Page 36 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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                                                                                                                                       bais: infra-estrutura, tecnologia e recursos                                                                                 pretende  ampliar  a  sua  participação no
              fornecer  soluções  completas  de  C all


                                                                                                                                       humanos. Na carteira de clientes da CPM ,                                                                                    mercado nacional. Cravo contou que para
               Center.


                                                                                                                                                                         o segmento financeiro repre­                                                               melhor atender o segmento de telecomu­
                    Na  verdade,  o

                                                                                                                                                                          senta 70%, telecomunicações                                                               nicações, a empresa dispõe de uma equi­
               Call Center é  in­



               tegrado por vári­                                                                                                                                          20% e  Utilities  10%.                                                                    pe especializada, oriunda de companhias

                                                                                                                                                                                                                                                                    do  setor,  que  pode  projetar  Call Centeii
               os  componente                                                                                                                                              A t e n d i m e n t o   p e l a   W e b


                                                                                                                                                                                                                                                                    adequados  para  as  necessidades  especí­
               de             diferentes                                                                                                                                        Na  avaliação  de  empresas



               fornecedores, por                                                                                                                                          especializadas  cm  soluções                                                              ficas do segmento de telecomunicações.

                                                                                                                                                                                                                                                                          A Cincom Systems, segundo o diretor
                isso  são  chama­                                                                                                                                         C T I  ( Computer  Telephony


                                                                                                                                                                                                                                                                    Ivan de Souza, também aposta no merca­
                dos                                    de                                                                                                                 Integration), como  a Genesys,


                                                                                                                                                                                                                                                                    do de telecom, que deve crescer -  confor­
                “integradores  de                                                                                                                                         desenvolvedora  de  softwares



                soluções”. Se uma                                                                                                                                         que  integram  voz,  e-m ail,                                                             me  estimativas  -   cerca  de  30%  ao  ano.



                empresa                          quer                                                                                                                                                                                                                                                                                        Souza  enfati-
                                                                                                                                                                          Web  e  fax,  o  atendi­


                modernizar  seu                                                                                                                                                                                                                                                                                                             zou  que  no
                                                                                                                                                                          mento  do  cliente  atra­


                telem arketing,  a                                                                                                                                                                                                                                                                                                           mercado com*
                                                                                                                                                                          vés  da Web  é  cada vez


                primeira  coisa  a                                                                                                                                         maior  e  tende  seguir  a                                                                                                                                        petitivo                      as



                fazer  é  contratar                                     Irani  Ugareli, gerente de                                                                         curva de crescimento do                                                                                                                                           operadoras ne-

                                                                        Marketing da Vantive
                 quem  lhe  forne­                                                                                                                                                                                                                                                                                                           cessitam  de
                                                                                                                                                                           número de usuários de

                 ça  estudo  detalhado  sobre  qual  solução                                                                                                                                                                                                                                                                                 instrumentos
                                                                                                                                        e-mail. De acordo com  o diretor de

                 seja a melhor para o perfil do seu negócio,                                                                                                                                                                                                                                                                                 para manter os
                                                                                                                                        Tecnologia  c  Serviços  da  Genesys,

                 e  que  produtos  podem  se  integrar.  Por                                                                                                                                                                                                                                                                                 seus  clientes e
                                                                                                                                         Eric Lieb, o mercado brasileiro de Call

                 exemplo, os Call Centers receptivos, como                                                                                                                                                                                                                                                                                   ampliar o  nú
                                                                                                                                         Center “é  extremamente  tecnológi­

   36            os  SACs -  montados  para  receber liga­                                                                               co,  empresas  tendem  a  optar  pela                                                                                                                                                               mero de usuá­



                 ções dos clientes -, têm partes diferentes                                                                                                                                                                                                                                                                                  rios. “Neste as­
         julho-agosto/99
                                                                                                                                         melhor solução de tecnologia”. Lieb,


                 de um Call Center ativo. Este permite um
                                                                                                                                         no entanto, confirmou que  em toda                                                                                                                                                                  pecto,  os  Call

                 atendim ento  pró-ativo  ao  cliente
                                                                                                                                         a América Latina o número de solu-                                                                                                                                                                   Centers  de­

                 {telemarketing para  assinaturas  de  revis­                                                                                                                                                                                         Marcello Amorim, vice-                                                                 sempenham
                                                                                                                                         ções sofisticadas ainda é inexpressivo.

