Page 64 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
P. 64
Quinze pessoas à mesa para uma platéia de mais de mil
O ex-ministro Mailson da Nóbrega fez Debates
palestra (otimista) sobre as perspectivas da Coube à jornalista Míriam Leitão um
economia brasileira. O presidente da Te- tenso debate sobre modelo das telecomu
lesp Celular, Abílio Ançã Henriques, ape nicações em que se destacaram Luiz Gar
lou para que o Brasil entre já na terceira cia (Grupo Algar), Antonio Carlos Valen
geração do celular. Já José Mauro Leal Cos te (Anatei), Eduardo Levy, (Embratel),
ta tratou da Universidade Corporativa Al Eduardo Navarro (Telefonica) e Márcio
gar, responsável por quase 8 mil horas de Baptista (Xerox). Em palestra, Dilson
treinamento para executivos. DAlpiaz Dias (CTBC) resumiu a legis
Henrique Neves, da Global Telecom, dis lação atual das telecomunicações.
se que as normas atuais precisam ser atuali A área das fibras ópticas deu um show
zadas e pediu regras “claras e precisas” para de tecnologia, à parte, com as palestras de
o unbundling. Fernando Xavier, da Telefô Paulo Vergnano, da Pirelli (free light, deep
nica, falou que mudou o ambiente de negó light e wide light)-, Fuad Shaikhzadeh (re
cios e que a escassez, agora, não é mais de des ópticas fotônicas), da Furukawa; e
capital e sim de mão-de-obra. Ercio Zili, da Cláudio Mazzali (uma fibra para cada Anatei
Telemar, traçou um amplo panorama da mai uso), da Corning. Yuri Lawrence, da ATS,
or operadora do País, cuja diversidade, dis se queixou da falta de cadastramento e de
se, é seu maior desafio. qualificação das redes brasileiras.
Luiz Antonio A. de Oliveira, da Alcatel, Na área celular, Sidney Brandão, da
declarou que a empresa vai ser um major Gradiente lançou o novo aparelho TDMA
playertm GSM no Brasil. A Lucent trouxe G-Wap com custo inicial de R& 1,1 mil. A
Arun Netravali, presidente mundial do Bell Nokia, sua parceira, terá um similar, o 7160.
Labs, que marcou pontos no talk-show da A grande conversa pelos corredores do
apresentadora Mônica Waldvogel, ao dizer Futurecom 2000 foi o próximo lançamen
que “é divertido ser cientista, pois se traba to do Edital das Bandas Celulares C,D e
lha para o ser humano. E, aguardado para novembro. (JCF)
Carlos A. da Costa André, da AT&T, afir
mou que a empresa vai investir US$ 2,5
bilhões na América Latina, nos próximos Business Trade Show
três a quatro anos, e que metade desse mon
tante será no Brasil. O foco da AT&T será Com a participação de aproximadamente 100 empresas e entidades, com
em dados e no mercado corporativo. O exe mais da metade ocupando o pavilhão refrigerado de exposições e a outra, espa
cutivo promete que a operadora chega a lhada pelos jardins e pelas Business suites, desk e espaço de mercbandising do
Hotel Rafain, a Feira de Marcas do Futurecom 2000, visitada por cerca de 3 mil
2003 como líder de mercado.
William Nolasco, diretor de Marketing da pessoas, pode ser descrita como um circuito de alta densidade.
NEC do Brasil, disse que quer repetir, em Na Feira, anunciar a logomarca passou a ser quase tão importante quanto
2001, o sucesso dos contratos firmados com mostrar produtos. No ar, uma sensação muito mais de marketing do que de
a Telemar, Telefônica, Embratel e Nextel. apreço pela tecnologia.
64-Telebrasil/novembro-dezembro