Page 25 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2002
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Na busca
por
espaços
José Fernandes Pauletti, presidente da
0 jornalista Luis Nassif,
Telemar, observou que em função da nova
coordenador do debate "A busca conjuntura internacional devem ocorrer mu
danças. Lembrou que a operadora inves
por espaços" do XLIII Painel
tiu desde a privatização cerca de R$ 15 25
Telebrasil, ressaltou que o setor bilhões, num período de três anos e meio, e
só em 2001 instalou 5,5 milhões de termi
de telecomunicações está
nais. Afirmou que a tendência das opera
entrando em uma segunda etapa doras fixas é aproveitar inicialmente estes
investimentos feitos.
do jogo num ambiente diferente, TELE BRASU/janeiro-fe verei ro
O presidente da M axitel, M assimo
onde predomina o fim da grande Tachella, enfatizou que a cobertura maior
era inicialmente um fator competitivo rele
liquidez internacional de recursos
vante, mas as operadoras da Banda B con
financeiros para o setor, com as seguiram provar que em poucos meses esse
fator competitivo podia ser anulado. competição efetiva na telefonia fixa. A inte
operadoras tendo que se Segundo o vice-presidente de Assuntos gração vertical dos serviços e a entrada das
consolidar num mercado ainda Corporativos do Grupo Algar, Dilson atuais operadoras em novas regiões são ten
Dalpiaz, é normal o aproveitamento dos in dências irreversíveis, segundo ela.
mais competitivo. vestimentos feitos, porém ressaltou que o Eduardo Navarro de Carvalho, da
Grupo Algar espera desde 1967 a possibi Telefônica, estimou que as fixas tenham
Ele questionou se os grandes
lidade de atuar em outros mercados e pre investido cerca de R$ 50 bilhões desde a
investimentos serão mantidos ou tende, além de otimizar os investimentos, privatização para atender compromissos
expandir a sua operação em novas regiões. com a Anatei e observou que os novos
se as empresas prestadoras
A vice-presidente da E m bratel, investimentos destas empresas tendem a
tendem a buscar um melhor Purificacion Carpinteyro, lembrou que este ser direcionados pela demanda, com o
é o m om ento mercado gerando oportunidades para que
aproveitamento
para as operado as operadoras invistam. Ele comentou ain
dos já realizados e ras entrarem em da que os investimentos já realizados têm
novos mercados e oferecido uma rentabilidade baixa, com
se elas irão tentar
que elas tendem um retorno sobre o capital abaixo de 7% e
novos caminhos a oferecer serviços um custo de capital de 20%. Acrescentou
complementares que as operadoras necessitam rentabilizar
tecnológicos ou
de telefonia local tais investimentos, ampliando a oferta de
utilizar os já e de longa distân serviços e atendendo segmentos de maior
cia, gerando uma atratividade econômica. (LV)
existentes. Jornalista Luis Nassif