Page 33 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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mais tempo para fazê-lo. De acordo com a                                                                                   dirige e que já corresponde a 50% da em­                                                                                  trutura  atual  não  estão  previstos, já  que



          gerente de Conferências do IIR, Samanta                                                                                    presa: abriga os setores de SAC, Ativação,                                                                                algumas  funções  atualmente  desempe­



         Jones,  o  debate  apontou  que  o  desenho                                                                                 Cobrança, “Fidelização” e Comunicação.                                                                                    nhadas pelo Call Center tendem a cair de



          da área de atendimento mudou. “As em­                                                                                      Schaeffer observou que os investimentos                                                                                  demanda  ou  serem  atendidas  através  de



          presas que operam no Brasil estão cientes                                                                                  para manter a estrutura de                                                                                               outros meios, o que permitirá o desloca­



          de que há necessidade de se criar um  se­                                                                                  alizada são bastante altos, chegando a mi­                                                                               mento  de  postos  de  atendimento hoje  a




           tor de qualidade para  medir o desempe­                                                                                   lhares de reais. Porém, ele não revela quan­                                                                             elas  dedicados  para  funções  de  atendi­



           nho do seu  Call Center ’, revelou.                                                                                       to.  Para o  executivo,  o  Call Center é  um                                                                            mento em geral.



                A Telesp  Celular  instalou, no Centro                                                                               pré-requisito;  a  diferença  está  na  forma                                                                                  A Telefônica também está fortalecendo



           de Operações cm Campinas, uma moder­                                                                                      como é utilizado. Como exemplo, citou a                                                                                  sua  atuação  na  área de  Call Center.  De­



           na  plataforma  de  Call  Centex  com  250                                                                                função Predictive Dialing (discagem pro-                                                                                 pois dc assinar acordo com o Procon para



           posições  de  atendi­                                                                                                                                                                          gramada) -  usa-                                    melhorar  o  atendimento  aos  clientes,  a



           mento.  Esse  é  o  se­                                                                                                                                                                        da para cumpri­                                     operadora  ampliou  em  80%  a estrutura



           gundo  C all  C enter                                                                                                                                                                          mentar o cliente                                    de atendimento por telefone, passando a



           implantado  pela Te­                                                                                                                                                                           no  dia  de  seu                                    operar com 2.700 PAs e quase 5 mil aten­




           lesp Celular e permi­                                                                                                                                                                          aniversário. Este                                   dentes desde maio. O serviço  104 foi re­



           tirá uma significativa                                                                                                                                                                         programa  será                                      forçado, passando  a operar 24 horas por



           melhoria na qualida­                                                                                                                                                                           lançado  dentro                                     dia  c a quantidade de  ligações  recebidas



           de do atendimento de                                                                                                                                                                           de  alguns  dias                                    em até  10 segundos saltou dc 24,4%, re­



           seus  clientes.  Com                                                                                                                                                                           para os clientes                                   gistrada em dezembro de 1998, para 95%



           mais de 2 milhões de                                                                                                                                                                           BCP.                                               em junho.                                            *                                                   |



           usuários em 448 mu­                                                                                                                                                                                  A  Telefónica                                _ _ _ _ _ _ C e n t r o   d e   n e g ó c i o s _ _ _ _ _ _



           nicípios,  dos  quais                                                                                                                                                                          Celular (RJ/ES)

                                                                                                                                                                                                                                                                    Recentemente, com a privatização das
           mais dc 800 mil sim-                                             Elias  Rogério da Silva, dirotor                                                                                              tem um Serviço


                                                                            da  unidade  Call  Centor da  CPM                                                                                                                                                 telecomunicações e maior oferta de linhas
           ados no interior pau­                                                                                                                                                                          de Atendimen­

                                                                                                                                                                                                                                                              telefônicas  comerciais  e  residenciais,  as
           lista a  empresa quer aprimorar a qualida­                                                                                to  ao  Cliente  (SAC)  que  emprega  85.3

                                                                                                                                                                                                                                                             empresas  passaram  a  enxergar  o  centro
           de  no  atendimento  telefónico  e  por  isso                                                                             pessoas  entre  atendentes  e  supervisores,

                                                                                                                                                                                                                                                             de chamada {CallCenter) como um ponto
           tern investido no Call Center  considerado                                                                                tendo uma média dc 50 mil  ligações/dia.


