moeda. Mas, em função deste crescimento ter
ocorrido principalmente na categoria
Telefonia fixa local e longa distância - resultados de clientes pré-pagos, que apresenta
uma receita média mensal inferior à
financeiros (em R$ milhões)
dos pós-pagos, a elevação de receita
Receita líquida Resultado líquido não é a mesma do número de clientes.
Operadora
1.° trim. 1.° trim. Var. % 1.° trim. 1." trim. Como exemplo, podemos citar as
2001 2002 2001 2002 Var. %
duas celulares controladas pela
Telemar 2.306 2.785 +20,7 175 143 -18,2
Portugal Telecom -Telesp Celular e
Telefonica 2.030 2.354 + 16 242 212 -12,4 Global Telecom - que somadas
Embratel 1.842,7 1.796,9 -2,7 (33,7) (36.4) - tinham no final de março de 2001
cerca de 5,044 milhões de clientes e
Brasil Telecom 1.421,8 1.638,5 +15,2 41,5 64,1 +54,3
no fim do primeiro trimestre deste ano
atingiram 6,154 milhões de terminais
Telefonia fixa local - planta de terminais (em milhões)
em operação, registrando uma
Em 31 de março de 2001 | Em 31 de março de 2002 expansão de 22%. A receita líquida
Instalados Em serviço Ocupação Instalados das duas operadoras, no entanto,
Telemar 14 12,5 89,8% 17,7 14,8 83,5% cresceu pouco mais da metade,
11,3%, passando de R$ 764,9 milhões
Telefonica 13,4 11,1 82,8% 14,3 12,5 87,4%
para R$ 851,8 milhões. A expansão
Brasil Telecom 9,3 7,8 83,3% 10,4 8,8 84,8%
do total de clientes, mesmo sendo
Planta de clientes - telefonia celular (em milhares)
Até 31 de março de 2001
C 1 Pré-pago
I 1 Pós-pago
I. I Outros
Até 31 de março de 2002
« _ ¦ Pré-pago
t i Pós-pago
n Outros
Total
em mar/01 4.504.000 540.000 2.602.000 1.543.000 714.000 1.556.619 1.486.673 808.694 1.321.493 1.664.943 1.750.000 860.000 1.897.557
em mar/02 5.254.000 905.000 3. 123.000 *1.867.000 851.000 1.808.705 1.614.256 906.982 1.675.324 1.934.720 1.750.000 966.000 2.533.272