Page 32 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
P. 32

Jetro e  DoCoMo




                                                                    tratam  do  i-mode






       João  Carlos  Pinheiro  da  Fonseca



       0  serviço  i-mode,

       nascido  no Japão,  é  a

       nova  vedete  mundial da

       Internet  Móvel,  de

       segunda  geração,  citada

       como  exemplo  de
                                                                                               Platéia  ouve  os  progressos  da
       sucesso  no  terreno  das                                                                       indústria  japonesa

       aplicações  para  os                                                               (G rupo  K D D I)  e  a  J-P h o n e
                                                                                          (originalmente formada por ca­
       clientes  do  celular.                                                             pital de empresas ferroviárias).
                                                                                            O Japão, com 130 milhões de
                                                                                          habitantes,  possui  atualmente
                                                                                          62 milhões de usuários de tele­
                                                                                          fonia  móvel  (a  penetração  do
             Japan  External  Trade  O rganiza­
       A     tion e a D oC oM o do Brasil, junta-   Eikichi  Suzuki  (E),  DoCoMo  do     atende a 37 milhões desses usu­
                                                                                          serviço é de 47% ). A  D oC oM o
                                                                                                    ários,  assim  lide­
             m ente  com   a  Fundação  G etulio
                                            Brasil;  e  Ryota  Suzuki,  DoCoMo
       Vargas, promoveram no Rio de Janeiro urn   Tokai,  presentes  ao  evento                     rando  o  mercado
       seminário internacional de intercâmbio so­                                                   japonês de comuni­
       bre  novas  tecnologias  visando  o  business                                                cação  móvel (59%
       na Internet Móvel de terceira geração (3G).                                                  de  participação).
       Compareceram, entre outros, Satoshi Kondo    DoCoMo                                          Com o referência, a
       (Jetro), Mauro Escovedo (Simpro), Eikichi   E m   sua  ap resen tação,                       penetração dos ser­
       Suzuki (D oC oM o do Brasil) e Seiichi Ishii   Ryota  Suzuki,  vice-presi­                   viços de comunica­
       (N T T  do Brasil).                  dente sênior e  diretor-executivo da N T T    ção  móvel  nos  países  escandinavos  é  por
         A  Jetro promove o comércio exterior ja ­  D oC oM o em Tokai, explicou a atuação das   volta  de  70% ,  enquanto  que  na  França e
       ponês, com 80 escritórios em 58 países. Na   empresas do grupo no Japão e destacou o   no Brasil é de 60%  e 13% , respectivamen­
       Am érica  Latina,  a Jetro tem  presença no   serviço i-m ode, a vedete mundial da Inter­  te. Todos  estes  países  apresentam  pene­
       Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Buenos   net M óvel de segunda geração (2G ).  tração do serviço superior a da China, onde
       Aires  (A rgentina),  Bogotá  (C olôm bia),   A  N T T  D o C o M o  Inc. é uma empresa   ela  ainda é de aproximadamente  8%.
       Lim a (Peru) e Santiago (Chile). Já  a N T T    do grupo N T T  que foi estabelecida com o   O s adolescentes são os maiores respon­
       D oC oM o Inc. é a principal operadora de   empresa  independente  e  com eçou  ope­  sáveis pela utilização  de  aparelhos  de co­
       telecomunicações móveis do Japão. A  Fun­  rações  em  julho  de  1992.  As  outras em ­  municação  móvel  no Japão  (por volta  de
       dação  G etúlio  Vargas, por  sua vez,  é  um   presas  do  grupo  tratam  de  outros  aspec­  30%  dos usuários). Entretanto, a “tendên­
       centro de estudos em administração de em­  tos das telecom unicações, exceto os rela­  cia é de que a mobilidade da comunicação
       presas, oferecendo inclusive um M B A  em   cionados à mobilidade.  A  empresa com ­  possa atingir maciçamente todas as cam a­
       telecomunicações.                    pete no Japão com operadoras como a “au”  das da população”, afirmou Ryota Suzuki.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37