Page 31 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
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americel
Competição democratizou
Q u o l a p a rtic ip a ç ã o d a B e llS o u th
n o p ro je to d e im p la n ta ç ã o ?
\dalbcrco Yianna, presidente ela
BANDEIRA MAIA, ZETAX
\menccl, que cm 28 de novembro últi
Roberto Peun - \ BellSouth só tinha 45
mo completou um ano ele operação no
pessoas no Brasil. \<»s aliamos com os bra
mercado de Brasília, fc/ um balançodes-
sileiros para evitar erros. Pegamos o me
t.i experiência de competição, inédita no
lhor tia BellSouth c contra ramos bons pro
B> xil de duas operadoras no mesmo
fissionais. Fi/emos controle interno do pro
mercada
cesso de imptanravão. Integramos o melhor
I embrou que nos primeiros 10 dias a
de todos e a visão dos sócios locais foi im
empresa operou sem interconcxão e en
portante para errarmos menos.
fatizou que o processo de competição
ampliou o mercado, permitindo o aces- Em q u a n to te m p o o b stã e u lo s d a r e
v»dc no\ as camadas da população c a cx- g u la m e n ta ç ã o s e rã o s u p e r a d o s ?
nnç iodas listas de espera. Em 1992 ape FLAVI0 SHUERI. ABERIMEST
nas i elite empresarial c política utiliza* minutos (com financiamento). Renato Guerreiro - li difícil prever encer
\ celulares, com uma tclcdcnsicladc de A concorrência mudou também o rela ramento do processo, pois desenvolvimen
0.51. Km 1994 a penetração passou a cionamento com os fornecedores. Prazos to tecnológico é infinito. Pelo que existe
1M alcançando parcialmente a classe B, c tecnologia passam a pesar mais, como atualmente, demorará de um a dois anos.
c em 1998 foram atingidas as classes C também os financiamentos oferecidos. Revemos contmuamcnrc o processo c m-
cl) \ classe \ passou a usar cm media Km marketing cooperado com fornece tcrconcxão c revista armaimente.
d is celulares por família. com várias com dores a Amcriccl está m\ estindo este ano É m a is d ifíc il c o m p e tir co m e sta ta l
rrês linhas, e a rclcdensidadc subiu para l S$ 4 milhões. Afirma que investimen o u co m u m a re c é m -p r iv a tiz a d a ?
8.85. to em publicidade cresceu muitoc este LUOGERO PATARR0, PIRELU
I )c janeiro a setembro os assinantes da ano já chega a R$ 7 milhões a propagan \d.tlbcfu i Yianna - É diferente. Não com
u neorrente Tclc (Centro-Oeste (Celular da em IA das duas operadoras cm Brasí petimos com uma csratal antiga. No pri
teriam crescido 22%, passando de 570 lia. Km algumas lojas varejistas autori meiro semesrre a Telebrasília C Icluhir pro Telebrosil
mil para 450 mil, enquanto os da Ame* zadas as \ endas de celulares empataram curou resguardar sua base. Agora privati
nccl passaram de 25 mil para 155 mil. com as de televisores este ano. zada. ela amplia ofertas c ampliou a rede
uma expansão de 474%, que asseguraria Km termos de emprego, a Amcriccl de distribuição. Agora está mais interes n
para a empresa 20% do mercado no con criou 1.000 vagas diretas e 3.000 indi sante. o
v
junto da região cm que opera e mais de retas. promoveu rc\ isãoda formação nas /
C o m o vê a o p ç ã o d o P C S ? e
d
30% da telefonia áreas técnicas c ele marke z
MANUEL ALBERTO RODRIGUES, PR0LAN /
celular no Distri ting, e investirá cm trei 98
"A concorrência mudou Guerrein»- C 'onsidero uma nova optirtu-
to Federal. namento RS 1,1 milhão
nidade de sen iço. Pude ser ameaça para ce
Segundo ele, este ano c l S$ 2,5 milhões
também o relacionamento lulares. Entrará cm dezembro de 1999
aparelhos, acessos em 1999. A concorrente
\ ianna - Impendendo da gente. P( .S não
ctarifas caíram de aumentou os salários para
com os fornecedores. cresce no Centro-Oeste. Esta tcc-nologia
preço. No caso da garantir o seu pessoal. ( 'ér
ainda devc evoluir nos próximos meses.
Amcriccl, a habi ea de 40% dos funcionári
Prazos e tecnologia pas Pcon - PC S pode ajudar ampliando área
litação custava os da operadora estão em
de cobertura.
i n i c i a l m c n t c vendas e distribuição,
sam a pesar mais, como V a m o s e s p e r a r o IM T 2 0 0 0
R$ 162,71 c hoje 30% cm atendimento aos
(ro a m in g m u n d ia l) o u im p la n ta r o
R$ 99,00, com clientes e 30% nas áreas
também os financiamen P C S ?
promoções espe técnica e administrate a.
ETHEVALDO SIQUEIRA, RNT
ciais menores. O A empresa inv este cm
tos oferecidos" (»ucrrciru - Estamos acompanhando esta
equipamento, ini- atendimento aos clientes,
evolução tecnológica. a discussão na l ’IT.
cialmentc vendi possuindo um call center Tendência é não impor barreiras a padrões
do a RS 649,00, em Goiânia que pode
tecnológicos. A regulamentação não deve
sai atualmente por atender simultaneamente cercear o desenvolvimento tecnológico ou
RS 299,00. A concorrente, que cobrava 78 chamadas, emprega 250 funcionários
criar nichos ou espaços privilegiados para
cerca de RS 500,00 por habilitação, hoje c tem uma media de 7.500 chamadas/ um determinado desenvolvimento tecno
promocional mente a oferece de graça e dia. Realiza constantes pesquisas de sa lógico. Sc tivermos que adotar várias tec
cobra RS 529,00 pelo mesmo aparelho. tisfação com os usuários.
nologias de terceira geração e isto for sau-
\s linhas São ativadas cm média cm 10
minutos (pagamento à vista) ou em 40 CONTINUA