Page 38 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
P. 38

Wireless












































































                                                                                                                                                                                                                                                                                                   a n ç a r r





















































                       Ana  Oliva, Augusto  Goes  e  Lull Vlolra






      38





            julhoagosto/99
                   A telefonia celular no Brasil,







                    que já superou  10 milhões de



                                                                                                                                                             à           maioria das operadoras não in                                                                                   D i s p u t a   p a l m o   o   p a l m o


                   terminais, está atenta ao

                                                                                                                                                                        lomu  ns  prrccntuai* tic  parti                                                                     Km  Sao  Paulo,  as  operadoras de celu­


                                                                                                                                                    F
                    mercado corporativo e um                                                                                                  vos  cm  seus  faturamentos,  mas  estima-                                                                               lar BC iyiclesp Celular c Tcss estão cau­
                                                                                                                                                                    vripaçflo dos clientes corponui

            Telebrasii   grande número de operadoras                                                                                          se  que  eles  vem  eresecmlo  acentuada                                                                                já que a competição está se acirrando c os
                                                                                                                                                                                                                                                                       telosas  na  divulgação  de  suas  estratégia



                                                                                                                                                                                                                                                                       comerciais  para  o  mercado  corporativo»




                                                                                                                                              mente  etn  algumas  regiões.  A  Telcmig
                    já lançou e outras anunciam

                                                                                                                                              Celular,  uma  das  poucas  a  informar  a                                                                               clientes corporativos são disputados



                    para breve planos específicos                                                                                             parttcipaçfo na receita (atualmente 20%),                                                                                mo  a  palmo.  Os  planos  corporativos das




                                                                                                                                              espera fechar  1999 com  um  terço do  fa­                                                                               três não têm taxa de habilitação e as tau

                    para empresas. A rápida
                                                                                                                                              turamento  oriundo  do  plano  corporati­                                                                                las  apresentam  variações  significativa




                    expansão da telefonia celular                                                                                             vo.  A  FIM  Celular  Sul  estima  ter  10%                                                                              conforme  o  número de aparelhos aclc]ul



                                                                                                                                              do  faturamento  sobre  clientes  corpora­                                                                               ridos. A assinatura mensal difere entre*


                    junto a usuários finais pessoas                                                                                           tivos, calculando atingir entre 20% a 25%                                                                                três operadoras, mas o diferencial estánJ




                                                                                                                                              da  receita com  estes clientes.                                                                                         prestação  de  serviços  adicionais  ou  p

                    físicas, inclusive atingindo

                                                                                                                                                    A  1  1M Tele Nordeste, que possui dois                                                                            nos  especiais  para  funcionários  que 31,1




                    classes de menor poder                                                                                                    planos  corporativos,  um  deles  com  três                                                                              da não têm o seu celular.


                                                                                                                                              alternativas, admite que  10% de sua base                                                                                      A  Tcss,  por  exemplo,  atua  nesta


                    aquisitivo com planos como o                                                                                              instalada  de  terminais  são  resultantes                                                                               de público  no  interior do  Estado de  3




                                                                                                                                              destes planos.  A Global Telecom, que já                                                                                 Paulo. Dentro  do  seu  plano  corpor*lt,v ,

                    pré-pago, levou as operadoras

                                                                                                                                              tem  10%  dos  terminais  através  de  suas                                                                              a operadora, a partir de agosto,  faCl 1  . ^



                    a buscar novas alternativas de                                                                                            vendas corporativas, disse que no final do                                                                               a  aquisição  do  celular  para  funcionáfl^



                                                                                                                                              ano elas devem  representar  15% da base                                                                                 que desejam ter assinatura, nvas ainc  ^


                     expansão e o mercado                                                                                                     prevista dc  150  mil  linhas. A  seguir, um                                                                             tiveram  condições  de  adquirir unia»





                                                                                                                                              balanço  destes  planos  corporativos  nos                                                                               recendo  parcelamento  especial.                                                                           s
                     corporativo é certamente a


                                                                                                                                              mercados de  São  Paulo,  Rio  de Janeiro,                                                                                     -   Nós  não  estamos  almejando  ap<-

                                                                                                                                                                                                                                                                                         ,
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           .  *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          ,
                                                                                                                                                                                                                                                                                                       ,
                     mais promissora delas.                                                                                                   Espírito  Santo  c  de  Minas  Gerais  c  um                                                                             a  venda  pela  venda,  e  sirn  atuai                                                       dentre
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            ^
                                                                                                                                              quadro  da oferta  destes planos  corpora­                                                                               de uma visão social. Se ganhamos um



                                                                                                                                              tivos em  todo o  Brasil.                                                                                                ente  corporativo,  que  na  pratica
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43