Page 38 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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Wireless
a n ç a r r
Ana Oliva, Augusto Goes e Lull Vlolra
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julhoagosto/99
A telefonia celular no Brasil,
que já superou 10 milhões de
à maioria das operadoras não in D i s p u t a p a l m o o p a l m o
terminais, está atenta ao
lomu ns prrccntuai* tic parti Km Sao Paulo, as operadoras de celu
F
mercado corporativo e um vos cm seus faturamentos, mas estima- lar BC iyiclesp Celular c Tcss estão cau
vripaçflo dos clientes corponui
Telebrasii grande número de operadoras se que eles vem eresecmlo acentuada já que a competição está se acirrando c os
telosas na divulgação de suas estratégia
comerciais para o mercado corporativo»
mente etn algumas regiões. A Telcmig
já lançou e outras anunciam
Celular, uma das poucas a informar a clientes corporativos são disputados
para breve planos específicos parttcipaçfo na receita (atualmente 20%), mo a palmo. Os planos corporativos das
espera fechar 1999 com um terço do fa três não têm taxa de habilitação e as tau
para empresas. A rápida
turamento oriundo do plano corporati las apresentam variações significativa
expansão da telefonia celular vo. A FIM Celular Sul estima ter 10% conforme o número de aparelhos aclc]ul
do faturamento sobre clientes corpora ridos. A assinatura mensal difere entre*
junto a usuários finais pessoas tivos, calculando atingir entre 20% a 25% três operadoras, mas o diferencial estánJ
da receita com estes clientes. prestação de serviços adicionais ou p
físicas, inclusive atingindo
A 1 1M Tele Nordeste, que possui dois nos especiais para funcionários que 31,1
classes de menor poder planos corporativos, um deles com três da não têm o seu celular.
alternativas, admite que 10% de sua base A Tcss, por exemplo, atua nesta
aquisitivo com planos como o instalada de terminais são resultantes de público no interior do Estado de 3
destes planos. A Global Telecom, que já Paulo. Dentro do seu plano corpor*lt,v ,
pré-pago, levou as operadoras
tem 10% dos terminais através de suas a operadora, a partir de agosto, faCl 1 . ^
a buscar novas alternativas de vendas corporativas, disse que no final do a aquisição do celular para funcionáfl^
ano elas devem representar 15% da base que desejam ter assinatura, nvas ainc ^
expansão e o mercado prevista dc 150 mil linhas. A seguir, um tiveram condições de adquirir unia»
balanço destes planos corporativos nos recendo parcelamento especial. s
corporativo é certamente a
mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, - Nós não estamos almejando ap<-
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mais promissora delas. Espírito Santo c de Minas Gerais c um a venda pela venda, e sirn atuai dentre
^
quadro da oferta destes planos corpora de uma visão social. Se ganhamos um
tivos em todo o Brasil. ente corporativo, que na pratica