Page 32 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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Infra-estrutura































                   U m a   p a r c e r i a   i a e v i t á v e l
















                    Ana  Olivo e Luiz Vieira








                   Telecomunicações e C a l l   C e n t e r s  têm as suas







                   expansões bastante  vinculadas uma a outra.















                                                                                                                                                                                                                                                                                                         segmento  dc                                                            só




                                                                                                                                                                                                                                                                                                       evoluiu, como apontam as es­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                      tatísticas, em virtude da expan­



                                                                                                                                                                                                                                                                          são  e  da  melhoria  dos  serviços  de tele­



                                                                                                                                                                                                                                                                          comunicações  c  os  sites  de  Call Center



                                                                                                                                                                                                                                                                          têm  sido  um  instrumento  importante



                                                                                                                                                                                                                                                                          para  as  operadoras  de  telecomunicação,



                                                                                                                                                                                                                                                                          pois, dentro  de  um  mercado competiti­




                                                                                                                                                                                                                                                                          vo,  necessitam  melhor  atender  os  seus


                                                                                                                                                                                                                                                                          clientes  para  mantê-los  e  ampliar seu




                                                                                                                                                                                                                                                                          mercado.



                                                                                                                                                                                                                                                                                As  operadoras  investem  na  expansão



                                                                                                                                                                                                                                                                          de  suas  centrais  de  atendimento  e, em



                                                                                                                                                                                                                                                                          contrapartida, diversos fornecedores  na



                                                                                                                                                                                                                                                                          área de                                    Call                      Center têm desenvolvido so­



                                                                                                                                                                                                                                                                          luções  voltadas  exclusivamente  para as



                                                                                                                                                                                                                                                                          operadoras  de  telecomunicações.



                                                                                                                                                                                                                                                                                Um  reflexo desta  integração entre se­



                                                                                                                                                                                                                                                                          tores de telecomunicações e Call Centers



                                                                                                                                                                                                                                                                          está  na  iniciativa  de  operadoras como a



                                                                                                                                                                                                                                                                          Telefônica (SP) e a CTBCTelecom,que



                                                                                                                                                                                                                                                                          criaram  empresas  para,  além  de  operar



                                                                                                                                                                                                                                                                          como suas centrais de atendimento, tam­




                                                                                                                                                                                                                                                                          bém  fornecer estes serviços para o mer­



                                                                                                                                                                                                                                                                          cado  corporativo  em  geral.




                                                                                                                                                                                                                                                                                    O p e r a d o r a s   a p o s t a m   f i r m e





                                                                                                                                                                                                                                                                                 As  operadoras  de  telecomunicações



                                                                                                                                                                                                                                                                          descobriram o Call Center como ferramen­



                                                                                                                                                                                                                                                                           ta de fidelidade de seus clientes. No mer­



                                                                                                                                                                                                                                                                           cado privatizado, o telefone passou a ser



                                                                                                                                                                                                                                                                           um produto de massa e oferecer serviços




                                                                                                                                                                                                                                                                           com qualidade e rapidez é o que garante



                                                                                                                                                                                                                                                                           clientes fiéis.  Durante evento sobre Call



                                                                                                                                                                                                                                                                           Center nas  Operadoras  de Telecomuni­



                                                                                                                                                                                                                                                                           cações, organizado pelo IIR, em Brasília,



                                                                                                                                                                                                                                                                           no final dc maio, as palestras dos especia­



                                                                                                                                                                                                                                                                           listas serviram como pano de fundo para



                                                                                                                                                                                                                                                                           estudo de propostas. Muitas operadoras,



                                                                                                                                                                                                                                                                           que  não haviam  ainda investido na mo­



                                                                                                                                                                                                                                                                           dernização e  customização de  seus cen­




                                                                                                                                                                                                                                                                           tros               de            atendim ento,  acabaram


                                                                                                                                                                                                                                                                           convencidas de que não poderiam perder
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