Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
P. 24

Conjuntura























                                                               S e t o r   n e c e s s i t a   d e   p r o f i s s i o n a i s

















                                                                                      0 Brasil gradua cerca de 350 engenheiros em telecomunicações







                                                                                         e 500 alunos em escolas técnicas.  A demanda reprimida para







                                                                                                                         o setor é estimada em 25 mil profissionais.













                     João  Carlos  Pinheiro do  Fonseca







                                                ensino  brasileiro  poderá  ser  a
                     O                                                                                                                          Cefets e a Lei 5.692 foram reformulados                                                                                   las  empresas  federais  e  que  são  137 ao
                                                                                                                                                      Segundo  Raul  Valle  Jr.,  o  esquema

                                               luz  que  brilha  ao  fim  do  túnel
                                                                                                                                                                                                                                                                          todo.  Essas  manterão  um  ensino  sepa­


                                               da grande  demanda do setor de
                                                                                                                                                                                                                                                                          rado  da  educação  regular.



                    telecomunicações  por  recursos  humanos                                                                                    em  1997  por  serem  falhos.  Os  Cefets                                                                                                         E n s i n o   p r o f i s s i o n a l
                                                                                                                                                atendiam  à  classe  privilegiada  dos  que


                    qualificados. Este seria mais um lugar-co­                                                                                  queriam um ensino gratuito de bom  ní­



                    mum, caso  não  se  ouvisse  o  discurso  rea­                                                                              vel e não necessariamente buscavam uma                                                                                          O  outro  bloco  do  ensino  profissiona­



                    lista  e  otimista  de  Raul  Valle Jr.,  diretor                                                                           profissão. Já  a  Lei  5.692  apenas  acres­                                                                              lizante é o da rede existente nos estados,



                    do Programa de Expansão Profissional do                                                                                     centou  conteúdo  profissionalizante  ao                                                                                  fruto  da  Lei  5.692.  O  levantamento



                    Ministério  da  Educação.                                                                                                   ensino de 2U  grau e não conseguiu aten­                                                                                  mostrou  que  essa  rede  de  ensino  pro­



                          Antes  o  analfabetismo  era  tido como o                                                                             der  ás  necessidades  do  mercado.                                                                                       fissional  mostrou-se  incipiente  e volta­




                    grande problema do Brasil, Hoje, 96% tias                                                                                         O aluno de uma escola profissional fe­                                                                              da  para  as  carreiras  que  exigiam  pouco



                    crianças  brasileiras  entre  sete  e  14  anos                                                                             deral passou a custar l ISS 4 a 5  mil anu­                                                                               investimento para sua constituição, como



                    frcqüentam  a  escola  graças  ao  Fundo  de                                                                                al mente, ou seja, seis vezes mais que um                                                                                 contabilidade  e  secretariado.



                    Desenvolvimento  da  Educação  Funda­                                                                                       do  ciclo  básico.  Dos  6  milhões  de  alu­                                                                                   -  Agora  são  os  estados  que  dirão de



                    mental  c  Valorização  do  Magistério  -                                                                                    nos  cursando  o  2° grau,  os  Cefets  exis­                                                                            suas  necessidades  específicas  para cri­



                    Fundef.  O  Programa  de  Informática  no                                                                                   tentes  -  muitos  deles  criados  por                                                                                    ar  Centros  Vocacionais  Tecnológicos



                    Ensino  -  Proinfo  -  se  destina  a                                                                                       apadrinhamento  político  -  atendiam                                                                                     que  incluirão  laboratórios  de  física,




                    informatizar  o  ensino  fundamental  c  au­                                                                                 apenas  a  100  mil.                                                                                                     química, eletrônica,  mecânica e biolo­



                    xiliar na reciclagem dos professores. Onde                                                                                        A partir de 1998,                                                                                                                                                               gia,  explicou  Raul



                    estará,  então,  nosso  problema?                                                                                            mudou  o  perfil  da                                                                                                                                                                 Valle  Ir.



                          No  ensino  médio,  há  investimentos  do                                                                              educação profissio­                                                                                                                                                                        O  Programa  dc



                    Banco  Interamericano  de  Desenvolvi­                                                                                       nal no Brasil. Ago­                                                                                                                                                                  Expansão  e  de




                    mento  -  BID   -  no valor de USS  1  bilhão.                                                                               ra,  o  aluno  que  ti­                                                                                                                                                               Educação Profissi­



                    “Quanto  ao ensino  superior, ele  está sen­                                                                                ver  terminado  o  2C                                                                                                                                                                 onal  Brasileiro  -



                    do aprimorado pela aplicação dos provões                                                                                     grau  poderá  cursar                                                                                                                                                                 Proep  -  tem  como



                    de  avaliação”, disse  Raul  Valle Jr.                                                                                       18 meses adicionais                                                                                                                                                                  suporte recursos de



                          A educação profissionalizante - que su­                                                                                c  sairá  como  um                                                                                                                                                                   US$  250  milhões



                    pre o  País com  técnicos  -  evoluiu  ao  lon­                                                                              profissional  habili­                                                                                                                                                                 de um empréstimo



                    go  de  duas  vertentes.  Uma  delas,  a  das                                                                                tado para o  merca­                                                                                                                                                                  do BID, acrescidos



                    escolas  federais  stricto scnsu\ e  a  outra, do                                                                            do  de  trabalho.                                                                                                                                                                    de  USS  125  mi­



                    acréscimo  de  conteúdo  profissionalizante                                                                                        Raul  Valle  Jr.                                                                                                                                                               lhões do  Fundo de



                     (Lei 5.692)  ao ensino regular do 2C  grau.                                                                                 afirmou que a edu­                                                                                                                                                                    Amparo  ao Traba­




                                                             A s   o r i g e n s                                                                 cação  profissional                                                                                                                                                                   lhador  -  FAT.

                                                                                                                                                                                                             Raul Valle Jr.:  "A educação profissional transcende a

                                                                                                                                                 transcende  a  da                                           simples  responsabilidade do  Governo federal"                                                                                  Raul Valle Jr. en­

                           O  ensino  federal  na  formação  profissi­                                                                           simples  responsa­                                                                                                                                                                    fatizou  que  surge




                     onalizante teve origem nas Escolas de Ar­                                                                                   bilidade  do  Governo  federal  e  que  ela                                                                               agora  um  novo  clima  de  parceria  entre


                     tífices  c  Aprendizes  criadas  no  Governo                                                                                deve  contar com  a  participação  de  toda                                                                               os diversos protagonistas do ensino pro­




                     de  Nilo  Peçanha  e  que  se  destinavam  a                                                                                 a  sociedade.                                                                                                            fissionalizante, como o Senai, Senac, es­


                      “dotar órfãos e deserdados da fortuna com
                                                                                                                                                        Fruto  do  levantamento  do  M E C ,                                                                               colas federais e sindicatos. Fruto dos re­


                      uma  profissão”.  Posteriormente,  tais  es­
                                                                                                                                                  emergiu  o  quadro  brasileiro  do  ensino                                                                               cursos do Proep, começaram a surgir ini­

                      colas evoluíram  para os  Centros  Federais
                                                                                                                                                  profissionalizante  na  área governamen­                                                                                 ciativas, como  em  Caxias  do  Sul e Flo­

                      de  Educação Tecnológica  -  Cefets.
                                                                                                                                                  tal. Um primeiro bloco é constituído pe­                                                                                 rianópolis.
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29