Page 36 - Telebrasil - Setembro/Outubro 2000
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questionadas municações já vinculadas a compromissos em que o preço da chamada local no Brasil é
por algumas enti outras áreas e argumentam que com a nova maior do que a media dos países em desen
dades. No entan Lei de Responsabilidade Fiscal ficou mais di volvimento; apresenta uma simulação de uma
to, o ministro fícil para os governos estaduais abrirem mão redução gradativa em cinco anos do ICMS
manteve a decisão de receitas asseguradas. Segundo ela, os go dc 25% para 15%; e conclui que tal redução
de iniciar a co vernadores podem ser severamente punidos se provocaria, “na pior das hipóteses, um duplo
brança ainda cm abdicarem de tributos, sem apresentar con- efeito: aumento da eficiência económica, sem
2000. Pela lei que cretamcnte fontes alternativas de faturamen perda de arrecadação. Com o crescimento
instituiu o Fust, as to que compensem a redução de alíquotas. da economia, poder-se-á observar até mes
operadoras de ser Os defensores da diminuição do ICMS mo um crescimento da arrecadação”.
viços de telecom asseguram que o aumento do tráfego telefô Ele observa ainda que a tributação do setor
contribuirão com nico e a agilização de negócios nos mais vari no País já foi federal, estadual e municipal. O
1% de sua receita ados setores, resultantes de tarifas de telefo primeiro tributo e o mais controverso no cam
operacional bruta. nia mais baratas, compensará com folga a po jurídico foram as sobretarifas, de até 30%
Empresas do setor perda inicial que os governos venham a ter do valor das tarifas, que compunham o Fundo
Garcia, presidente da Acel
argum entaram na arrecadação sobre te Nacional de Telecomunica
que a contribuição sobre o Fust seria imposto lecomunicações, se ela ções - FN T entre 1962 e
c que só poderia começar a ser recolhido, pela efetivamente ocorrer. 1974, quando foi contesta
regra da anualidade, cm 2001. O ministro ale Estudo da FGV do e afastado pelo Poder Ju
gou que o Fust não c imposto e estava previs Entre as conclusões do diciário. Em 1974, ele foi
to na LGT e nos contratos de concessão assi estudo da Fundação Ge- substituído pelo Imposto
nados pelas operadoras. tülio Vargas está a de que, Sobre Serviços de Comuni
Cleofas Uchòa, presidente da Telcbrasil e além de prejudicar o se cação que começou em 25%,
do Conselho Nacional de Telecomunicações, tor e o desenvolvimento caiu cm julho de 1985 para
questiona que uma grande parcela desta arre económico do Brasil, ela 20% e em dezembro de 1988
cadação não será aplicada no setor, sendo in descontei tua princípios para 5%. Neste ano, a nova
corporada ao Tesouro Nacional, como qual tributários consagrados Constituição Federal deu aos
quer imposto. pela Constituição Fede estados a competência de tri
Luiz Alberto Garcia, presidente da Acel, ral. O relatório acrescen butar o setor; e eles, contra
pleiteou a diminuição do Fistel - Fundo de ta que o setor no País está riando a tendência de redu
Fiscalização dos Serviços de Telecomunica aquém de suas potencia ção que vinha ocorrendo,
ções. Garcia comentou que o Fust foi apro lidades, cm parte pela ex adotaram um casuísmo tri
vado “na calada da noite”, sem tempo para se cessiva tributação, e que, butário, cobrando taxas su
fazer qualquer mobilização junto aos parla comparativamente a ou periores as de bens e serviços
mentares. tros países, o nosso 11 )Tel "Sou favorável à redução essenciais na economia e até
Fácil de arrecadar - índice de Desenvolvi de bens supérfluos. O estu-
e comprometido mento da Telefonia -, que da tarifa" do aponta que existem solu
Se tantos setores, inclusive do Governo fe considera aspectos econô ções legislativas possíveis para
deral, se manifestam contrariamente a alta micos e sociais, fica em Depoimento exclusivo de a redução do ICMS, como
emendas constitucionais,
taxação do ÍCMS, como explicar a perma 70‘posição, atrás dc vizi Antônio Carlos Magalhães,
nência da mesma? Existiríam, na opinião de nhos como Argentina, projetos de lei, redução atra
tributaristas, de dirigentes do setor c de mem Uruguai, Chile, Colôm presidente do Senado e ex- vés de convênios do Confaz
bros dos poderes Executivo c Legislativo de bia e Venezuela. Além ministro das Comunicações, e limitar através de resolu
âmbito federal e estadual, um conjunto de disso, o estudo comenta ao TELEBRASILTV. ção do Senado Federal.
justificativas para a manutenção desta alta ta
xação do ICMS.
Tanto os que condenam estas taxas como ¦ Brasil
os que as defendem reconhecem que esta re
¦ Canadá
ceita é expressiva nos orçamentos estaduais,
além de apresentar vantagens como o reduzi ¦ Bolívia
do número de empresas que recolhem vulto
¦ Venezuela
sos recursos, o que implica em um sistema de
fiscalização menos complexo e oneroso para ¦ Indonésia
os governos estaduais. Como ele é cobrado
¦ Itália
dos usuários na conta de telefone, a sua arre
¦ EUA
cadação é assegurada pelas operadoras, que os
repassam para os governadores.
No Confaz, fontes observam que os chefes
dos executivos estaduais encontraram um qua
dro com as receitas do ICMS sobre telcco-
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