                                                                                                                                                                                                                                                             de  receitas que possibilita incrementar os
            ferramenta estratégica na identificação c                                                                                Neste ano, o número de f uncionários já au-

                                                                                                                                                                                                                                                              negócios. “Investir na construção de um
            na análise do perfil do cliente, segundo a                                                                               mentou  em  163%,  o  que  provocou  uma

                                                                                                                                                                                                                                                              relacionamento personalizado com os cli­
           operadora. Quando estiver operando em                                                                                     queda dc 51% no número de clientes aten­

                                                                                                                                                                                                                                                              entes e, ao mesmo tempo, prover níveis de
           plena capacidade o  Call Center de Cam­                                                                                   didos por operador e uma redução de 50%

                                                                                                                                                                                                                                                              serviços com melhor qualidade e agilida­
           pinas deverá contar com  750 atendentes,                                                                                  no tempo médio de espera dc cada usuá­

                                                                                                                                                                                                                                                              de  tornam-se essenciais para melhorar a
            trabalhando em turnos de seis horas. Ele                                                                                 rio, hoje inferior a  18 segundos — em de­

                                                                                                                                                                                                                                                              rentabilidade de uma organização”, cons­
           está interligado à central de comunicação                                                                                 zembro de  1998 era de 33  segundos.  De

                                                                                                                                                                                                                                                              tataram os consultores cm Call                                                                      . Os
            instalada na capital, dando àTelesp Celu­                                                                                acordo com a operadora, recente pesquisa

                                                                                                                                                                                                                                                              bancos foram a porta de entrada dessa fer­
           lar  um  total  de  500  posições  de  atendi­                                                                            apontou que 80% dos clientes estavam sa­


                                                                                                                                                                                                                                                              ramenta de negócios no Brasil, segundo o
            mento.                                                                                                                   tisfeitos com o atendimento prestado pelo


                                                                                                                                                                                                                                                              diretor  de  produtos  dc  Call  Center  da
                 O  sistema  dc  comunicação  deste  Call                                                                            Call Center.  As informações fornecidas com


                                                                                                                                                                                                                                                              CPM, Elias  Rogério da Silva.
            Center incorpora o roteamento flexível de                                                                                mais freqüênda são as de produtos ofere­

                                                                                                                                                                                                                                                                    Na esteira das mudanças que revoluci­
           chamadas, permitindo direcionar o núme­                                                                                   cidos pela empresa, preços e tarifas, apa­


                                                                                                                                                                                                                                                              onaram o atendimento ao consumidor, a
            ro de  atendentes conforme  a demanda c                                                                                  relhos e pontos de venda.

                                                                                                                                                                                                                                                              postura  também  mudou:  o  Call  Center
            oscilações  de  tráfego.  Qualquer  um  dos                                                                                   Já  a  Americel  possui  em  Goiânia  um

                                                                                                                                                                                                                                                              deixou de ser “answer center",  ferramenta
            dois  Call Center pode  ser  acionado  para                                                                               Call  Center  que  atende  toda  a  Região



            complementar  o  atendimento  do  outro.                                                                                 Centro-Oeste, onde opera. O Serviço de                                                                                   que só  emitia respostas ao cliente, e evo­



            Quando recebe uma ligação, o sistema re­                                                                                 Atendimento ao Cliente  (SAC) tem  85                                                                                    luiu  para  “                                          business                                        cent um  centro  de



            conhece o número  c abre na tela do com­                                                                                 pontos  de  atendimento  nos  sete  dias  da                                                                             negócios passando a ter importância es­



            putador do atendente, o cadastro com as                                                                                  semana, 24 horas por dia, empregando 280                                                                                 tratégica para disputar mercado. Empre­



            informações básicas c o histórico de cha­                                                                                profissionais.  O diretor de Marketing da                                                                                sas como Lucent, Siemens, NEC, Alcatel,



            madas  realizadas  pelo  assinante  para  o                                                                              empresa, Ricardo Rubini, disse que a mé­                                                                                 Nortel, Cisco Dialogic e CPM , entre ou­



            Call Center.                                                                                                             dia  é  de  2  mil  ligações/dia  e  ressaltou  a                                                                        tras, introduziram  no País o conceito do



                  O  diretor  de  Serviços  ao  Cliente  da                                                                          tecnologia Nortel utilizada no site. Segun­                                                                              segmento de                                                          Computer Telepho investi­



            BCP,  André  Schaeffer,  assegurou  que  o                                                                               do ele, não se justifica espalhar Call Centers                                                                           ram mais em soluções de hardware e sof­



             Call Center é fundamental para a área que                                                                               pela  região;  e  planos de  expansão  da  es­                                                                           tware para a teleinformática, passando a
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