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Como  preparar  profissionais


           para um mercado global?


          Levla  Maria  Nascimento

           E    com  esta indagação  que  inicio  este   entre o mundo da educação e o mundo do
                                              trabalho. Não é mais possível formar pesso­
                artigo  procurando  refletir  sobre  o
                                              as para postos de trabalho inexistentes, ou,
                que vem ocorrendo com a formação
                                              pior, incentivar a abertura de cursos que não
                profissional no Brasil, onde, sem dúvida, o
           maior questionamento  está na missão  da   atendem a demanda do País. É preciso cons­
           educação  que não poderá estar desassoci-   truir  currículos  preparando  os  educandos
           ada do mercado de trabalho.        para a convivência social e do trabalho.
            Vale  a  pena  continuar  despejando  no   O corpo docente da escola deverá ter um
           mercado milhares e milhares de jovens des­  grande percentual de professores  que  atue   lificados  para  o  preenchimento  delas.  Um
           preparados  e  aquém  daquilo  que  o  País   no mercado empresarial, de forma que man­  bom  exemplo  disto é a área de telecomuni­
           precisa? Continuar com uma educação bá­  tenha os currículos amplamente flexíveis, de   cações. Uma área que explodiu no Brasil em
           sica completamente  desconectada da for­  acordo com as mudanças e adaptações que   campos cada vez mais avançados, porém, com
           mação sólida e, portanto, inócua, sem con­  surgem a cada dia.         uma grande carência de profissionais qualifi­
           dições  de  estimular nas  crianças  o  desejo   O maior impasse que as organizações bra­  cados para esses  novos postos de trabalho.
           de  aprender continuamente?        sileiras passam nos dias de hoje é o grande   Os países do mundo inteiro estão tratando
            O ensino não pode ser isolado da vida.   hiato existente entre o que as universidades   com especial atenção a integração  universi-
           E, como tal, tem que levar os educandos a   formam  e  do  que  efetivamente  precisam   dade-empresa, por entenderem  que  a socie­
           um processo de aprendizagem para e pela   nesta era da sociedade da informação.  dade e o  Governo deverão tomar medidas e
           vida.  O  que  estamos  assistindo  é  a uma   Um número considerável de profissionais   se posicionar sobre a qualificação e capacita­
           educação morta, sem vivência, que leva as   ànualmente  são  colocados pela universida­  ção  dos profissionais  do próximo  século.
           crianças a um embotamento sem fim.  des  no  mercado  de trabalho, porém,  aque­  O saber-fazer é um pré-requisito bastante
                       Estímulo               les realmente qualificados e preparados são   exigido nas  empresas  européias,  por enten­
            Ainda  estimulamos  nossas  crianças  a   muito poucos.               derem que os profissionais devem exercer uma
                                                                                  prática paralelamente  aos  cursos  que  estão
           pensar no passado. Na sociedade de infor­  A urgência da integração entre a empresa   desenvolvendo.
           mação,  o  passado  é apenas uma  referên­  e a universidade se faz presente em todas as
           cia.  O  que  devemos preconizar é  a visão   partes do mundo. O que se discute é como   Governo
           do futuro,  as  mudanças  diárias  que vêm   preparar pessoas para um mercado mutante   O  Governo  federal,  através da nova Lei
           ocorrendo no mundo. A pergunta que vem   e incerto. Há os que dizem que a única cer­  de Diretrizes e Bases da Educação, vem dan­
           sendo freqüente no ambiente jovem é: es­  teza que se tem neste mundo globalizado é   do um destaque especial à profissionalização
           tudar para  quê?  Enquanto  a geração  da   que o futuro é incerto.    dos brasileiros, ressaltando a importância de
           tecnologia  não visualizar  na  educação  a   Também é  a tônica de todos  os  maiores   vivenciar uma prática laborativa. Até  mes­
                                              consultores do mundo que o capital huma­  mo  aqueles profissionais que só possuem  a
           praticidade de que precisa para alcançar um
                                              no  é  o  grande  diferencial competitivo  das   prática, e não a formação acadêmica, pode­
           sucesso  profissional,  não  conseguiremos
                                              organizações.  O mundo empresarial  com­  rão, através dos  direitos  adquiridos  na Lei,
           atraí-la para a escola.
                                              preendeu que o investimento em altas tec­  conseguir a sua certificação.
             O que assistimos é a uma alta evasão dos
                                              nologias e em softwares modernos, por si só,   O Centro de Integração  Empresa-Esco-
           bancos  escolares.  E  aqueles jovens  que
                                              não garantirá o sucesso do negócio.  la - Ciee-, instituição do 3.°  Setor, sem fi­
           conseguiram  obter o seu  diploma encon-
                                                           Diploma                nalidade lucrativa e de âmbito nacional, com
           tram-se desestimulados face à distância que
           os separa de ser bem-sucedidos na sua car­  Mas, por outro lado, o diploma não é mais   o  auxílio  de  empresas  e  organizações  par­
           reira.  Enquanto  a escola não  enxergar no   a garantia do sucesso de qualquer profissio­  ceiras  de sua filosofia, já colocou,  nos  seus
           aluno a figura do seu principal cliente, mais   nal no mercado. E bem verdade que, no Bra­  quase 36 anos de existência, mais de 2 mi­
           facilmente  fracassará por não  satisfazer o   sil, o diploma é o passaporte para qualquer   lhões de jovens em estágios em cerca de 300
           nível de expectativa da própria sociedade.   candidato participar de um processo seleti­  mil  empresas brasileiras, com  o  intuito  de
           Para cumprir a  sua missão  e  desenvolver   vo por mais simples que a função possa ser.   conceder a oportunidade do exercício práti­
           os seus objetivos, faz-se  necessário que a   Mas, cresce o número de empresas que bus­  co que garanta, a cada jovem, a possibilida­
           escola estabeleça um  canal de comunica­  cam as competências que o profissional ad­  de  de  se  preparar para  este  mercado  alta­
           ção com a sociedade, a empresa, a família   quiriu  ao longo  de  sua vida,  quais  são  os   mente  competitivo.
           e o aluno.                         valores que o caracteriza, qual a sua adapta­  A cada dia cresce o número de empresas
            A educação brasileira encontra-se  num   bilidade a uma cultura organizacional e, aci­  que  compreenderam  a  importância  do  in-
           momento crucial e determinante, pois vem   ma de tudo, a sua capacidade de aprender a   vestimento na educação.______________
           sendo  convidada por diferentes  segmen­  empreender.                  Leyla  Maria  Nascimento é superintendente-
           tos da sociedade a assumir o seu papel de   O  desemprego  estrutural  é uma realida­  executiva do Ciee do Rio de Janeiro e diretora de
           fomentadora de talentos.  O  Brasil já pa­  de.  Temos vagas no  mercado de trabalho,   Projetos de  Educação da Associação  Brasileira de
           gou caro pelo hiato que sempre aconteceu  no entanto, não possuímos profissionais qua­  Recursos  Humanos.
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