                 tas e jornais).                                                                                                                                                                                                                      presidente  da  TeleTech
                                                                                                                                         “A barreira ainda é cultural, pois pri­                                                                                                                                                             de


                                                 I n v e s t i m e n t o s                                                               meiro  precisam  entender  a  estratégia  do                                                                                ente  estas  tarefas”.  Desde  maio  do ano



         Telebrasil   porte do Call Center. “Além da tecnologia                                                                          Teletech, incluindo, também, dois outros                                                                                    m ercado  uma  solução  própria,  0
                                                                                                                                                                                                                                                                     passado,  a  empresa  está  oferecendo  ao
                                                                                                                                         negócio”,  disse  Marcelo  Amorim,  da
                       Os investimentos variam conforme  o







                                                                                                                                         fatores: os produtos que, em sua maioria,
                                                                                                                                                                                                                                                                      Encompass. O diretor explicou que a efli'
                 a ser escolhida, tem de ser levado em con­


                  ta  a  infra-estrutura e  os  recursos  huma­                                                                          são importados custam 25% mais caros no                                                                                     presa vem realizando campanhas junto ao



                  nos  necessários”,  orientou  o  gerente  de                                                                           Brasil,  além  da  necessidade  de  atualiza­                                                                                mercado de telecomunicações (nas feitas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     #   #
                  Produtos  para  Call Center da  Siemens,                                                                               ção  tecnológica  a  cada  dois  anos.  “Estes                                                                               do setor), pretendendo ter uma participa



                 Tadeu Viana. Em sua opinião, da fase de                                                                                 fatores  têm  levado  muitas  empresas  a                                                                                    ção expressiva neste segmento.



                  estudos  à operação o tempo  médio é de                                                                                terceirizar  suas  operações  de  Call Center                                                                                      A gerente de M arketing da Vantive do




                  três  a  seis  meses.                                                                                                      para dedicarem-se a sua atividade prin­                                                                                  Brasil, Irani Ugareli, contou que a empre



                  Nos  cálculos  da                                                                                                          cipal”, salientou.                                                                                                       sa tem boas expectativas junto ao merca



                  CPM ,  o  tempo  de                                                                                                                Ê n f a s e   e m   t e l e c o m u n i c a ç õ e s                                                              do  brasileiro  de  telecomunicações, que<



                  amortização dos in-
                                                                                                                                                   Diversos fornecedores da área de  Call                                                                             certamente,  “demandará  cada  vez

                  vestimentos  varia
                                                                                                                                              Center enfatizaram a importância que o                                                                                  sistemas  de  Call Center para  melhor se


                  entre  48  a  60  me­
                                                                                                                                              segmento de telecomunicações tem den­                                                                                   posicionar no  atendimento dos client^’

                  ses. Segundo cálcu­
                                                                                                                                              tro de suas estratégias empresariais.                                                                                   pois, com a competição implantada no ^


                   los  da  empresa,  o
                                                                                                                                                   A EasyPhone, responsável por insta­                                                                                tor,  passam  a  ter  a  opção  de  mudar

                   mercado  de  C all
                                                                                                                                              lações de Call Center na BCP,Telesp Ce­                                                                                 operadora.                                                                                            j

                   Center  no  Brasil
                                                                                                                                              lular elelemar, considera telecomunica­                                                                                        A Digitro já fornecia sistemas de


                   está  estimado  em
                                                                                                                                              ções como um dos  mercados  mais pro­                                                                                    Center para as operadoras do Sistema


                   R$ 2 bilhões e deve                                         Ivan  de Souza, diretor da                                     missores  para  Call Center no  Brasil.  O

                                                                               Cincom                                                                                                                                                                                  lebrás  e  Luiz  Augusto  Pereira  M*irrifl
                   chegar a R$  10 bi­
                                                                                                                                              diretor-geral da EasyPhone, Edgar Cra­                                                                                   gerente do Departamento Comercial« P^

                    lhões nos próximos anos, com crescimen­
                                                                                                                                          vo, lembrou que a empresa atuava no Bra­                                                                                     viu que, depois de privatizadas e                                                                                   I


                    to medio anual entre 25% e 30%. Isto le-
                                                                                                                                          sil através de representantes  desde  1992,                                                                                  tando a concorrência,  elas irão amp1

                    vando-se em conta os investimentos glo­
                                                                                                                                          e que, com a subsidiária instalada no País,                                                                                  seus centros de atendimento.
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