Page 12 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 12
da concorrênciaem
Em 2002, o mercado das telecomunicações estará aberto à
concorrência. Na prática, o arcabouço continuará com três
TELEBRASIL/novembro- constelação de concorrentes. A agência reguladora vai arbitrar uma nova situação
grandes concessionárias. 0 serviço de longa distância e o
mercado corporativo serão disputados ferrenhamente por uma
complexa e será alvo de pressão crescente, por parte dos descontentes.
Provocação 1 : COMPETIÇÃO No Brasil, a competição funcionou bem
no serviço de longa distância, razoavelmen
dar ao usuário o direito de escolha te na telefonia celular e mal na telefonia
fixa. No serviço de LD, a espelho Intelig
consolidou-se como com petidora da
É o primeiro pilar do modelo da privati altos preços das licenças, tarifas desesti- incumbent Embratel, abocanhando cerca
zação apregoado pela Anatei. Para funcio mulantes e investimentos adicionais. de 1/3 do mercado. As espelhos GV T e
nar, requer regras claras de aplicação rápi Qualquer mercado sadio, em tese, tem a Vésper apenas arranharam (2%) o merca
da e a presença ativa do órgão regulador e capacidade de absorver apenas um número do das incumbents e hoje se definem como
do legislador anti-trustes. lim itado de empresas. O excesso de empresas de nicho.
No caso do STFC (ServiçoTelefônico Fixo players, como no Chile, ao invés de esti Os newcomers celulares da Banda B
Comutado), pode levar décadas para que um mular a concorrência pulveriza a oferta. tiveram que lutar com as empresas celula
newcomer ou entrante, ainda que com me Aqui, a margem EBDITA* entre opera res da Banda A oriundas da Telebrás e
nos obrigações contratuais - eles prefeririam dores fixos (35%) e móveis (37%) está con conseguiram, em pouco mais de três anos,
não ter nenhuma —, se iguale a uma incumbent vergindo. Os atores que já estão no merca cerca de 30% do mercado. Os operadores
dona de ativos existentes que adquiriu da do querem um mínimo de obrigações para fixos e celulares já não se vêem como mei
Telebrás. Dentre os obstáculos para compe si e são contra a ausência de obrigações os complementares de comunicação e sim
tir, citam os newcomers, barreiras regulatórias, para os novos entrantes. como competidores.