Page 63 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
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Futurecom em
Foz, só daqui
há dois anos
iel à tradição do Semint, que lhe deu
F te três dias, por vezes em cinco auditórios,
brigem, o globalizado Futurecom e também as mesas-redondas e os deba
0 Futurecom 2000 2000 manteve o caráter de Seminá tes. O Futerecom 2000 se desenrolou fren
rio, onde centenas de gerentes se enconte a um Brasil com 34,6 milhões de aces
- o nono da série - tram para tratar de negócios da indústria sos fixos; densidade telefônica de 20,9; e
da informação. força de trabalho de 296 mil pessoas em
aconteceu, em Foz Na cerimônia de abertura - com 15 pes telecomunicações.
soas à mesa e cerca de 800 na platéia Mesmo com muita chuva, e com as Ca
do Iguaçu (PR), um feliz Renato Guerreiro, na presença do taratas do Iguaçu a plena carga, o Future
ministro das Comunicações Pimenta da com 2000 não arrefeceu a discussão, como
num clima de show,
Veiga, deu a entender, e sendo muito aplau sobre o unbundling ou compartilhamento
seminário técnico, dido, que seria reconduzido à direção da de meios para uma operadora escoar o ser
Anatei, por mais cinco anos. viço de outra. “Oito cartas foram enviadas,
feira de marcas e Simbolicamente, foi no mesmo hotel que sem resultado, a um concorrente pedindo
o ex-ministro das Comunicações Sérgio o unbundling Ao par de fios que liga a casa
merchandising. Motta — cada vez menos citado — anun do usuário à rede geral”, queixou-se um
ciou a nomeação de Renato Guerreiro, em conferencista.
0 Futurecom 2001 pleno clima de privatização, para chefiar a - Não há espaço para que operadoras
Agência Reguladora. Para Cleofas Uchôa, briguem — sentenciou, ao final do Future
será em presidente da TELEBRASIL, “a manu com 2000, Renato Guerreiro, acrescen
tenção de Guerreiro sinalizou a estabili tando que “é bom que se busque o enten
Florianópolis.
dade que o setor precisa”. dimento”, dando a entender que a Anatei
Um dos pontos fortes do Futurecom prefere não interferir no litígio.
2000 foram as palestras realizadas duran Temas
Mesas-redondas discutiram desafios e
perspectivas da indústria brasileira de te
lecomunicações (custo Brasil perdura);
evolução da tecnologia (falta de política
educacional); e novo modelo das teleco
municações frente à sociedade brasileira
(Anatei vai ter consultoria da UIT).
Também foram abordados a integração
cliente-empresa (na prática, a teoria é di
ferente); o novo perfil dos recursos huma
nos para o setor (é vital); o impacto da In
ternet (ganha mobilidade); e os caminhos
da telefonia sem fio (suplanta o fixo, antes
de 2002). O pré-pago foi admitido como a
killer application inconteste do celular.
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