Page 25 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2002
P. 25

Na busca






       por





       espaços








                                             José Fernandes Pauletti, presidente da
       0 jornalista Luis Nassif,
                                           Telemar, observou que em função da nova
       coordenador do  debate "A  busca    conjuntura internacional devem ocorrer mu­
                                           danças. Lembrou que a operadora inves­
       por espaços" do XLIII  Painel
                                           tiu  desde  a privatização cerca de  R$  15                               25
       Telebrasil, ressaltou que o setor   bilhões, num período de três anos e meio, e
                                           só em 2001 instalou 5,5 milhões de termi­
       de telecomunicações está
                                           nais. Afirmou que a tendência das opera­
       entrando em  uma segunda etapa      doras fixas é aproveitar inicialmente estes
                                           investimentos feitos.
       do jogo  num  ambiente diferente,                                                                             TELE  BRASU/janeiro-fe  verei ro
                                             O  presidente  da  M axitel,  M assimo
       onde predomina o fim da grande      Tachella, enfatizou que a cobertura maior
                                           era inicialmente um fator competitivo rele­
       liquidez internacional de recursos
                                           vante, mas as operadoras da Banda B con­
       financeiros  para o setor,  com  as   seguiram provar que em poucos meses esse
                                           fator competitivo podia ser anulado.  competição efetiva na telefonia fixa. A  inte­
       operadoras tendo que se               Segundo o vice-presidente de Assuntos   gração vertical dos serviços e a entrada das
       consolidar num mercado ainda        Corporativos  do  Grupo  Algar,  Dilson   atuais operadoras em novas regiões são ten­
                                           Dalpiaz, é normal o aproveitamento dos in­  dências irreversíveis, segundo ela.
       mais competitivo.                   vestimentos feitos, porém ressaltou que o   Eduardo  Navarro  de  Carvalho,  da
                                           Grupo Algar espera desde 1967 a possibi­  Telefônica, estimou que as fixas tenham
       Ele questionou se os grandes
                                           lidade de atuar em outros mercados e pre­  investido cerca de R$ 50 bilhões desde a
       investimentos serão mantidos ou     tende, além de otimizar os investimentos,   privatização para atender compromissos
                                           expandir a sua operação em novas regiões.  com  a  Anatei  e  observou  que  os  novos
       se as empresas prestadoras
                                             A  vice-presidente  da  E m bratel,   investimentos destas empresas tendem a
       tendem  a  buscar um  melhor        Purificacion Carpinteyro, lembrou que este   ser  direcionados  pela  demanda,  com  o
                                                               é  o  m om ento   mercado gerando oportunidades para que
       aproveitamento
                                                               para as operado­  as operadoras invistam. Ele comentou ain­
       dos já realizados e                                     ras entrarem em   da que os investimentos já realizados têm
                                                               novos mercados e   oferecido uma rentabilidade baixa,  com
       se elas irão tentar
                                                               que elas  tendem   um retorno sobre o capital abaixo de 7% e
       novos caminhos                                          a oferecer serviços   um custo de capital de 20%. Acrescentou
                                                               complementares   que as operadoras necessitam rentabilizar
       tecnológicos ou
                                                               de telefonia local   tais investimentos, ampliando a oferta de
       utilizar os já                                          e de longa distân­  serviços e atendendo segmentos de maior
                                                               cia, gerando uma  atratividade econômica. (LV)
       existentes.                             Jornalista  Luis  Nassif
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30