Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1999
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Conjuntura
S e t o r n e c e s s i t a d e p r o f i s s i o n a i s
0 Brasil gradua cerca de 350 engenheiros em telecomunicações
e 500 alunos em escolas técnicas. A demanda reprimida para
o setor é estimada em 25 mil profissionais.
João Carlos Pinheiro do Fonseca
ensino brasileiro poderá ser a
O Cefets e a Lei 5.692 foram reformulados las empresas federais e que são 137 ao
Segundo Raul Valle Jr., o esquema
luz que brilha ao fim do túnel
todo. Essas manterão um ensino sepa
da grande demanda do setor de
rado da educação regular.
telecomunicações por recursos humanos em 1997 por serem falhos. Os Cefets E n s i n o p r o f i s s i o n a l
atendiam à classe privilegiada dos que
qualificados. Este seria mais um lugar-co queriam um ensino gratuito de bom ní
mum, caso não se ouvisse o discurso rea vel e não necessariamente buscavam uma O outro bloco do ensino profissiona
lista e otimista de Raul Valle Jr., diretor profissão. Já a Lei 5.692 apenas acres lizante é o da rede existente nos estados,
do Programa de Expansão Profissional do centou conteúdo profissionalizante ao fruto da Lei 5.692. O levantamento
Ministério da Educação. ensino de 2U grau e não conseguiu aten mostrou que essa rede de ensino pro
Antes o analfabetismo era tido como o der ás necessidades do mercado. fissional mostrou-se incipiente e volta
grande problema do Brasil, Hoje, 96% tias O aluno de uma escola profissional fe da para as carreiras que exigiam pouco
crianças brasileiras entre sete e 14 anos deral passou a custar l ISS 4 a 5 mil anu investimento para sua constituição, como
frcqüentam a escola graças ao Fundo de al mente, ou seja, seis vezes mais que um contabilidade e secretariado.
Desenvolvimento da Educação Funda do ciclo básico. Dos 6 milhões de alu - Agora são os estados que dirão de
mental c Valorização do Magistério - nos cursando o 2° grau, os Cefets exis suas necessidades específicas para cri
Fundef. O Programa de Informática no tentes - muitos deles criados por ar Centros Vocacionais Tecnológicos
Ensino - Proinfo - se destina a apadrinhamento político - atendiam que incluirão laboratórios de física,
informatizar o ensino fundamental c au apenas a 100 mil. química, eletrônica, mecânica e biolo
xiliar na reciclagem dos professores. Onde A partir de 1998, gia, explicou Raul
estará, então, nosso problema? mudou o perfil da Valle Ir.
No ensino médio, há investimentos do educação profissio O Programa dc
Banco Interamericano de Desenvolvi nal no Brasil. Ago Expansão e de
mento - BID - no valor de USS 1 bilhão. ra, o aluno que ti Educação Profissi
“Quanto ao ensino superior, ele está sen ver terminado o 2C onal Brasileiro -
do aprimorado pela aplicação dos provões grau poderá cursar Proep - tem como
de avaliação”, disse Raul Valle Jr. 18 meses adicionais suporte recursos de
A educação profissionalizante - que su c sairá como um US$ 250 milhões
pre o País com técnicos - evoluiu ao lon profissional habili de um empréstimo
go de duas vertentes. Uma delas, a das tado para o merca do BID, acrescidos
escolas federais stricto scnsu\ e a outra, do do de trabalho. de USS 125 mi
acréscimo de conteúdo profissionalizante Raul Valle Jr. lhões do Fundo de
(Lei 5.692) ao ensino regular do 2C grau. afirmou que a edu Amparo ao Traba
A s o r i g e n s cação profissional lhador - FAT.
Raul Valle Jr.: "A educação profissional transcende a
transcende a da simples responsabilidade do Governo federal" Raul Valle Jr. en
O ensino federal na formação profissi simples responsa fatizou que surge
onalizante teve origem nas Escolas de Ar bilidade do Governo federal e que ela agora um novo clima de parceria entre
tífices c Aprendizes criadas no Governo deve contar com a participação de toda os diversos protagonistas do ensino pro
de Nilo Peçanha e que se destinavam a a sociedade. fissionalizante, como o Senai, Senac, es
“dotar órfãos e deserdados da fortuna com
Fruto do levantamento do M E C , colas federais e sindicatos. Fruto dos re
uma profissão”. Posteriormente, tais es
emergiu o quadro brasileiro do ensino cursos do Proep, começaram a surgir ini
colas evoluíram para os Centros Federais
profissionalizante na área governamen ciativas, como em Caxias do Sul e Flo
de Educação Tecnológica - Cefets.
tal. Um primeiro bloco é constituído pe rianópolis.