Page 28 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
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Setor se arma







                                                            para  a  transição




         A poucos  meses  da  abertura  de  2002,  operadoras se vêem  às voltas com

         decisões  complexas a  respeito  do SMP,  fusões,  aquisições  e  posicionamento

         no  mercado.  A  pressão da  concorrência torna  cada  passo  crucial.


           P  elos dados da Anatei -  Agência Na­ o
              cional  de  Telecomunicações
              mercado brasileiro de telefonia mó­
          vel  atingiu,  em junho  de  2001,  25,7  mi­
          lhões  de  acessos.  Apesar  de  ser  um  au­
                                                                   0  quadro  atual da  disputa
          mento expressivo -  39% -  em relação aos
                                                       Região   Operadora   Clientes  Market   Pré-pagos
          18,5  milhões  totalizados  em  meados  de
                                                       /   Banda            (m ilh ões)  share  (%) (%)
          2000, trata-se de um incremento mais len­
          to do que no período de  1998 a 2000, em     IA       Telesp  Cel*   2,96   63,2      65
          que  o  número  de  usuários  praticamente   1B       BCP SP*        1,72   36,8      62
          dobrava a cada 12  meses. As projeções da
                                                       2A       Telesp  Cel*   1,74   62,1      65
          Anatei e do mercado indicam dados ainda
                                                       2B       Tess’          1,06   37,9      ND
          que, daqui para frente, conquistar novos cli­
                                                       3A       Telefonica  Cel*  2,75  61      64
          entes será uma tarefa cada vez mais árdua.
                                                       3B       ATL*           1,75   39        80
          Acrescentando-se fatores complexos como
          entrada de novos  competidores, formação     4A       Telemig  Cel   1,32   69,8      ND
          de grandes grupos e transição tecnológica,   4B       Maxitel        0,57   30,2      60
          cria-se um quadro em que cada decisão tor-   5A       TIM  Sul       1,52   70,7      50,5
          na-se estratégica e muitas informações são   5B       Global Tel.    0,63   29,3      ND
          omitidas ou preservadas ao máximo. A  se­
                                                       6A       Telefonica  RS  1,53  71,8      ND
          guir, um panorama do mercado sob a pers­
                                                       6B       Telet          0,6    28,2      ND
          pectiva  dos  novos  entrantes  e  das  opera­
                                                       7A       TCO  Cel*      1,77   78        ND
          ções já estabelecidas, além das possibilida­
                                                       7B       Americel*      0,50   22        80
          des criadas pela Anatei.
                  Quem vem  por aí                     8A       Amazônia  Cel  0,81   73        ND
           T IM  e Telemar -  os dois únicos vitori­   8B       N BT           0,3    27        ND
          osos saídos dos leilões já  promovidos este   9A      Tele  Leste Cel*  0,74  63,2    56
          ano  pela  Anatei -   preparam-se  para  en­                                                    Fontes: Anatei e  operadoras
                                                       9B       Maxitel*       0,43   36,8      ND
          trar  no  mercado  no  primeiro  trimestre
                                                       10A      TIM  NE        1,55   65,7      47,5
          deste ano, apesar de dependerem de fato­
                                                       10B      BCP NE         0,81   34,3      40
          res como a antecipação das metas de suas
          respectivas  operações  fixas,  da  crise  de   Dados de  março de 2001,  exceto  * junho  de 2001.  Regiões:  1:  Grande SP;  2:
          energia e da construção das primeiras re­    Interior SP;  3:  RJ e ES;  4: MG;  5:  PR e SC;  6:  RS;  7:  Centro-Oeste,  AC e  T0; 8:
          des G SM  do País.                                        AM,  RR,  PA  e AP;  9:  BA  e SE;  10: AL,  PE,  PB,  RN,  CE e PI.
           A T IM ,  saída  do  leilão  da  Banda  E     Para fins  de  comparação entre  Bandas A  e B,  não foi incluída no quadro  a
          como  único player de  atuação  nacional,     CTBC Celular,  atuante em parte dos Estados de  MG,  SP,  G0 e MS,  com 220 mil
                                                        acessos;  a Sercomtel Celular,  atuante em  Londrina  (PR),  com  49 mil acessos;
          tem sido bastante discreta e aguarda defi­
                                                       e a  CTMR Celular,  pertencente  à  TIM Sul e atuante na região  de  Pelotas  (RS),
          nições  da  holding italiana  para  dar  deta-
                                                                                            com 35  mil acessos.
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