Page 16 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 16
Capa J. C. FONSECA
PM : st1 nal1 1 1s
beautiful
A pequena e a média
empresas são a nova
fronteira-alvo do
concentrado interesse
da comunidade das
telecomunicações e
1 6 dos fornecedores
TELEBRASIL/novembro-dezembro | informação. vanda Scartezim inaugurou a Feira da PME em Campinas
de tecnologia da
Ser pequeno passou
em cada três empregados no Brasil são
a ser lindo.
preciso
da pequena ou da média empresas. A
mortandade das PmE, porém, é alta.
No primeiro ano, morrem 85% das entender
iniciativas e das que sobram 70% de
Brasil possui 3,5 milhões de
0 pequenas e m icroempresas saparecem em menos de três anos. de byte para
usar um
Mesmo assim, se morrem muitas,
(PmE), que são aquelas cujo
faturamento fica abaixo de RS 6,1 nascem muitas. A dados de 1999,
milhões. Em comparação, a média nasceram 475 mil novas PEMs. Um computador
empresa fatura até R$ 35 milhões e estudo conduzido pelo Sebrae, refe Heho Granosa - CPqD
acima desse valor a empresa é consi rente ao Estado do Rio de Janeiro,
derada grande. Como fenômeno, em mostrou que de cada cinco Pm E,
paralelo, correm as empresas - mui duas possuem mais de três áreas
tas vezes verdadeiros cartéis - da eco informatizadas, geralmente adminis conhecimento do que a tecnologia da
nomia informal. tração, vendas e atendimento a clien informação - computador, software e
Formigas obreiras ou abelhas ata tes. A informatização nas PmE ca rede - pode propiciar a seu negócio.
refadas, a importância econômica e minha do segmento industrial para a Apenas 21% dos pequenos e mi-
social da Pm E não pode ser subesti da área de serviços e para o comércio, croempresários utilizam a Internet e
mada. Elas originam praticamente o segmento que menos aderiu ao assim mesmo para ler notícias ou
metade (48%) da produção nacional, computador. acessar banco de dados. Já há uma par
representam 98% das em presas O com ércio eletrônico ou e- cela diminuta das PM Es utilizando
estabelecidas no Brasil e respondem commerce para a PmE esbarrra, além recursos da Internet para comércio
por 60% da oferta de emprego e 42% de recursos limitados do microempre- eletrônico, correio eletrônico ou co
da massa salarial. Praticamente, dois sário, em problemas culturais e des- municação com fornecedores.