Page 33 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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mais tempo para fazê-lo. De acordo com a dirige e que já corresponde a 50% da em trutura atual não estão previstos, já que
gerente de Conferências do IIR, Samanta presa: abriga os setores de SAC, Ativação, algumas funções atualmente desempe
Jones, o debate apontou que o desenho Cobrança, “Fidelização” e Comunicação. nhadas pelo Call Center tendem a cair de
da área de atendimento mudou. “As em Schaeffer observou que os investimentos demanda ou serem atendidas através de
presas que operam no Brasil estão cientes para manter a estrutura de outros meios, o que permitirá o desloca
de que há necessidade de se criar um se alizada são bastante altos, chegando a mi mento de postos de atendimento hoje a
tor de qualidade para medir o desempe lhares de reais. Porém, ele não revela quan elas dedicados para funções de atendi
nho do seu Call Center ’, revelou. to. Para o executivo, o Call Center é um mento em geral.
A Telesp Celular instalou, no Centro pré-requisito; a diferença está na forma A Telefônica também está fortalecendo
de Operações cm Campinas, uma moder como é utilizado. Como exemplo, citou a sua atuação na área de Call Center. De
na plataforma de Call Centex com 250 função Predictive Dialing (discagem pro- pois dc assinar acordo com o Procon para
posições de atendi gramada) - usa- melhorar o atendimento aos clientes, a
mento. Esse é o se da para cumpri operadora ampliou em 80% a estrutura
gundo C all C enter mentar o cliente de atendimento por telefone, passando a
implantado pela Te no dia de seu operar com 2.700 PAs e quase 5 mil aten
lesp Celular e permi aniversário. Este dentes desde maio. O serviço 104 foi re
tirá uma significativa programa será forçado, passando a operar 24 horas por
melhoria na qualida lançado dentro dia c a quantidade de ligações recebidas
de do atendimento de de alguns dias em até 10 segundos saltou dc 24,4%, re
seus clientes. Com para os clientes gistrada em dezembro de 1998, para 95%
mais de 2 milhões de BCP. em junho. * |
usuários em 448 mu A Telefónica _ _ _ _ _ _ C e n t r o d e n e g ó c i o s _ _ _ _ _ _
nicípios, dos quais Celular (RJ/ES)
Recentemente, com a privatização das
mais dc 800 mil sim- Elias Rogério da Silva, dirotor tem um Serviço
da unidade Call Centor da CPM telecomunicações e maior oferta de linhas
ados no interior pau de Atendimen
telefônicas comerciais e residenciais, as
lista a empresa quer aprimorar a qualida to ao Cliente (SAC) que emprega 85.3
empresas passaram a enxergar o centro
de no atendimento telefónico e por isso pessoas entre atendentes e supervisores,
de chamada {CallCenter) como um ponto
tern investido no Call Center considerado tendo uma média dc 50 mil ligações/dia.
de receitas que possibilita incrementar os
ferramenta estratégica na identificação c Neste ano, o número de f uncionários já au-
negócios. “Investir na construção de um
na análise do perfil do cliente, segundo a mentou em 163%, o que provocou uma
relacionamento personalizado com os cli
operadora. Quando estiver operando em queda dc 51% no número de clientes aten
entes e, ao mesmo tempo, prover níveis de
plena capacidade o Call Center de Cam didos por operador e uma redução de 50%
serviços com melhor qualidade e agilida
pinas deverá contar com 750 atendentes, no tempo médio de espera dc cada usuá
de tornam-se essenciais para melhorar a
trabalhando em turnos de seis horas. Ele rio, hoje inferior a 18 segundos — em de
rentabilidade de uma organização”, cons
está interligado à central de comunicação zembro de 1998 era de 33 segundos. De
tataram os consultores cm Call . Os
instalada na capital, dando àTelesp Celu acordo com a operadora, recente pesquisa
bancos foram a porta de entrada dessa fer
lar um total de 500 posições de atendi apontou que 80% dos clientes estavam sa
ramenta de negócios no Brasil, segundo o
mento. tisfeitos com o atendimento prestado pelo
diretor de produtos dc Call Center da
O sistema dc comunicação deste Call Call Center. As informações fornecidas com
CPM, Elias Rogério da Silva.
Center incorpora o roteamento flexível de mais freqüênda são as de produtos ofere
Na esteira das mudanças que revoluci
chamadas, permitindo direcionar o núme cidos pela empresa, preços e tarifas, apa
onaram o atendimento ao consumidor, a
ro de atendentes conforme a demanda c relhos e pontos de venda.
postura também mudou: o Call Center
oscilações de tráfego. Qualquer um dos Já a Americel possui em Goiânia um
deixou de ser “answer center", ferramenta
dois Call Center pode ser acionado para Call Center que atende toda a Região
complementar o atendimento do outro. Centro-Oeste, onde opera. O Serviço de que só emitia respostas ao cliente, e evo
Quando recebe uma ligação, o sistema re Atendimento ao Cliente (SAC) tem 85 luiu para “ business cent um centro de
conhece o número c abre na tela do com pontos de atendimento nos sete dias da negócios passando a ter importância es
putador do atendente, o cadastro com as semana, 24 horas por dia, empregando 280 tratégica para disputar mercado. Empre
informações básicas c o histórico de cha profissionais. O diretor de Marketing da sas como Lucent, Siemens, NEC, Alcatel,
madas realizadas pelo assinante para o empresa, Ricardo Rubini, disse que a mé Nortel, Cisco Dialogic e CPM , entre ou
Call Center. dia é de 2 mil ligações/dia e ressaltou a tras, introduziram no País o conceito do
O diretor de Serviços ao Cliente da tecnologia Nortel utilizada no site. Segun segmento de Computer Telepho investi
BCP, André Schaeffer, assegurou que o do ele, não se justifica espalhar Call Centers ram mais em soluções de hardware e sof
Call Center é fundamental para a área que pela região; e planos de expansão da es tware para a teleinformática, passando a