Page 28 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1999
P. 28

Luiz Vieira





                                                                                                                                            0   m e r c a d o   c o r p o r a t i v o   é   m u i t o   i m p o r t a n t e   p a r a   a s   e m p r e s a s   d e




                                                                                                                                            t e l e f o n i a   n o   B r a s i l ,   r e p r e s e n t a n d o   e m   a l g u n s   c a s o s   u m   t e r ç o   d o





                                                                                                                                            s e u  f a t u r a m e n t o ,  e  i s t o   l e v o u   e s t a s  o p e r a d o r a s  a   c r i a r e m   d i v i s õ e s




                                                                                                                                            e   d i r e t o r i a s   e s p e c í f i c a s   p a r a   a t e n d e r   e s t e s   c l i e n t e s ,   q u e   c o n t a m





                                                                                                                                            c o m   p l a n o s   e s p e c i a i s   d e   t a r i f a s ,   s e r v i ç o s   d i f e r e n c i a d o s   e   o u t r o s




                                                                                                                                            b e n e f í c i o s .










                                                                                                                                                                 dedicação  das  operadoras  fixas                                                      a            Moreira da Silva Júnior, diretor-geral de Gran­
                                                                                                                                           A                                                                                                                         des  Clientes  da Telefônica,  lembrou  que  as

                                                                                                                                                                este mercado se justifica não apenas



                                                                                                                                                                                                                                                                     grandes  corporações  instaladas  no  mercado
                                                                                                                                                                 pelo potencial econômico mas tam­


                                                                                                                                            bém pela crescente concorrência de outras em­                                                                            paulista exigem serviços de telecomunicações



                                                                                                                                            presas de telecomunicações, como as <jue ope­                                                                            compatíveis com o da maioria de suas matri­


                                                                                                                                            ram                   truckingyas de serviços limitados de voz,                                                          zes,  localizadas cm  países do primeiro mun­



                                                                                                                                            as de satélite e as redes metropolitanas de li­                                                                          do. Segundo ele, a Telefônica conta com ex­



                                                                                                                                            bra  óptica  e  xuire/ess,  além  das  de  telefonia                                                                     periência  internacional  no  atendimento  de



                                                                                                                                            celular, que também oferecem planos especí­                                                                              grandes  corporações  transnacionais,  que  lhe


                                                                                                                                            ficos para empresas.                                                                                                     permite  replicar  aqui  os  padrões  de  atendi­



                                                                                                                                                  As  operadoras Telefónica, Telemar, TCS,                                                                           mento  destes  clientes  em  outros  países.  Ela



                                                                                                                                            CRT, CTBC  e  Scrcomtcl  comentaram  suas                                                                                apresenta um conjunto de 50 serviços dedica­



                                                                                                                                            opções  para  este  mercado,  mas  as  espelhos                                                                          dos ao mercado corporativo.


                                                                                                                                             Vésper e Vésper SP optaram  por não  infor­                                                                                   1 lembra que na área de transmissão de da­



                                                                                                                                             mar suas estratégias para este mercado.                                                                                 dos,  a  empresa vem  fornecendo cm  média 2



                                                                                                                                                                                                                                                                      mil circuitos/mês para aplicações FrameRelay




                                                                                                                                                                  T e l e f ô n i c a   E m p r e s a s                                                              e X25 e destaca a implantação da rede nativa


                                                                                                                                                                                                                                                                      para protocolo IP da Telefônica, que já cobre



                                                                                                                                                                                                                                                                      80% de  todo o  tráfego  no estado e que até o

                                                                                                                                                   A Telefônica  Empresas, divisão  da  opera­
                                                                                                                                                                                                                                                                      final  do  primeiro  trimestre  de  2000 atingirá
                                                                                                                                             dora  paulista  criada  cm  junho  último  para
                                                                                                                                                                                                                                                                      95% do tráfego estadual. Isto permitirá a eli­

                                                                                                                                             atender  o  mercado  corporativo,  tem  como
                                                                                                                                                                                                                                                                      minação de chamadas interurbanas, que pas­

                                                                                                                                             clientes  cadastrados  pelo  menos  70  mil  em­
                                                                                                                                                                                                                                                                      sarão  a  ter  o  custo  de  ligações  locais  dentro

                                                                                                                                             presas,  das  quais  2  mil  são  de  grande  porte.
                                                                                                                                                                                                                                                                      desta rede, e deverá permitir um aumento tão
                                                                                                                                             Em  1999,  esta  divisão  investiu  cerca  de  RS
                                                                                                                                                                                                                                                                      grande do número de ligações intra-estaduais

                                                                                                                                             180 milhões em equipamentos e sistemas de
                                                                                                                                                                                                                                                                      que compensará a redução de receita das cha­

                                                                                                                                             telecomunicações, que permitiram reestruturar
                                                                                                                                                                                                                                                                      madas interurbanas mais caras. Comenta que

                                                                                                                                             os serviços existentes e o lançamento de solu­
                                                                                                                                                                                                                                                                      isto está dentro da política da empresa de ofe­
                                                                                                                                             ções  baseadas  em  rede  RDSI,  backbone cor­
                                                                                                                                                                                                                                                                      recer mais  serviços,  de  melhor qualidade e a

                                                                                                                                             porativo  SDHNet  (anel  óptico)  e  Rede  IP,
                                                                                                                                                                                                                                                                      preços  menores,  para  um  número  cada  vez

                                                                                                                                             uma nova rede de suporte aos serviços de tele­
                                                                                                                                                                                                                                                                       maior  de  usuários,  ampliando  a  receita pelo

                                                                                                                                              comunicações, que sozinha custou RS 12 mi­
                                                                                                                                                                                                                                                                       aumento de clientes e de tráfego.

                                                                                                                                                                         lhões. Historicamente, o mercado
                                                                                                                                                                                                                                                                             A Telefônica no mercado corporativo já en­

                                                                                                                                                                         corporativo  representava  30%  do
                                                                                                                                                                                                                                                                       frenta  a  disputa  de  pelo  menos  10 empresas

                                                                                                                                                                         faturamento de Telesp c, interna­
                                                                                                                                                                                                                                                                       na área de dados, que é a que apresenta ten­

                                                                                                                                                                         cionalmente, a Telefônica registra
                                                                                                                                                                                                                                                                       dência de  maior crescimento de  tráfego.  Ele
                                                                                                                                                                         o mesmo percentual de receita nos
                                                                                                                                                                                                                                                                       enfatiza o nível de digitalização da rede que já

                                                                                                                                                                         serviços para empresas.
                                                                                                                                                                                                                                                                       supera 95% c atingirá 99,5% em breve. A ope­

                                                                                                                                                                               Esta divisão  conta com  1,6  mil
                                                                                                                                                                                                                                                                       radora  conta  com  a  capilaridade  da  última


                                                                                                                                                                         funcionários  e  adotou  como  filo­
                                                                                                                                                                                                                                                                       milha de  acesso  de  7,6  milhões de  terminais

                                                                                                                                                                         sofia  de  atendimento  ao  cliente  a
                                                                                                                                                                                                                                                                       instalados, dos quais  1,7 milhão entre agosto

                                                                                                                                                                         oferta de soluções personalizadas,
                                                                                                                                                                                                                                                                       de  1998 e outubro último.


                                                                                                                                                                          de  acordo  com  a  necessidade  do                                                                Yon  Moreira  da  Silva Júnior estimou  que


                                                                                                                                                                          cliente  e  agregando  serviços. Yon                                                         os descontos nas tarifas para clientes corpora-



                                                                                                                                da Telefônica
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33