Page 14 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 14

Provocação  5:  SERVIÇOS  VARIADOS


                                       eles são a base do  modelo implantado





                                      O Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) é dado a título oneroso à empresa brasileira. O  prazo
                                    é por 20 anos, renováveis.  Em 2005, os contratos das concessionárias serão renovados.  São três
                                    regiões e 67 áreas de numeração para prestação do serviço. O preço exclui o código de prestadora do
                                    serviço e/ou uso do espectro necessário, reza a consulta pública 308 da Anatei. Quem quiser serviço
                                    de longa distância  (SLD) terá que atender os serviços locais.  No serviço limitado especializado
                                                            (SLE), a Anatei já concedeu mais de 200 autorizações. No Serviço de
                                                            Rede  de Transporte de TCs  (SRTT), qualquer um  pode  prestar o
                                                            serviço para pessoas jurídicas. Já o Serviço Móvel Pessoal (SMP) terá
                                                           licitadas  as  sobras  e renúncias  das  Bandas  de  Freqüências  D   e  E.
                                                            Enquanto que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) trata do
                                                            tráfego de dados. Num quadro geral, mais complexo, ainda disputam o
                                                            mercado das telecomunicações as empresas de energia elétrica -  para
                                                           transporte da informação e para acesso ao cliente -  e as empresas de
                                                           televií ão por assinatura, via cabo ou satélite.

      1 4
      TELEBRASIl/novembro-dezembro   Virgílio  Freire,  Tito  Cesaroli  e  Mirian  Aquino  2 - Burocracia lenta


                                                                                   Críticas à Agência ou
                                                                                    provocação inj usta?

                                                                               1 - Regras minuciosas demais
                      Provocação  6:
                                                                              3 - Sem controle de subsídio cruzado
                       M ERCADO
                                                                              4 - Debates fechados
                                                                              5- Contabilidade por serviços
                      CORPORATIVO                                             6 - Sugestões pouco aceitas
                                                                              7- “Mim comigo” não-divulgado
                                                                               8 - Queixas não-julgadas
                      é o filé mignon do mercado                               9 - Redes usadas sem isonomia
                      que todo  mundo quer
                                                                             Fonte:  W.Ceneviva,  Telecom  2002;  Viera,  Ceneviva,
                                                                            Almeida,  Cagnacci  Oliveira & Costa tem como clientes
                        Todos querem esse mercado, que, trocando em mi­      Vesper e GVT; Tito Cerasoli,  da Anatei, classificou as
                      údos, consiste em atender de modo integrado as uni­   críticas de "provocação injustaZ
                      dades das grandes corporações. As incumbents que­
                      rem atender o mercado corporativo e o de massa em        0 que  as  operadoras  querem
                      sua região de operação. Fora dela, irão centrar esforços
                      apenas no mercado corporativo que terá que disputar      1 - menos carga tributária
                      com as empresas-espelho e com as de SLE.                2 - tarifas rebalanceadas
                        Os mercados de pequena e média empresas (PME)         3 - discutir a interconexão
                      e Soho (small cffice home office), ou do escritório em   4 - política de investimentos
                      casa, continuarão interessante para as operadoras de    5 - regras de compartilhamento
                      telefonia fixa que tentarão vender, cada vez mais, ser­  6 - incorporações aceitas
                      viços não-voz ou voz sobre IP {Internet Protocoí).      7-  reduzir inadimplências
                                                                              8 - direitos de passagem
                                                                              9 - separar o atacado  do varejo

                                                                             Fonte:  Telecom  2002
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19